Os dois lados do seu cérebro estão bem conectados? Faça o teste

2
1582

Será que os dois lados do seu cérebro estão bem conectados? Avalie uma boa parte das fibras neurais componentes do corpo caloso, responsáveis por isso. Faça o teste agora mesmo, é muito simples!

O encéfalo, especialmente o cérebro, é fundamentado em conexões. Sem sombra de dúvida, a substância cinzenta cortical é essencial para o desempenho de qualquer ação ou resposta que tomemos, mas a substância branca, constituída por um intrincado de axônios e células de suporte – as chamadas células gliais – também é fundamental para o comportamento, seja ele reflexo ou inteligente.

Nesse sentido, o corpo caloso, um conjunto de fibras brancas que conecta os hemisférios cerebrais direito e esquerdo é especialmente importante. Muitas funções neurais dependem de uma boa comunicação entre os lados do cérebro. Também chamada de grande comissura branca inter-hemisférica, o corpo caloso é composto por aproximadamente 200 milhões de fibras brancas, representando a maior dessas comissuras.

Será que os dois lados do seu cérebro estão bem conectados? Faça o teste a seguir que avalia uma boa parte dessas fibras neurais componentes do corpo caloso. É muito simples:

1. Feche os olhos;

2. Abra as mãos com as palmas voltadas para cima;

3. Peça que alguém toque um de seus dedos de uma das mãos;

4. Com a outra mão, toque o dedo correspondente com o dedão.

teste corpo caloso dois lados
Fonte: O Livro do Cérebro, por Rita Carter.

Se as informações fluírem bem através do corpo caloso, é possível fazer isso sem abrir os olhos. Em casos raros, como ocorre na agenesia dessa estrutura, os hemisférios cerebrais reconhecem apenas os estímulos oferecidos para eles isoladamente, como uma imagem no campo visual esquerdo, ou uma agulhada na ponta de um dos dedos da mão direita, estando a pessoa de olhos vendados. Interessante não?! Como você se saiu?

2 COMENTÁRIOS

  1. Recomendo o livro “O Cérebro que se transforma”, de Normam Doidge. Fala sobre a neuroplasticidade, implantes cocleares (surdos), espelhamento e outras técnicas para ajudar pessoas. É um livro não muito técnico e de fácil entendimento.

  2. Gostaria de sugerir uma matéria para a revista, encefalite herpética suas consequência para o cérebro, pessoas que perderam a memoria e a recuperação da mesma. Em fevereiro de 2014 fui acometida pela doença e perdi minha memória, meus familiares jamais ouviram falar dessa doença, tampouco das consequências, tal como a perda de memória.
    Agradeço a atenção!

DEIXE UM COMENTÁRIO