Uma pesquisa realizada pelo neuropatologista Diego Gomez-Nicola, na Universidade de Southampton, no Reino Unido, aponta que a neurogênese ocorre em algumas áreas do cérebro no início de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Uma pesquisa realizada pelo neuropatologista Diego Gomez-Nicola, na Universidade de Southampton, no Reino Unido, aponta que a neurogênese ocorre em algumas áreas do cérebro no início de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. O grupo observou que, nos estágios iniciais dessas doenças, algumas áreas da estrutura cerebral se reajustam naturalmente para promover a renovação celular.
Os pesquisadores descobriram, analisando cérebros de camundongos, que o mecanismo de autorreparação é capaz de neutralizar parcialmente os danos e preservar algumas funções, mas é eficaz somente em fases iniciais e intermediárias da patologia, falhando em estágios mais avançados.
Os resultados destacam, portanto, o momento ideal para administrar potenciais intervenções terapêuticas com o objetivo de manter os efeitos benéficos do aumento da neurogênese em algumas etapas de doenças neurodegenerativas.
