As alucinações auditivas são muito mais comuns do que se pensa e, nem sempre, representam doença psiquiátrica. Ouvir vozes muitas vezes causa medo e angústia, mas nem sempre, como é possível observar em alguns relatos.
Você ouve vozes? Como elas são? Será que está ficando “louco”? Confira alguns dos maiores e mais detalhados estudos já realizados sobre essas experiências, conhecidas como alucinações auditivas.
Vozes “nas cabeças” das pessoas são muito mais variadas e complexas do que se pensa, de acordo com pesquisa realizada pelas universidades de Durham e Stanford, publicada recentemente no The Lancet Psiquiatria.
Descobriu-se que a maioria dos ouvintes relatam múltiplas experiências com inúmeros tipos vozes. Muitos chegam a sofrer efeitos físicos em seus organismos. O estudo também confirmou que tanto pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos relatam experiências do tipo. Os resultados questionam algumas das suposições atuais sobre a natureza das alucinações e sugerem que há uma variação maior na forma como são experimentadas do que até então se acreditava. Os investigadores dizem que esta variação remete possivelmente à necessidade de diferentes tipos de terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) adaptada voltada para sub-tipos distintos de voz ou padrões de audição.
Atuais abordagens incluem medicação, TCC, técnicas de diálogo de voz e outras formas de terapia e auto-ajuda.
Alucinações auditivas além da esquizofrenia
Alucinações auditivas são uma característica comum de muitos transtornos psiquiátricos, como psicose, esquizofrenia e transtorno bipolar. Mas, como vimos, também são experimentadas por pessoas sem condições psiquiátricas. Estima-se que entre 5 e 15% dos adultos experimentarão alucinações auditivas alguma vez na vida.
Este é um dos primeiros estudos a lançar luz sobre a natureza desse tipo de alucinação dentro e fora do contexto da esquizofrenia, incluindo também muitos outros diagnósticos de saúde mental.
A pesquisadora chefe, Angela Mata, do Centro de Humanidades Médicas da Universidade de Durham, enfatiza: “Nossos resultados têm o potencial de derrubar pressupostos psiquiátricos tradicionais sobre a natureza de ouvir vozes. É crucial para estudar a saúde mental e as experiências humanas, tais como a audição de vozes, utilizar perspectivas diferentes para definir verdadeiramente o que as pessoas estão enfrentando, e não apenas o que pensamos sobre isso (…) Elas têm um diagnóstico particular. Esperamos que tal abordagem possa estimular o desenvolvimento de intervenções clínicas futuras.”
A pesquisa sobre ouvir vozes
Os pesquisadores colheram respostas por meio de um questionário on-line focado na descrição das experiências de 153 correspondentes. A maioria dos entrevistados tinham sido diagnosticados com uma condição psiquiátrica, mas 26 não apresentavam histórico de doença mental. Os participantes eram livres para responder com suas próprias palavras.
A grande maioria dos entrevistados assumiram ouvir várias vozes (81%) com grande espectro de qualidades (70%).
Menos da metade dos participantes relataram ter ouvido vozes puramente auditivas (45%). Descreveram também experiências parecidas com pensamentos e experiências mistas, misturando vozes com pensamentos vívidos associados a determinadas qualidades acústicas. Esta descoberta desafia a ideia de que ouvir vozes é sempre um fenômeno perceptual ou acústico, e pode ter implicações para futuros estudos neurocientíficos sobre o que acontece no cérebro quando as pessoas ouvem vozes.
Outro dado interessante: 66% das pessoas descreveram sensações corporais associadas, como a sensação de calor ou formigamento nas mãos e pés. Vozes com efeitos sobre o corpo eram mais propensas a serem abusivas ou violentas e, em alguns casos, estarem ligadas a experiências traumáticas.
Enquanto medo, estresse, ansiedade e depressão foram frequentemente associados às vozes, 31% dos participantes disseram que também sentiram emoções positivas.
O Dr. Nev Jones, da Universidade de Stanford e co-autor da pesquisa, disse: “Nossos resultados quanto à prevalência e a fenomenologia de vozes não-acústicas são particularmente notáveis. Em geral, essas vozes não significavam simplesmente pensamentos invasivos ou indesejados, mas representavam, assim como as vozes “reais”, “entidades” distintas com suas próprias personalidades e conteúdo. Estes dados também sugerem que precisamos distinguir cautelosamente as percepções imaginárias, como os sons referidos, das percepções ditas reais”.
Seria o segredo compartilhá-las?
