...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Ouvir vozes de vez em quando é normal? Estou ficando louco? Entenda o significado das alucinações auditivas

Leonardo Faria por Leonardo Faria
10/05/2024
em Transtornos & Doenças do Cérebro
A A
507

As alucinações auditivas são muito mais comuns do que se pensa e, nem sempre, representam doença psiquiátrica. Ouvir vozes muitas vezes causa medo e angústia, mas nem sempre, como é possível observar em alguns relatos.

Ouvir vozes alucinacoes auditivas

Você ouve vozes? Como elas são? Será que está ficando “louco”? Confira alguns dos maiores e mais detalhados estudos já realizados sobre essas experiências, conhecidas como alucinações auditivas.

Vozes “nas cabeças” das pessoas são muito mais variadas e complexas do que se pensa, de acordo com pesquisa realizada pelas universidades de Durham e Stanford, publicada recentemente no The Lancet Psiquiatria.

Descobriu-se que a maioria dos ouvintes relatam múltiplas experiências com inúmeros tipos vozes. Muitos chegam a sofrer efeitos físicos em seus organismos. O estudo também confirmou que tanto pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos relatam experiências do tipo. Os resultados questionam algumas das suposições atuais sobre a natureza das alucinações e sugerem que há uma variação maior na forma como são experimentadas do que até então se acreditava. Os investigadores dizem que esta variação remete possivelmente à necessidade de diferentes tipos de terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) adaptada voltada para sub-tipos distintos de voz ou padrões de audição.

Atuais abordagens incluem medicação, TCC, técnicas de diálogo de voz e outras formas de terapia e auto-ajuda.

Alucinações auditivas além da esquizofrenia

Alucinações auditivas são uma característica comum de muitos transtornos psiquiátricos, como psicose, esquizofrenia e transtorno bipolar. Mas, como vimos, também são experimentadas por pessoas sem condições psiquiátricas. Estima-se que entre 5 e 15% dos adultos experimentarão alucinações auditivas alguma vez na vida.

Este é um dos primeiros estudos a lançar luz sobre a natureza desse tipo de alucinação dentro e fora do contexto da esquizofrenia, incluindo também muitos outros diagnósticos de saúde mental.

A pesquisadora chefe, Angela Mata, do Centro de Humanidades Médicas da Universidade de Durham, enfatiza: “Nossos resultados têm o potencial de derrubar pressupostos psiquiátricos tradicionais sobre a natureza de ouvir vozes. É crucial para estudar a saúde mental e as experiências humanas, tais como a audição de vozes, utilizar perspectivas diferentes para definir verdadeiramente o que as pessoas estão enfrentando, e não apenas o que pensamos sobre isso (…) Elas têm um diagnóstico particular. Esperamos que tal abordagem possa estimular o desenvolvimento de intervenções clínicas futuras.”

A pesquisa sobre ouvir vozes

Os pesquisadores colheram respostas por meio de um questionário on-line focado na descrição das experiências de 153 correspondentes. A maioria dos entrevistados tinham sido diagnosticados com uma condição psiquiátrica, mas 26 não apresentavam histórico de doença mental. Os participantes eram livres para responder com suas próprias palavras.

A grande maioria dos entrevistados assumiram ouvir várias vozes (81%) com grande espectro de qualidades (70%).

Menos da metade dos participantes relataram ter ouvido vozes puramente auditivas (45%). Descreveram também experiências parecidas com pensamentos e experiências mistas, misturando vozes com pensamentos vívidos associados a determinadas qualidades acústicas. Esta descoberta desafia a ideia de que ouvir vozes é sempre um fenômeno perceptual ou acústico, e pode ter implicações para futuros estudos neurocientíficos sobre o que acontece no cérebro quando as pessoas ouvem vozes.

Outro dado interessante: 66% das pessoas descreveram sensações corporais associadas, como a sensação de calor ou formigamento nas mãos e pés. Vozes com efeitos sobre o corpo eram mais propensas a serem abusivas ou violentas e, em alguns casos, estarem ligadas a experiências traumáticas.

Enquanto medo, estresse, ansiedade e depressão foram frequentemente associados às vozes, 31% dos participantes disseram que também sentiram emoções positivas.

