Estudo aponta semelhanças entre a percepção visual de macacos e seres humanos

0
346

Novo estudo mostra que humanos e macacos rhesus têm habilidades semelhantes em reconhecer objetos em várias posições e locais distintos. Na pequisa, ambos também cometeram erros parecidos.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês) compararam a performance de dois macacos rhesus e 638 seres humanos adultos. Primeiro, foram geradas imagens em 3D e os macacos foram submetidos ao reconhecimento desses objetos. Cada imagem foi visualizada em menos de um segundo e, depois, os animais tinham que reconhecer a imagem correta entre duas dispostas. O mesmo processo foi realizado com humanos.

Os resultados

Após a experiência, foi observado que:

  1. O desempenho dos macacos no reconhecimento das figuras foi semelhante ao dos humanos;
  2. Humanos e macacos cometeram os mesmos erros, como por exemplo, confundir elefante com rinoceronte;
  3. O padrão de erros dos macacos foi idêntico ao dos humanos. Assim, foi impossível saber se o conjunto de erros era relacionado ao cérebro de um do outro.

A conclusão

Os macacos rhesus teriam as representações neurais de formas e imagens semelhantes às dos humanos? Segundo os pesquisadores, sim. “O estudo fornece importantes evidências de que o cérebro do macaco pode servir de modelo para o cérebro humano”, afirma o neurocientista da Universidade de Cambridge Nikolaus Kriegeskorte, envolvido na pesquisa.

VIAScience Daily
COMPARTILHAR
Daniela Malagoli

Graduada em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestranda do Programa da Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Faculdade de Educação) da UFU. Apresentadora de telejornal, consultora de comunicação e colunista do Blog MeuCérebro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here