Rachel Waddingham é um instrutor e consultor independente, além de administrador da Rede Nacional de Audiência de Vozes e da Sociedade Internacional de Psicologia e Abordagens Sociais das Psicoses. Rachel ouve vozes, refere visões e tem enfrentado de maneira exemplar essas crenças. Confira suas palavras:
“Embora em nossa sociedade as pessoas que ouvem vozes são muitas vezes vistas como “loucas”, eu acredito que as coisas estão mudando. Muitas pessoas estão interessadas em ouvir a voz. Muitas pessoas têm me contado sobre as experiências que tiveram – quer na sua infância, ou como um adulto. E, falando sobre elas, estão começando a desestigmatizar a experiência, abrindo a porta para que outros possam falar abertamente também.”
“Enquanto acreditamos que as vozes sejam sinais de patologia e doença, não faz realmente muito sentido explorar as experiências vividas por uma pessoa. Em vez disso, tenta-se suprimir ou eliminar as vozes, tanto quanto possível. Ouvi-la parece loucura!”
E finaliza: “Cada um de nós é diferente, e ser curioso sobre minhas experiências foi um dos primeiros passos para lidar com elas. Eu gostaria de viver em um mundo onde estivéssemos realmente curiosos sobre as experiências uns dos outros e procurássemos entender ao invés de patologizar. Todos temos uma história e o mundo seria muito mais amável se começássemos a ouvi-las.”
Eu tmb ouço músicas tipo uma rádio mal sicronizada vindo de algum lugar, meu corpo fica formigando e fico toda male sem controle de meu corpo vejo coisas sub real na minha frente sombras passando não consigo dormi com estas coisas me perseguindo. Meus amigos falaram que sou sensível e pode ser espírito me perseguindo.
Tbm tem um outro fenômeno que se colocar o ouvido próximo ao travisseiro ou em qualquer lugar e pensar em alguém eu escuto aquela pessoa falando parece que ela está fazendo aquilo naquele momento.
Se tiver algum grupo me add por favor :11 948463828
eu tambem escutei uma radio rsrs mas não tem nada haver com espirito, fé em Deus. Foi ontem e minha familia e amigos acharam engraçado dizendo que minha orelha é uma parabólica kkk Eu acho que é nosso cerebro que registra, grava algumas trechos e reproduz em algu. determinado momento, vida que segue.
Estou sofrendo perseguição de algumas pessoas próximas! Em relação a ouvir vozes como alucinação. Não escuto vozes de pessoas que estão longe, somente de pessoas que estão próximas. É possível ter alucinações de vozes de pessoas próximas, que você sabe identificar exatamente de quem são, e nunca ter alucinações de vozes de quem está longe de você?
Boa noite gente. Sou o EDINAMAR FARIAS FERNANDES, desde 1999 ouço vozes, fiz vários tratamento com os psicólogos, mas continuei ouvindo as vozes. É comum ouvirmos as pessoas leigas falarem que as vozes são espíritos de mortos, mas o meu entendimento sobre elas, as vozes são pessoas vivas projetadas espiritualmente com a finalidade de atormentar, perturbar, humilhar, levar as pessoas ao desespero e dentre outros. E eles se divertem muito com essas coisas. Quem ouve vozes evite principalmente a bebida. Que Deus abençoe a todos.
Pq a bebedia piora ?
Pessoal sugiro a vocês que pesquisem sobre tortura psicotrônica que aqui no Brasil é conecido assim. Nos Eua e Europa já é conhecido a muito tempo como v2k. É uma arma de controle mental usada pelo governo oculto do mundo para torturar a humanidade. Há vários videos explicando bem sobre o assunto, não dá pra deixar os links pq o site bloqueia meu comentário mas procurem por um video de título “Naly na câmara de sorocaba denúncia de tortura psicotrônica no Brasil”. Espero ter ajudado. Que a Paz tão desejada se manifeste na vida de todos nós, somos merecedores dessa tesouro precioso que é a Paz
Oi pra todos.