O Dr. Nev Jones, da Universidade de Stanford e co-autor da pesquisa, disse: “Nossos resultados quanto à prevalência e a fenomenologia de vozes não-acústicas são particularmente notáveis. Em geral, essas vozes não significavam simplesmente pensamentos invasivos ou indesejados, mas representavam, assim como as vozes “reais”, “entidades” distintas com suas próprias personalidades e conteúdo. Estes dados também sugerem que precisamos distinguir cautelosamente as percepções imaginárias, como os sons referidos, das percepções ditas reais”.

Seria o segredo compartilhá-las?

Rachel Waddingham é um instrutor e consultor independente, além de administrador da Rede Nacional de Audiência de Vozes e da Sociedade Internacional de Psicologia e Abordagens Sociais das Psicoses. Rachel ouve vozes, refere visões e tem enfrentado de maneira exemplar essas crenças. Confira suas palavras:

“Embora em nossa sociedade as pessoas que ouvem vozes são muitas vezes vistas como “loucas”, eu acredito que as coisas estão mudando. Muitas pessoas estão interessadas em ouvir a voz. Muitas pessoas têm me contado sobre as experiências que tiveram – quer na sua infância, ou como um adulto. E, falando sobre elas, estão começando a desestigmatizar a experiência, abrindo a porta para que outros possam falar abertamente também.”

“Enquanto acreditamos que as vozes sejam sinais de patologia e doença, não faz realmente muito sentido explorar as experiências vividas por uma pessoa. Em vez disso, tenta-se suprimir ou eliminar as vozes, tanto quanto possível. Ouvi-la parece loucura!”

E finaliza: “Cada um de nós é diferente, e ser curioso sobre minhas experiências foi um dos primeiros passos para lidar com elas. Eu gostaria de viver em um mundo onde estivéssemos realmente curiosos sobre as experiências uns dos outros e procurássemos entender ao invés de patologizar. Todos temos uma história e o mundo seria muito mais amável se começássemos a ouvi-las.”

Mais Artigos e Vídeos

Como o cérebro toma decisões
Cognição & Funções Executivas

Como o cérebro toma decisões

07/05/2025
Hipocampo
Neuroanatomia

Hipocampo: conheça a estrutura cerebral que molda nossas memórias

15/04/2025
Microplásticos no cérebro humano
Transtornos & Doenças do Cérebro

Microplásticos: tudo sobre essas partículas que já foram encontradas até no cérebro humano

03/04/2025
FoMO – Fear of Missing Out: será que você está sofrendo com essa síndrome?
Transtornos & Doenças do Cérebro

FoMO – Fear of Missing Out: será que você está sofrendo com essa síndrome?

19/03/2025
Mastigar o lápis, mastigar madeira
Saúde & Alta Performance Cerebral

O hábito de mastigar madeira, morder o lápis e outros objetos duros: como isso pode beneficiar o cérebro?

09/03/2025
detox digital
Tratamento & Reabilitação do Cérebro

Detox digital: como o controle do tempo de tela impacta sua saúde mental e bem-estar

04/03/2025

Comentários 507

  1. Will Oliveira says:
    6 anos atrás

    (91) 982318370

    Responder
  2. Will Oliveira says:
    6 anos atrás

    Boa tarde.
    Recentemente, escutei uma voz falando claramente cmg. Sou ateu. Não acredito em espíritos é etc, mas gostaria de uma ajuda relativa a isso. Não paro de pensar nisso. Entrem em contato. Preciso de ajuda. (91) 982318370 Obrigado

    Responder
  3. Paullo Farias says:
    6 anos atrás

    ‘- boa eu tenho 19 anos e to começando a escutar umas vozes na minha cabeça to me sentindo assustado e nao ta parecendo uma voz legal nao sei se eu to loko ou é psicológico mn eu ja sofri de mais nessa vida agr to ficando loko mds

    Responder
    • Jackie says:
      6 anos atrás

      Eu também ouvi uma voz, só meio uma voz muito rápida; sei lá; de palhaço talvez; e falando muitas horríveis. Me colocando pra baixo sabe… dizendo que eu não valia nada etc

