20 maneiras de desenvolver as funções do seu cérebro

22
9962

Desenvolver o cérebro e torná-lo mais eficiente em suas funções globais. Aumento da capacidade de memória, velocidade de raciocínio, maior percepção dos sentidos, socialização, foco em tarefas, desenvolvimento emocional e muito mais. Tudo isso com dicas muito simples!

Atualmente, muitos psicólogos, neurologistas, psiquiatras, dentre outros neuroespecialistas (também não podemos esquecer os neurocuriosos que adoram opinar…) têm se aventurado na empreitada do desenvolvimento cerebral. Desde técnicas já conhecidas, como é o caso da meditação em suas inúmeras formas, como novos e extravagantes métodos que há poucos anos atrás ninguém sequer ouvia falar. É o caso aqui, por exemplo, da estimulação magnética transcraniana. São tantas dicas, ideias, táticas e estratégias, que acabamos um pouco perdidos quando o assunto é formas de desenvolver o cérebro.

Mas não se deixe enganar. Qualquer atividade que se faça, em qualquer circunstância, faz o cérebro trabalhar. Esse trabalho específico, ao tornar-se um hábito, poderá fazer com que o cérebro desenvolva algumas de suas áreas em particular. Mesmo o sono, ao contrário do que muitos imaginam, pode ser reparador e, portanto, fundamental para esse processo. O desenvolvimento de todo o cérebro, no entanto, é o nosso alvo. Pessoas que enxergam somente uma perspectiva, ou que são capazes de exercer bem apenas uma determinada atividade, podem não ser mais o escopo social que tanto almejamos no passado. E, por isso, estimulamos o desenvolvimento cerebral holístico, com equilíbrio, sem excessos, para uma vida plena e saudável.

Bolamos um infográfico com algumas dicas para estimular diversas áreas do seu cérebro, respeitando esse equilíbrio. Confira a seguir:

desenvolvimento cérebro
Infográfico: Carlos Gabriel

Não deixe para depois. Comece agora mesmo a estimular algumas de suas funções cerebrais. Siga a dica 20 e faça uma lista com 20 coisas relacionados à determinado assunto e publique nos comentários. Quem sabe a sua lista não aparece por aqui, no meucerebro.com!

Todo mundo já ouviu falar que, depois dos 30 anos de idade, nossa função cerebral começa a declinar. Será mesmo? Se sim, existe algo que podemos fazer (como essas 20 dicas, por exemplo)? Dê uma olhada neste link e descubra!

Autor: Leonardo Faria

 

22 COMENTÁRIOS

  1. Assunto: Música
    1. Ritmo
    2. Harmonia
    3. Compasso
    4. Voz
    5. Arranjo
    6. Tempo
    7. Refrão
    8. Andante
    9. Letra
    10. Melodia
    11. Audição
    12. Som
    13. Timbre
    14. Percepção
    15. Volume
    16. Estrofe
    17. Intro
    18. Tom
    19. Notas
    20. Estribilho

  2. QUERO FAZER UMA PERGUNTA EM RELAÇAO A UM COMENTARIO ACIMA A RESPEITO DE UMA NUTRIÇAO ADEQUADA AO CEREBRO, ISSO EXISTE?
    E QUAL SERIA ESSA NUTRIÇAO ADEQUADA AO CÉREBRO?

  3. Já pratico várias dessas dicas, e outras coisas q acho válidas, como “me cuidar” “ser vaidosa” , vou acrescentar as outras.

  4. Acho que em tudo precisamos de disciplina ! Nem sempre estamos disposto a sacrifícios e por relaxamos nas coisas mais importantes acabamos perdendo muito . Preciso mesmo estabelecer prioridades e mudanças de hábitos . Valeu as dicas.

  5. Muito interesante! Eu acrescentaria: a arte da pergunta, da dúvida e da critica em todo tipo de raciocinio, além do exercicio fisico e uma nutrição cerebral adequada.

  6. Assunto: Ler
    1aprendizado
    2 viajar
    3 sentir,
    4 aprender
    5 vizualizar
    6 chorar
    7 rir
    8 emocionar-se
    9 hobby
    10 estudos
    11 abrir os horizontes
    12 exercitar a mente
    13 viver histórias
    14 senquenciação
    15 drama
    16 aventura
    17 paixão
    18 romance
    19 tragédia
    20 protagonista

  7. Adorei!! Sensacional!!

    Meu tema preferido é:
    Viver a vida! Celebrar sempre!
    1. A felicidade é agora, não procurá-lá no passado ou no futuro.
    2. Sorrir com vontade.
    3. Abraçar sem pressa.
    4. Beijar e sentir o calor da superfície a ser beijada.
    5. Olhar com paixão (ter compaixão).
    6. Orar agradecendo o dom precioso da vida.
    7. Ser solidário/prestativo com as pessoas.
    8. Cuidar da natureza.
    9. Se tiver filhos, ame-os e eduque-os.
    10. Se tiver marido/esposa faça amor com frequência e qualidade.
    11. Alimentar-se com base na Nutrição Funcional.
    12. Fazer amigos novos.
    13. Manter contato com amigos de infância, adolescência e vida adulta.
    14. Dançar sem parar os hits dos anos 60, 70 e 80.
    15. Fazer corrida de rua.
    16. Descansar.
    17. Cuidar da pele com cremes.
    18. Ter um caderno com sonhos.
    19. Construir e executar metas.
    20. Viver.

