...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Cérebro deprimido e conexões neurais: a depressão seria um estado de hiperconectividade cerebral?

Algumas evidências científicas apontam que o cérebro de pessoas com transtorno depressivo seria intrinsecamente mais fortemente conectado quando comparado a pessoas saudáveis

Leonardo Faria por Leonardo Faria
07/05/2024
em Transtornos & Doenças do Cérebro
A A
0

A maioria de nós entende quando se diz que alguém está depressivo. Mas comumente, a depressão clínica verdadeira traz consigo uma variedade de outros sintomas. Estão incluídos a ansiedade, a falta de concentração, os problemas de memória e os distúrbios do sono.

Um mal funcionamento das redes neurais

Os pesquisadores têm procurado identificar quais áreas cerebrais estariam relacionadas com a sintomatologia depressiva. Mas a combinação de tantos sintomas diferentes sugere que a depressão talvez esteja relacionada ao mal funcionamento das redes neurais, responsáveis pela conexão das áreas cerebrais.

Pela primeira vez, os pesquisadores da UCLA demonstraram que pessoas com depressão apresentam um aumento da conectividade entre a maior parte das áreas cerebrais. Em outras palavras, seus cérebros são hiperconectados. A matéria, publicada no jornal online PLoS ONE, acendeu uma nova luz sobre a disfunção cerebral que causa a depressão e também sobre a compreensão de sua grande variedade de sintomas.

cérebro deprimido e conexões neurais
O estudo evidenciou uma hiperconectividade nos cérebros depressivos.

O autor principal do estudo, o Dr. Andrew Leuchter, professor de psiquiatria no Instituto Semel para Neurociência e Comportamento Humano da UCLA, afirma: “O cérebro deve ser capaz de regular suas próprias conexões. O cérebro deve ser capaz de, primeiramente, sincronizar, e depois, mais tarde, dessincronizar diferentes áreas para reagir, regular o comportamento, aprender e resolver problemas.” O cérebro depressivo, segundo ele, mantem sua habilidade em formar conexões funcionais porém perde sua habilidade em desfazê-las.

“Tal incompetência em controlar como estas áreas trabalham juntas pode ajudar a explicar algumas sintomas depressivos,” ele diz. No estudo, o maior deste tipo já realizado, os pesquisadores estudaram as conexões funcionais cerebrais em 121 adultos diagnosticados com o transtorno depressivo maior. Eles mediram a sincronização de sinais elétricos do cérebro – ondas cerebrais – para estudar as redes neurais.

Enquanto alguns estudos prévios apenas apontaram para conexões anormais na depressão maior, a equipe da UCLA utilizou um método denominado análise ponderada da rede neural para examinar mais profundamente tais conexões. Eles descobriram que os sujeitos depressivos apresentam uma sincronização aumentada em todas as frequências de atividade elétrica, indicando disfunção em várias redes neurais.

Córtex pré-frontal, serotonina e conexões

Os ritmos cerebrais em algumas destas redes regulariam a liberação de serotonina e outros neurotransmissores envolvidos no controle do humor. “A área cerebral que demonstrou o maior grau de conexões anormais foi o córtex pré-frontal, o qual está bastante envolvido no controle do humor e do raciocínio. Quando os sistemas cerebrais perdem sua flexibilidade em controlar suas conexões, eles podem não mais ser capazes de se adaptarem à mudanças,” disse o Dr. Leuchter.

Ele conclui questionando: “é possível que um efeito primário do tratamento antidepressivo seja reparar tais conexões cerebrais e normalizar a conectividade cerebral seja a chave para se recuperar da depressão?” Este será o próximo passo da pesquisa.

Referência: Andrew F. Leuchter, Ian A. Cook, Aimee M. Hunter, Chaochao Cai, Steve Horvath. Resting-State Quantitative Electroencephalography Reveals Increased Neurophysiologic Connectivity in Depression. PLoS ONE, 2012; 7 (2): e32508 OI: 10.1371/journal.pone.0032508

Mais Artigos e Vídeos

Como o cérebro toma decisões
Cognição & Funções Executivas

Como o cérebro toma decisões

07/05/2025
Hipocampo
Neuroanatomia

Hipocampo: conheça a estrutura cerebral que molda nossas memórias

15/04/2025
Microplásticos no cérebro humano
Transtornos & Doenças do Cérebro

Microplásticos: tudo sobre essas partículas que já foram encontradas até no cérebro humano

03/04/2025
FoMO – Fear of Missing Out: será que você está sofrendo com essa síndrome?
Transtornos & Doenças do Cérebro

FoMO – Fear of Missing Out: será que você está sofrendo com essa síndrome?

19/03/2025
Mastigar o lápis, mastigar madeira
Saúde & Alta Performance Cerebral

O hábito de mastigar madeira, morder o lápis e outros objetos duros: como isso pode beneficiar o cérebro?

09/03/2025
detox digital
Tratamento & Reabilitação do Cérebro

Detox digital: como o controle do tempo de tela impacta sua saúde mental e bem-estar

04/03/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Ilusão de óptica no museu; não se engane!

Ilusão de óptica no museu; não se engane!

30/04/2024
Hematoma subdural: o que causa esse tipo de coágulo na cabeça? Como é feito o diagnóstico? Tratamento, sequelas e riscos envolvidos

Hematoma subdural: o que causa esse tipo de coágulo na cabeça? Como é feito o diagnóstico? Tratamento, sequelas e riscos envolvidos

07/06/2024
Pensamento ativo ou passivo?

Pensamento ativo ou passivo?

30/04/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?