      Responder
  4. Andre says:
    6 anos atrás

    oi eu esculto vozes a mais de 4 anos, já passei por alguns médicos, como psiquiatras e psicologas. No começo eu achava normais as vozes, ate achava que eram amigas, mais com o tempo descobri que quando eu pensava mal de uma seta pessoa, eu começava a fica aperreado, com muita dor de cabeça. Com o tempo tive que me acostuma a não pensa mal sobre qualquer pessoa, com isso percebo que agora as vozes me botam contra as pessoas de proposito, como por exemplo dizer que uma pessoa é feia ou goda, como se as vozes mais quisessem bota as pessoas contra mim, a momentos que consigo me controla a não pensa nisso, a vezes que não, o resultado é que eu começo a fica aperreado, com dores de cabeça e coisas desses tipos. Então eu tento sempre pensa positivo sobre as pessoas, não tendo pensamentos ruins. Vi em uma site que as emoções falam mais auto que as palavras, como por exemplo se você fala uma mentira as vozes do mal vão saber, se você esta alegre sobre algo, mesmo que você queira engana as vozes, elas vão saber a verdade devido as emoções. Uma coisa impontante é que a violência não vai resolver seus problema só vai piorá-los. Caso você ache que seja cupa de alguém. Família é Família. La fora minguem esta preocupado com você, somente sua família se preocupa com você. Então não culpe sua família, se você acha que esculta vozes por causa de alguém sua família ou se sua mãe ou pai não entende você.

    Responder
    • AUTO DIDATA says:
      6 anos atrás

      ANDRE JÁ PROCUROU UM CENTRO ESPÍRITA DE KARDEC ?JÁ LEU O LIVRO DOS MÉDIUNS .PARA PSIQUIATRIA OUVI VOZ É ALUCINAÇÃO EM CERTOS CASOS É MAIS NEM TODOS PROCURE AJUDA DE UM BOM PSIQUIATRA CID:10 F20.8 ESQUIZOFRENIA OUTRAS QUE ELE VAI DIZER , VOCÊ VER PESSOAS FANTASMA CID 10 20.9 NÃO ESPECIFICADO SE SE PASSAR VITAMINAS PARA A MENTE EM REMÉDIOS TOME NAS HORAS CERTAS E PROCURE UM MÉDICO PSIQUIATRA PARANORMAL OU UM COM MENOS EXPERIENCIA SE TEVE UM SURTO OU MAIS PSIQUIATRA COM PSICOLOGIA. DR. AUTO DIDATA ANÔNIMO PROCURE AJUDA E TOME OS MINERAIS QUE ESTABILIZA A CRISE ! AGORA ME DIGA? O QUÊ PASSA NA SUA MENTE ? TEM VONTADE MATAR GENTE , BRIGAR AUTO DIZER TERRORISTA SEM SER ! O QUE PASSA NA SUA MENTE ? PERTUBAÇÕES ASSISTE MUITO FILME DE TERROR? TEM PESADELOS DELIRANTES PROCURE UM PADRE EXORCISTA SE TIVE NORMAL PSIQUIATRA E TOMAR REMÉDIOS QUE TE FAZ DORMIR SONO FORTE SE ALIMENTE BEM E SEJA FELIZ! ESPERO TER AJUDADO PROCURE MÉDICO!

      Responder
  5. Wagner says:
    6 anos atrás

    Cara eu estou querendo me livrar dessas vozes na minha cabeça e até cativa o meu canal audititivo é tão forte que fica um bérro na minha cabeça todo o instantante alguém me ajuda se a desaloja essa voz na minha cabeça. Meu Whatsapp: (21)992228766 .

    Responder
  6. joao carlos dias de andrade says:
    6 anos atrás

    Olá! me chamo joão, e atualmente estou morando em uma cidade que não é a minha de origem. moro só em uma casa muito grande nada anormal mas ontem, dia 25/07/2019, as 22: 37, eu estava conversando com uma amiga pelo whatsapp e ao mandar um áudio pra ela, observei que tinha outras voz no mesmo, claramente e dizia: “vc acha?¨estou sem entender nada. alguém pode me explicar? tenho o áudio e posso envia pra tirar conclusões. obrigado!