Já cheguei a ouvir foram 2 ou 3 vezes vozes clara e nítidas principalmente quando estava num estágio de sono profundo mas querendo acordar, ouvi como se fosse gemidos em no pé do ouvido e realmente a sensação não foi nenhum pouco boa. Mas quero dizer a vocês que há várias razões, tipo a nossa mente quando estamos escrevendo algo como esse comentário agora é como se a mente fosse falando o que fosse pra ser escrito, tem o fato espiritual ( MÉDIUM PSICOFÔNICO) que sim você ouve mesmo vozes de pessoas que já desencarnaram pois você tem essa habilidade e nesse caso você precisaria se aprofundar e se for preciso até visitar uma casa espírita para que os médiuns de lá encaminhem os espíritos que estão lhes perturbando e assim você volta a ficar bem novamente se esse for o caso de mediunidade psicofônica e desenvolvendo essa habilidade isso não vira mais uma coisa perturbadora, eu sou medium de sentir, sinto as energias e vibrações de pessoas vivas qnto de pessoas que já se foram ( na realidade só existe a morte do corpo físico pois todos nós somos espíritos imortais e eternos somos consciências eternas e estamos sempre vivos seja aqui no plano da terreno ou em outras dimensões) e também pode ser um tipo de tecnologia (esse é mais complicado) e que a maioria dos brasileiros nem faz idéia que isso acontece com eles mas sim é real, uma tecnologia do governo oculto (dos senhores do mundo conhecidos hoje em dia como Illuminati) que chama Voice 2 Skull ou v2k É uma arma de controle mental que é um tipo de voz artificial que literalmente você ouve ela saindo de dentro da sua cabeça e a maioria delas são dizendo coisas depreciativas, ofensas, chingamentos, mandando fazer coisas ruins e pelo que eu vi nos videos que pesquisei isso realmente é perturbador segundo os relatos das vítimas. Isso é provocado por ondas magnéticas de frequência baixíssima que essa arma chamada silenciosa faz com as vítimas. Há vários videos explicando mas a maioria são em inglês e eles não são traduzidos mas que entender inglês vale a pena pesquisar. Voice 2 Skull é o nome da tecnologia. Aqui encontrei alguns links em português. Espero que possa ter ajudado porque hoje qualquer um pode passar por esse sofrimento dessas tecnologias de controle mental que o governo oculto do mundo usa em toda humanidade. Aqui está um link que explica o que mais sore o v2k ou tortura psicotrônicas.
https://www.youtube.com/watch?v=Jgm7CVQeCV0
eu tbm me angústio mt com uma voz mal, tipo o mal querendo dominar o bem, quando eu estou pensano assim td vai dar certo aí ela vem e fala que não vai não. as vezes ela fica mandando eu fazer maldades contra mim mesma ou com alguém mais eu tento ignora-la, as vezes eu meio que adivinho as coisas que vai acontecer com alguém em uma semana vem a lembrança dessa pessoa e depois de uns dias acontece algo com a pessoa as vezes coisas boas como noticia de gravidez ou tbm a morte, ninguém sabe disso pq vão dizer q é besteira minha.
Minha filha ouve vozes mandando ela fazer mal a outras pessoas e a ela. Mandando ela se cortar. É isso com VC tmb. Sempre foi assim?
Boa noite.
A minha pergunta é: quando escultamos vozes , sabemos que é vozes mesmo ou são pessoas falando. Podemos discernir?
E se existir um grupo me adiciona por favor , fone: 81 98699.0389
Douglas eu me chamo wallison junior e gostaria de fazer fazer parte de um possivel grupo de auto ajuda de voce eu tambem ouço vozes eu tenho problemas mentais e tomo um remedio chamado lorax lorazepam e tem me ajudado a evitar a noite de ouvi-las talvez posso ajudar e de desde fevereiro de 2006 isso ocorre comigo pois tive um impacto na cabeça quando era criança e quero lhe ajudar obrigado meu telefone e 988403989 biduzim!!!!!!!!!!!!!!!
gostaria de ajudar
Nossa sinto o mesmo me chame no Whatsapp 44 991061304
Boa noite, vocês tão bem
Gostaria de saber se tem um motivo para começar a ouvi-la??
Me ajudem também, comecei a escutar essas vozes desde que perdi minha perna, parece ate perciguicao.meu zap +(24)998294701
se tiver algum grupo no WhatsApp eu quero entrar meu número é 19999940241
Me adicionem no grupo de pessoas que escutam vozes 991431844
Eu ouço mesmo são gritos, quando estou no chuveiro ouço pedidos de ajuda, gritos desesperados, uma vez sai de toalha molhando a casa toda, porque parecia que tinha alguém pedindo socorro, entrei aqui agora, porque estou no serviço com o ventilador ligado e ouvi gritos e passos fortes como se fossem botas no chão, quando desliguei o ventilador as vozes sumiram, são sempre voz feminina nesses episódios, mas quando morre alguém que conheço, pode ter certeza que naquela semana eu ouço a voz deles me chamando, isso desde que eu tinha uns 5/6 anos que me lembro.
May você pode ter mediunidade psicofônica e não sabe, principalmente por ouvir pessoas que faleceram, comum na mediunidade psicofônica… tente ir ao um centro kardecista lá eles poderão ajudar com isso
Acontece quase igual comigo, muito parecido mesmo, pensei que eu fosse a única.
Se tiver algum grupo tb quero entrar.