Depressão em crianças é tratada com musicoterapia

1
395

A terapia musical tem sido capaz de reduzir a depressão em crianças e adolescentes com problemas emocionais e de comportamento. A descoberta é de pesquisadores da Universidade Queen de Belfast e do Instituto Nothern Ireland Music Therapy Trust.

Cada vez mais, novos estudos atestam os efeitos positivos da musicoterapia.
Cada vez mais, novos estudos atestam os efeitos positivos da musicoterapia.

A terapia musical tem sido capaz de reduzir a depressão em crianças e adolescentes com problemas emocionais e de comportamento. É o que descobriram os pesquisadores da Universidade Queen de Belfast, juntamente com a Nothern Ireland Music Therapy Trust, uma instituição de caridade cujo objetivo é fornecer musicoterapia clínica para crianças, jovens e adultos.

No estudo realizado observou-se que as crianças tratadas com a musicoterapia melhoraram de forma significativa a autoestima, a depressão a as habilidades de comunicação e interação se comparadas àqueles que receberam o tratamento sem música.

Essa terapia foi testada em 251 crianças e jovens, que faziam tratamento para problemas emocionais e comportamentais, por um período de três anos decorridos entre março de 2011 e maio de 2014. Destas, 128 foram submetidos ao tratamento padrão, enquanto 123 foram designados para a musicoterapia.

Segundo Ciara Reilly, presidente-executivo do Northern Ireland Music Therapy Trust, esta é a primeira vez que a eficácia da musicoterapia foi demonstrada por um estudo controlado em ambiente clínico.

Com base nos resultados, observa-se a necessidade de introduzir a musicoterapia como uma opção ao tratamento convencional. Hoje, sabe-se que a musicoterapia funciona e há evidências clínicas para demonstrar seus verdadeiros benefícios.

musicoterapia-depressao
A musicoterapia combate a depressão, segundo o estudo.

Fonte: bit.ly/1yqCImQ   Imagens: bit.ly/1xhSMGn; bit.ly/ZQa7vp

COMPARTILHAR
Leonardo Faria
Neurocirurgião que atua na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Membro-sócio titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Idealizador e CEO do site Meu Cérebro.
avatar
1 Comentários
0 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais popular
Comentário em alta
1 Comentários dos autores
Canôas Munno, P.H.D. Comentários recentes dos autores
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar
Canôas Munno, P.H.D.
Canôas Munno, P.H.D.

*Bom Dia a Cada Pessoa Em Particular! Compartilhando: – Se faz necessário ABERTURA “de” mente “para” DEIXAR-SE saber “de” si mesmo como também é preciso ABERTURA “de” espírito “em” DEIXAR-SE conhecer “em” si mesmo – Diante do que nos proporciona “Todo-Tipo-De-Música”, onde a MUSICOTERAPIA e a TERAPIA MUSICAL, se encontram – cada uma “Em” CONGRUÊNCIA e CONVERGÊNCIA com a TERAPIA e a HOLÍSTICA, e consequentemente “Com suas” FILOSOFIAS e CLÍNICAS TERAPÊUTICAS; sejam estas Peculiares e Singulares “Em Cada Pesquisa Científica ou Não”. Mesmo porque OS RESULTADOS E SOLUÇÕES SÃO BENÉFICOS PARA COM O SER HUMANO EM CADA PESSOA; o que… Leia mais »