    Responder
  7. Vinicius says:
    6 anos atrás

    Todos temos uma história e o mundo seria muito mais amável se começássemos a ouvi-las. Verdade

    Responder
  8. Yaska says:
    6 anos atrás

    Olá, uma vez eu ouvir.
    Porém, eu ouvir só uma vez..
    Bem, eu estava na casa dos meus avos, e estava deitada na rede, pronta pra dormir. Numa noite totalmente escura, eu comecei a ouvir vozes. Era varias vozes, varias.. Parecia uma reza dentro da minha cabeça. Quando abrir os olhos, ouvir novamente.. E então eu comecei a sentir muito medo.. Sentir tanto, que perguntei a uma pessoa que estava do meu lado, se essa pessoa conseguia ouvir também. Essa pessoa no qual eu não faço ideia quem era, mas eu sugiro que era minha mãe. Disse que também não tava ouvindo. Eu aguniada com aquelas vozes, comecei a rezar, e rezar.. E as imagens de fantasmas vinha em minha mente.. rezei de olhos abertos virado para a rede, mas mesmo assim, mesmo assim eu conseguia ver as imagens, e as vozes.. E então eu peguei no sono. No outro dia, eu não ouvi mais.. E então, nunca mais ouvir.. Meu irmão, o mais velho, no mesmo lugar onde eu havia dormido, nesse dia, ele estava comigo, e ele ouviu sozin também. E eu não, e eu disse para ele que era so a imaginação, e o certo é pensar em Deus, chamar por ele varias e varias vezes, que o sono bate na hora, e essas vozes vão embora.
    Queria sbr que experiencia foi essa que eu tive, e meu irmão também teeve?

    Responder
    • Mauricio says:
      6 anos atrás

      Seu caso e bem peculiar, quase igual o meu tabem. Eu ja estou num nivel alto, eu ouço vozes de dia e de noite. Nao consigo dormir direito, as vozes sao de vizinhos, eu me sinto o centro da terra, como se as pessoas tivessem conspirando contra min, procurei muito por Deus nos ultimos dias, meu pasro disse pro manerar para nao virar fatico religioso, neste exato momento estou ouvindo vozes é assustador.

      Responder
  9. Ana carolina says:
    6 anos atrás

    oi eu tenho um coelho e hj 21/03/2019 as 06;40 +ou- eu fui ver se ele tinha comida e quando eu entrei no quarto que ele fica ele vei para cima de mim e quando ele foi para cima de mim eu tentei pegar ele ai ele desviou e quando eu olhei para ele o meu coelho falou MERDA fiquei paralisada por uns segundos e depois fui correndo para o quarto do meu irmão e contei tudo meu irmão falou que era minha imaginação e ainda conferiu se eu estou com febre mas eu não estou e depois mandei mensagem para minha mãe e falei tudo mas ela falou que e minha imaginação mas eu sei que não e agr eu to com medo do meu proprio coelho

    Responder
    • Cadu says:
      6 anos atrás

      Tenta conversar com ele hhsushushushsu fala sobre as cenouras em ofertas no mercado ou sobre a pascoa que esta chegando rsr

      Responder
    • Helena de araujo santana says:
      6 anos atrás

      Ola eu esculto vozes direto e consigo intender tudo que esculto

      Responder
      • Douglas says:
        6 anos atrás

        É vc que fala com as vozes! Gostaria de saber se tem algum motivo para começar as vozes, tem muitas pessoas que escutou e não escuta mais.

        Responder
    • Gil Costa says:
      6 anos atrás

      Quero

      Responder
    • Jaime Pereira Possidônio says:
      6 anos atrás

      Edinamar, Concordo contigo. Principalmente, em destaque, vozes VIVAS projetadas espiritualmente com a finalidade de ATORMENTAR, PERTURBAR e HUMILHAR.

      Responder
      • Jaime says:
        6 anos atrás

        Tenho um amigo que comentou o que disse acima sobre o caso. Ele comentou também que o caso estaria ligado ao EGO cheio de escorias, muita sujeira astral.

