Você simplesmente não consegue ficar sem responder as notificações no celular?

0
381

A necessidade de estar constantemente disponível quando o assunto é internet pode causar depressão e ansiedade, segundo o estudo.

Na adolescência, a tendência a desenvolver ansiedade e depressão ainda é mais significativa. Um dos fatores preponderantes é a má qualidade do sono, e é aí que entram as mídias sociais, cada vez mais inseridas na vida social dos jovens. O estudo que demonstra essa relação foi apresentado em setembro na British Psychological Society Conference, em Manchester.

Os pesquisadores, da Universidade de Glasgow, aplicaram questionários a 467 adolescentes. Foram avaliados: o uso noturno das redes sociais, qualidade do sono, ansiedade, autoestima, depressão e questões emocionais ligadas à pressão de estar disponível 24 horas por dia, durante 7 dias, e a ansiedade de não responder imediatamente às notificações enviadas.

Resultados: o uso da mídia social, especificamente no período da noite, e o investimento emocional são responsáveis pela pior qualidade de sono, baixa autoestima, bem como níveis de ansiedade e depressão mais elevados. De acordo com os pesquisadores, já se sabe que o uso das mídias sociais interfere na qualidade do sono, mas aqueles que as utilizam à noite foram os mais afetados.

É hora de pensar rigorosamente sobre o uso dessas mídias por pessoas de todas as idades, especialmente as crianças. Será que você controla o seu celular ou é ele que controla você?

VIAScience Daily
COMPARTILHAR
Daniela Malagoli

Graduada em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestranda do Programa da Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Faculdade de Educação) da UFU. Apresentadora de telejornal, consultora de comunicação e colunista do Blog MeuCérebro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here