...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Stephen Hawking (o gênio), esclerose lateral amiotrófica (a doença) e ‘A Teoria de Tudo’ (o filme): porque vale a pena assistir mais de uma vez

Leonardo Faria por Leonardo Faria
04/05/2024
em Artigos, Filmes, Livros e Músicas, Transtornos & Doenças do Cérebro
A A
0

Esclerose Lateral Amiotrófica ou ELA é a doença degenerativa mais comum do neurônio motor. Compromete progressivamente os principais sistemas do corpo tornando-os disfuncionais e afetando gradativamente a qualidade de vida do indivíduo. A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença incurável e fatal, com sobrevida média de três anos. Afeta principalmente brancos, e tem maior incidência na faixa etária dos 65 anos.

Nos Estados Unidos, atinge cerca de 5 a 6 mil pessoas por ano, sendo responsável por uma a cada 500 mortes dos homens. A doença foi descoberta em 1869 pelo neurologista francês Charcot. Ficou popularmente conhecida em 1939, quando Lou Gehrig, famoso jogador de beisebol dos EUA na época, foi diagnosticado com ELA; e veio novamente à tona, em Agosto do ano passado, nas redes sociais, com o famoso “Desafio do Balde de Gelo”. A campanha foi criada para arrecadar fundos para o tratamento da doença.

Uma história real que virou filme

O cientista Stephen Hawking possui Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) desde os 21 anos de idade. Ele inspirou o filme “A Teoria de Tudo”.

O físico britânico Stephen Hawking foi diagnosticado aos 21 anos de idade com Esclerose Lateral Amiotrófica. O prognóstico dos médicos era de apenas mais 2 anos de vida. Hoje, aos 73 anos e, apesar das limitações impostas pela doença, Hawking é considerado um dos maiores físicos de todos os tempos, tendo realizado grandes contribuições para a ciência.

Stephen Hawking
Stephen Hawking foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) aos 21 anos de idade.

O filme “A Teoria de Tudo” conta parte de sua trajetória, retratando, principalmente, o relacionamento de Stephen com a ciência e com a sua esposa. Traz também, em segundo plano, as implicações da doença na vida do físico. É possível observar dos primeiros sinais à descoberta do diagnóstico, sua evolução e as graves complicações inerentes à Esclerose Lateral Amiotrófica; mas, em contrapartida, o filme encena a busca de Hawking por qualidade de vida, por continuar ativo na comunidade acadêmica. Mesmo se comunicando por um software, acaba conquistando a cadeira de Isaac Newton na Universidade de Cambridge. A história ilustra bem a variedade de manifestações físicas e psicológicas da doença, bem como a preservação da capacidade intelectual.

Primeiros sintomas

A doença manifesta-se diferentemente em cada indivíduo, sendo, em função disso, de difícil diagnóstico e tratamento. Em quase 80% dos pacientes, os sintomas começam atingindo os membros e as queixas iniciais são alterações de marcha, redução de motricidade e fraqueza muscular. Porém, em 20% dos casos a doença tem início bulbar apresentando fala arrastada e dificuldade de deglutição durante as refeições.

A doença tende a se espalhar gradualmente pelo corpo comprometendo diferentes partes do organismo, levando a completa atrofia muscular e perda total da fala. Além disso, pode haver complicações graves como pneumonia por aspiração, insuficiência respiratória, trombose venosa e outras. É importante ressaltar que a doença não afeta a consciência do indivíduo, a capacidade de raciocínio nem a inteligência.

A taxa de progressão da doença também é muito variável. Enquanto alguns pacientes morrem poucos meses depois dos primeiros sintomas, outros surpreendentemente conseguem andar 10 anos depois do diagnóstico.

Das possíveis causas ao diagnóstico

A causa da Esclerose Lateral Amiotrófica é desconhecida. Sabe-se que a forma clássica da doença afeta os neurônios motores inferiores do corno anterior na medula espinhal, os neurônios do giro pré-central e do giro pré-frontal, responsáveis, principalmente, pela motricidade e pelo planejamento de tarefas programadas que exigem uma sequência de movimentos, como levar o garfo até a boca. Contudo, ainda não se identificou nenhum mecanismo específico de causa.

O diagnóstico definitivo pode não ser possível no início da ELA, sendo necessário um período de observação para que a natureza progressiva seja confirmada, assim como exames complementares de eletrodiagnóstico para verificar a condução nervosa motora e sensorial.

Avanços e futuras perspectivas

Pesquisas recentes, realizadas pela Universidade de Medicina da Pensilvânia, descobriram que a desativação epigenética do gene C9orf72, através de sua hipermetilação, atua como uma barreira protetora que inibe o desenvolvimento da Esclerose Lateral Amiotrófica, pois essa desativação favorece a lentificação da evolução da doença e a preservação da substância cinzenta do cérebro (relacionada, majoritariamente, com o controle muscular e a expressão da fala). Dessa forma, essa propriedade neuroprotetora do gene é visada para novos tratamentos e o desenvolvimento de fármacos.

Outros estudos da área de engenharia genética têm transformado células adultas, da pele de pacientes com ELA, em células pluripotentes; ou seja, células capazes de se modificar e dar origem a novas células, nesse caso específico, cerebrais. Essas novas linhagens de células estão sendo armazenadas em uma biblioteca, que funcionará como um banco de dados compartilhado e estudado por diversos cientistas. E a partir disso, tentar desvendar os mistérios da Esclerose Lateral Amiotrófica, possibilitando a descoberta de novos medicamentos.

Conclusão

Apesar das inúmeras lacunas ainda existentes sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica, muitos estudos sobre o assunto vêm sendo feitos. Pouco a pouco, diversas descobertas surgem apontando para um futuro promissor que assegure qualidade de vida e impeça a progressão ou o desenvolvimento da doença.

Fontes: Science Daily (1), Science Daily (2), Live Science.

Mais Artigos e Vídeos

Como o cérebro toma decisões
Cognição & Funções Executivas

Como o cérebro toma decisões

07/05/2025
Hipocampo
Neuroanatomia

Hipocampo: conheça a estrutura cerebral que molda nossas memórias

15/04/2025
Microplásticos no cérebro humano
Transtornos & Doenças do Cérebro

Microplásticos: tudo sobre essas partículas que já foram encontradas até no cérebro humano

03/04/2025
FoMO – Fear of Missing Out: será que você está sofrendo com essa síndrome?
Transtornos & Doenças do Cérebro

FoMO – Fear of Missing Out: será que você está sofrendo com essa síndrome?

19/03/2025
Mastigar o lápis, mastigar madeira
Saúde & Alta Performance Cerebral

O hábito de mastigar madeira, morder o lápis e outros objetos duros: como isso pode beneficiar o cérebro?

09/03/2025
detox digital
Tratamento & Reabilitação do Cérebro

Detox digital: como o controle do tempo de tela impacta sua saúde mental e bem-estar

04/03/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

O surgimento da Neuroeducação

O surgimento da Neuroeducação

30/04/2024
Café faz mal para o cérebro? Efeitos e dose diária recomendada

Café faz mal para o cérebro? Efeitos e dose diária recomendada

17/06/2024
Sono e neuroplasticidade: entenda como dormir bem afeta positivamente a estrutura cerebral

Sono e neuroplasticidade: entenda como dormir bem afeta positivamente a estrutura cerebral

07/05/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?