        Responder
      • ...... says:
        6 anos atrás

        Olá. Eu na grade maioria das vezes, quase todos os dias, escuto as vozes a noite. Sempre falando pra eu fazer coisas ruins. Tenho medo do que eu escuto. Às vezes acho que estou louca, outras vezes penso que são espíritos ruins me atazanando. Eu preciso de ajuda!

        Responder
      • val says:
        6 anos atrás

        meu cachorro tamb fala rss e normal

        Responder
      • nadia says:
        6 anos atrás

        então meu amigo nos ajude pq ouço a 2 anos e rodos os dias,agora sinto tamb um tipo de energia magnética em volta do meu pescoço e peito talvez um tipo de radiação não sei explicar e muitas vezes eles me deixam em tende ou me paralisam tomam conta do meu celebro pensamentos etc só pode ser arma psicotronica entre em contato 35998100586

        Responder
      • nadia says:
        6 anos atrás

        isso começou comigo tamb a 2 anos no princípio ouvia vozes de pessoas que conheço pessoas vivas,não se preocupe não de ouvidos a essas vozes étudo coisa do governo
        pesquise mkultra

        Responder
      • nadia says:
        6 anos atrás

        sim quando ouvimos vozes e o coracaobdispara são as armas psico

        Responder
      • nadia says:
        6 anos atrás

        pesquise no ultra

        Responder
      • nadia says:
        6 anos atrás

        comigo foi o mesmo q com vc …no momento e uma tortura depois q para o transe vc reflete melhor e vê que tudo éum tipo de choque psicológico ou uma forma de nos judiar msm fazer agente ficar com medo entrar em parafuso
        tido armas psicotrópicas governo ml ultra

        Responder
        • yea says:
          6 anos atrás

          mais por outro lado tamb acabam ajudando …eu era viciada embdrogas me ajudaram MT as vezes ainda curto alguma coisa mais eles me torturam aí desisto

          Responder
    • Yaska says:
      6 anos atrás

      dsclp kkkkkkk, mas eu rir kkkkkkkkkkk, tipo o coelho falar ”merda” kkkkkkkkkkkk

      Responder
    • Vini says:
      6 anos atrás
      Responder
    • Ananda says:
      5 anos atrás

      Explica isso aí.

      Responder
    • Ananda says:
      5 anos atrás

      Obrigada! Eu sabia que tinha coisa a ver com o governo oculto do mundo. Muito obrigada pelo seu comentário. Entrarei é pesquisarei.

      Responder
    • Gui says:
      5 anos atrás

      Tadinho fica com medo dele não rsrs, o meu coelho também já fez coisas estranhas, uma vez começou a bater as patas traseiras para mim, coisa que ele não faz eu olhei para ver se tinha alguma cobra ou animal ameaçando ele, aí ele correu no porão e pegou uma barra de ferro e levou e colocou no meu pé, eu fiquei com muito medo, parecia que tava me avisando de algo. E eu tinha que sair aquela noite, levei arma de choque, faca, canivete pra rua mas não deu nada, mesmo assim fiquei com medo rsrs. Os coelhinhos atacam mesmo quando querem carinho, comida, o emu já machucou meu pé por causa de carinho, fica tranquila deve ser conhecidencia

      Responder
  10. Gabrielly says:
    6 anos atrás

    Olá, eu ouço vozes só de noite. Eu não entendo o que elas dizem, mas são vozes de pessoas conhecidas. Eu me concentro e ignoro elas, aí tudo volta ao normal. O que será que é? Você pode me ajudar?

    Responder
    • Denise says:
      5 anos atrás

      Tem whatsap para falar com você

      Responder
    • Denise says:
      5 anos atrás

      Sinto a mesma coisa que você elas me batem e me tocam

      Responder
Anterior
Próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Dormir bem: 10 dicas simples para ter um sono reparador

Dormir bem: 10 dicas simples para ter um sono reparador

30/04/2024
Exaustão e esgotamento emocional no trabalho? Isso pode ter nome: Síndrome de Burnout

Exaustão e esgotamento emocional no trabalho? Isso pode ter nome: Síndrome de Burnout

30/04/2024
Técnicas de memorização e aprendizagem

3 técnicas de memorização e aprendizagem baseadas na neurociência

08/01/2025
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?