  8. Meu filho autista: amor, carinho, descoberta, desenvolvimento, tristeza, sonhos, realizações, lutas diárias, terapias, conhecimento, busca.

  9. Minha paixão: gatos. 1) Ronronar 2) Carinho 3) Unhas afiadas 4) Olhos de gato 5) Pelos pela casa 6) Dormir agarradinho 7) Quentinho no inverno 8) Miados 9) Colo 10) Ração 11) Mordidas no pescoço 12) Caixa de areia 13) Bigodes 14) Fofuras 15) Pulos 16) Caçadas a lagartixas 17) Bagunça 18) Companhia 19) Lambidas 20) Dormir

  10. Interessante perceber que muita coisa já faço, mas ainda há chão a desenvolver. Talvez a constante memorização e o exercício de pensar de trás para frente, ajustando dados. Essencial.

  11. Escola. Aluno ensinar, memorizar palavras, respeito, professor, equilibrio, socializaçao, inclusao, educaçao especial, dificuldade, paciencia, salario, desmotivador, governo, greve, funcionario, amor , afeto, paciencia

  12. Acrescentaria estudar algo completamente diferente do que está habituado a vivenciar no dia a dia, seja profissional ou doméstico. Isso estimulará novas áreas do cérebro. Se a pessoa for da área de humanas, faça algo da área de exatas, por exemplo. Cursos de reciclagens são bons profissionalmente, mas como já são da área de atuação não farão muita diferença na atividade cerebral. Abçs

  13. Trabalho com desenvolvimento humano, vou fazer minha lista com esse tema.
    1) contribuição
    2) missão de vida
    3) realização
    4) satisfação
    5) processo
    6) método
    7) disciplina
    8) aprendizado
    9) motivação
    10) determinação
    11) autoconhecimento
    12) evolução pessoal
    13) evolução profissional
    14) ser humano
    15) transformação
    16) habilidades
    17) capacidades
    18) objetivo
    19) metas
    20) caminho

  14. Assunto: Falta d’Água.

    1. Florestas
    2. Manejo de Bacias Hidrográficas
    3. Desmatamento
    4. Região norte e sudeste: Ligadas!
    5. Cheia na Amazônia
    6. Seca no Sudeste
    7. Aquecimento Global
    8. Elevação de CO2
    9. Racionamento de água: Visão do consumidor
    10. Racionamento de energia: Visão do consumidor
    11. Quem usa mais energia?
    12. Quem usa mais água?
    13. Natureza ou homem?
    14. Industrias ou cidades?
    15. Quem deve pagar a conta?
    16. Fonte de energia alternativa: Se não vamos com água, vamos de SOL!
    17. Política energética no Brasil
    18. hidrelétricas: Energia limpa?
    19. Por que não energia eólica?
    20. E as futuras gerações?

  15. Achei super interessante essas 20 idéias, vou coloca-las em prática, pois são coisas que vivenciamos diariamente.

  16. Assunto família ; Moro longe, saudades, encontro fim de semana deles, perda de meu pai,fotos, ,internet, recordações, telefone,presentes que eu mandei,lembranças, whatsap, facebook,notícias, sobrinhos crescendo, primos que casaram, dirigindo e lembrando, presentes que recebí, biblias que recebi de meu pai e minha irmã,respeito, querer visitar sem poder, avião, amor !!!!

  17. Amei as dicas, por isso, resolvi seguir a última, mas todas são valiosas. Costumo fazer “CAMINHADA-CORRIDA” no final do dia em uma das avenidas principais de nossa cidade, Parnaíba-PI. Resolvi fazer minha lista de 20 palavras sobre minha prática: tênis, entardecer, música, encontro, pessoas, por do sol, lua, sorrisos, movimento, alegria, carros, ciclistas, motoqueiros, trabalhadores, passeio, saúde, educação, hábito, regresso, agitação… Uffa! Deu certo. Bjin.

  18. Comecei bem o dia com esse estudo, estão de parabéns!! gostei principalmente da foram de apresentação, o uso das cores e as imagens, pois somos seres muito visuais… também tendemos a pensar que só fazer mais coisas e mais rápido significa que estamos tendo um desenvolvimento saudável do cérebro, por isso curti muito o ítem 18, é isso aí, tirar o cérebro do piloto automático!!! mais uma vez parabéns!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO