...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Medicina complementar e alternativa no tratamento do autismo e outros distúrbios do neurodesenvolvimento

Existem abordagens e tratamentos que podem beneficiar o neurodesenvolvimento atípico mas que não foram incorporados pela medicina ocidental convencional.

Leonardo Faria por Leonardo Faria
07/05/2024
em Tratamento & Reabilitação do Cérebro
A A
0

Em um estudo sobre os vários tratamentos que estão sendo empregados para crianças jovens com autismo e outros distúrbios do desenvolvimento, pesquisadores do UC Davis Mind Institute descobriram que, frequentemente, famílias têm utilizado a medicina complementar e alternativa (MCA). Seus usuários costumam ser aqueles com níveis mais altos de salário e educação parental.

Medicina complementar e alternativa tratamento do autismo
Muitas famílias utilizam as medicinas complementar e alternativa para auxiliar o tratamento do autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

A FDA (Food and Drug Administration) ainda não aprovou tratamento médico para os principais sintomas relacionados à desordem autista, uma condição neurológica permanente cujas consequências são déficits nas relações sociais, pensamentos e comportamentos repetitivos e, frequentemente, inabilidade intelectual.

Na busca por tratamentos para ajudar seus filhos, as famílias podem optar por métodos não convencionais como a meditação e a oração, remédios homeopáticos, probióticos, dietas alternativas e terapias mais invasivas como injeções de vitamina B-12, imunoglobulina intravenosa e terapia da quelação, algumas das quais apresentam riscos significativos.

A pesquisa foi publicada online hoje pelo Jornal do Desenvolvimento e Comportamento Pediátricos. O trabalho foi escrito por Robin Hansen, diretor do Centro de Excelência em Distúrbios do Desenvolvimento do Instituto MIND. É também chefe da Divisão de Desenvolvimento e Comportamento Pediátrico da Escola de Medicina da UC Davis.

“Na nossa população estudada do Nordeste da Califórnia, não parece que as famílias utilizam tratamentos complementares e alternativos devido à carência dos serviços convencionais, como sugeriu outra pesquisa”, afirma Hansen. “Certamente, eles utilizam esses tratamentos para complementar os métodos convencionais”.

A(s) causa(s) da maioria dos transtornos mentais do desenvolvimento são desconhecidas, e as condições não tem cura. Muitas crianças sofrem com um sintomatologia ampla, sintomas associados que podem não estar diretamente relacionados com suas condições, o que torna seu cotidiano e de suas famílias estressante. Estão incluídos irritabilidade, hiperatividade, distúrbios gastrointestinais e distúrbios do sono.

Detalhes do estudo

O estudo incluiu aproximadamente 600 crianças entre 2 e 5 anos com autismo e distúrbios do desenvolvimento. Dos participantes, 453 foram diagnosticados com autismo. O emprego da MCA costuma ser mais comum nas crianças autistas do que nas diagnosticadas com outros tipos de distúrbios do desenvolvimento; 40% contra 30%, respectivamente. Aproximadamente 7% das crianças com autismo estavam em uma dieta com restrição de glúten e caseína, particularmente aquelas com distúrbios gastrointestinais.

Conclusões e considerações

“Nós ficamos satisfeitos em descobrir que muitas famílias utilizando terapias envolvendo a MCA optavam por aquelas com menos risco”, afirma Kathleen Angkustsiri, professora assistente de desenvolvimento e comportamento pediátrico, e uma co-autora do estudo. No entanto, uma pequena porém significativa estatística – por volta de 4% –, estavam utilizando tratamentos alternativos avaliados pelo estudo como potencialmente inseguros, invasivos e sem comprovação de eficácia. Como exemplo, medicações antifúngicas, terapia da quelação e as injeções de vitamina B-12.

“Nosso estudo sugere que pediatras e outros profissionais necessitam conhecer mais sobre a MCA no contexto do tratamento de crianças com autismo e outros distúrbios do desenvolvimento, e adotar uma postura mais ativa em ajudar as famílias a tomarem decisões que dizem respeito aos riscos e benefícios dos tratamentos disponíveis”, diz Roger Scott Akins, autor principal  e pós-doutorado no Instituto MIND. Irva Hertz-Picciotto, professor de ciências da saúde pública e investigador principal do estudo, afirma que a pesquisa corrobora a necessidade emergente de identificar tratamentos válidos para condições neurodesenvolvimentais.

“Essas descobertas enfatizam a enorme e urgente necessidade de tratamentos efetivos e pesquisas rigorosas que possam identificar e verificar sua eficácia e segurança”, diz Hertz-Picciotto. “É claro que é aceitável os pais continuarem procurando alternativas para ajudarem seus filhos, em um contexto em que há poucos tratamentos efetivos e nenhum que possa atender a todos”.

Referência: Roger S. Akins, Paula Krakowiak, Kathleen Angkustsiri, Irva Hertz-Picciotto, Robin L. Hansen. Utilization Patterns of Conventional and Complementary/Alternative Treatments in Children with Autism Spectrum Disorders and Developmental Disabilities in a Population-Based Study. Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, 2014; 35 (1):1.

Mais Artigos e Vídeos

Como o cérebro toma decisões
Cognição & Funções Executivas

Como o cérebro toma decisões

07/05/2025
Hipocampo
Neuroanatomia

Hipocampo: conheça a estrutura cerebral que molda nossas memórias

15/04/2025
Microplásticos no cérebro humano
Transtornos & Doenças do Cérebro

Microplásticos: tudo sobre essas partículas que já foram encontradas até no cérebro humano

03/04/2025
FoMO – Fear of Missing Out: será que você está sofrendo com essa síndrome?
Transtornos & Doenças do Cérebro

FoMO – Fear of Missing Out: será que você está sofrendo com essa síndrome?

19/03/2025
Mastigar o lápis, mastigar madeira
Saúde & Alta Performance Cerebral

O hábito de mastigar madeira, morder o lápis e outros objetos duros: como isso pode beneficiar o cérebro?

09/03/2025
detox digital
Tratamento & Reabilitação do Cérebro

Detox digital: como o controle do tempo de tela impacta sua saúde mental e bem-estar

04/03/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Suplementos para memória e concentração

12 suplementos para memória e concentração que você precisa conhecer

02/02/2025
A música estimula e protege o cérebro? Novas evidências biomoleculares sobre a percepção musical

A música estimula e protege o cérebro? Novas evidências biomoleculares sobre a percepção musical

30/04/2024
9 efeitos do álcool no cérebro: entenda como a cognição e as emoções são afetadas

9 efeitos do álcool no cérebro: entenda como a cognição e as emoções são afetadas

19/06/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?