10 dicas de como treinar o cérebro

0
230

treinar o cérebro

Treinar o cérebro para aumentar a produtividade é algo que muitos desejam, mas poucos sabem como fazer. A boa notícia é que qualquer um pode praticar atividades capazes de melhorar as funções intelectuais.

E esse é o principal objetivo deste artigo: mostrar como é possível treinar o cérebro com poucos recursos para se tornar uma pessoa mais produtiva.

Quer saber ainda mais sobre como alcançar um bom desempenho cognitivo? Clique no link a seguir e baixe o e-book completo:

Treinar o cérebro Confira algumas das dicas presentes no material:

1. Aprenda algo novo

Treinar o cérebro

Aprender algo diferente é uma das maneiras mais simples de treinar o cérebro. As conexões entre os neurônios ficam fortalecidas e mais difíceis de se desfazerem com o desuso.

2. Conte uma história Treinar o cérebro

Quando inventamos histórias, exercitamos o pensamento abstrato, o raciocínio, a linguagem, o julgamento e o senso de realidade. Reúna os amigos e conte histórias. Diversão garantida sem deixar de treinar o cérebro.

3. Monte um quebra-cabeças

Treinar o cérebro

Planejamento, visão, tato, paciência e, no caso de não jogar só, socialização. Montar um quebra-cabeças reproduz uma importante função do cérebro que é a resolução de problemas.

4. Experimente bebidas com sabores diferentes

Treinar o cérebro

Provar novos sabores contribui para a flexibilização da memória e para o desenvolvimento de sua capacidade associativa.

5. Sinta a areia da praia

Treinar o cérebro

O maior órgão do corpo humano é a pele. Estímulos provenientes do tato são cruciais para a formação de nossas memórias e percepções.

6. Leia regularmente

Treinar o cérebro

Um dos melhores exercícios para o cérebro é ler. A leitura ativa inúmeras áreas deste nosso órgão ávido por aprender.

7. Feche os olhos

Treinar o cérebro

Fechar os olhos e se lançar em determinada atividade, ou simplesmente escutar e apreciar sons, toques, cheiros e sabores, é um ótimo desafio para o cérebro.

8. Pratique um esporte

Treinar o cérebro

A prática de esportes permite um maior grau de competição e interação social, estimulando sobretudo a memória motora.

9. Ouça uma música

Treinar o cérebro

Não só ouvir uma música nova ou conhecida, mas dançar e cantar também constituem oportunidades para exercitar a cognição e evitar que as nossas memórias fiquem “engessadas”.

10. Viaje com frequência

Treinar o cérebro

Pessoas novas, locais novos, clima diferente, língua diferente, regras distintas, outros hábitos, odores, sensações… tudo é de certa forma uma novidade. O cérebro logo se atiça e deixa em alerta os sentidos.

Conclusão: com exercícios acessíveis e hábitos simples e cientificamente comprovados você já pode buscar o cérebro de alto desempenho.

Curtiu as 10 dicas acima? Que tal saber mais como o cérebro funciona, testar seus limites e descobrir novas maneiras de estimulá-lo?

Clique no link a seguir para baixar o material completo sobre como treinar o cérebro:

Treinar o cérebro

COMPARTILHAR
Leonardo Faria

Neurocirurgião que atua na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Membro-sócio titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Idealizador e CEO da Clínica MeuCérebro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here