As alucinações auditivas são muito mais comuns do que se pensa e, nem sempre, representam doença psiquiátrica. Ouvir vozes muitas vezes causa medo e angústia, mas nem sempre, como é possível observar em alguns relatos.
Você ouve vozes? Como elas são? Será que está ficando “louco”? Confira alguns dos maiores e mais detalhados estudos já realizados sobre essas experiências, conhecidas como alucinações auditivas.
Vozes “nas cabeças” das pessoas são muito mais variadas e complexas do que se pensa, de acordo com pesquisa realizada pelas universidades de Durham e Stanford, publicada recentemente no The Lancet Psiquiatria.
Descobriu-se que a maioria dos ouvintes relatam múltiplas experiências com inúmeros tipos vozes. Muitos chegam a sofrer efeitos físicos em seus organismos. O estudo também confirmou que tanto pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos relatam experiências do tipo. Os resultados questionam algumas das suposições atuais sobre a natureza das alucinações e sugerem que há uma variação maior na forma como são experimentadas do que até então se acreditava. Os investigadores dizem que esta variação remete possivelmente à necessidade de diferentes tipos de terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) adaptada voltada para sub-tipos distintos de voz ou padrões de audição.
Atuais abordagens incluem medicação, TCC, técnicas de diálogo de voz e outras formas de terapia e auto-ajuda.
Alucinações auditivas além da esquizofrenia
Alucinações auditivas são uma característica comum de muitos transtornos psiquiátricos, como psicose, esquizofrenia e transtorno bipolar. Mas, como vimos, também são experimentadas por pessoas sem condições psiquiátricas. Estima-se que entre 5 e 15% dos adultos experimentarão alucinações auditivas alguma vez na vida.
Este é um dos primeiros estudos a lançar luz sobre a natureza desse tipo de alucinação dentro e fora do contexto da esquizofrenia, incluindo também muitos outros diagnósticos de saúde mental.
A pesquisadora chefe, Angela Mata, do Centro de Humanidades Médicas da Universidade de Durham, enfatiza: “Nossos resultados têm o potencial de derrubar pressupostos psiquiátricos tradicionais sobre a natureza de ouvir vozes. É crucial para estudar a saúde mental e as experiências humanas, tais como a audição de vozes, utilizar perspectivas diferentes para definir verdadeiramente o que as pessoas estão enfrentando, e não apenas o que pensamos sobre isso (…) Elas têm um diagnóstico particular. Esperamos que tal abordagem possa estimular o desenvolvimento de intervenções clínicas futuras.”
A pesquisa sobre ouvir vozes
Os pesquisadores colheram respostas por meio de um questionário on-line focado na descrição das experiências de 153 correspondentes. A maioria dos entrevistados tinham sido diagnosticados com uma condição psiquiátrica, mas 26 não apresentavam histórico de doença mental. Os participantes eram livres para responder com suas próprias palavras.
A grande maioria dos entrevistados assumiram ouvir várias vozes (81%) com grande espectro de qualidades (70%).
Menos da metade dos participantes relataram ter ouvido vozes puramente auditivas (45%). Descreveram também experiências parecidas com pensamentos e experiências mistas, misturando vozes com pensamentos vívidos associados a determinadas qualidades acústicas. Esta descoberta desafia a ideia de que ouvir vozes é sempre um fenômeno perceptual ou acústico, e pode ter implicações para futuros estudos neurocientíficos sobre o que acontece no cérebro quando as pessoas ouvem vozes.
Outro dado interessante: 66% das pessoas descreveram sensações corporais associadas, como a sensação de calor ou formigamento nas mãos e pés. Vozes com efeitos sobre o corpo eram mais propensas a serem abusivas ou violentas e, em alguns casos, estarem ligadas a experiências traumáticas.
Enquanto medo, estresse, ansiedade e depressão foram frequentemente associados às vozes, 31% dos participantes disseram que também sentiram emoções positivas.
O Dr. Nev Jones, da Universidade de Stanford e co-autor da pesquisa, disse: “Nossos resultados quanto à prevalência e a fenomenologia de vozes não-acústicas são particularmente notáveis. Em geral, essas vozes não significavam simplesmente pensamentos invasivos ou indesejados, mas representavam, assim como as vozes “reais”, “entidades” distintas com suas próprias personalidades e conteúdo. Estes dados também sugerem que precisamos distinguir cautelosamente as percepções imaginárias, como os sons referidos, das percepções ditas reais”.
Seria o segredo compartilhá-las?
Rachel Waddingham é um instrutor e consultor independente, além de administrador da Rede Nacional de Audiência de Vozes e da Sociedade Internacional de Psicologia e Abordagens Sociais das Psicoses. Rachel ouve vozes, refere visões e tem enfrentado de maneira exemplar essas crenças. Confira suas palavras:
“Embora em nossa sociedade as pessoas que ouvem vozes são muitas vezes vistas como “loucas”, eu acredito que as coisas estão mudando. Muitas pessoas estão interessadas em ouvir a voz. Muitas pessoas têm me contado sobre as experiências que tiveram – quer na sua infância, ou como um adulto. E, falando sobre elas, estão começando a desestigmatizar a experiência, abrindo a porta para que outros possam falar abertamente também.”
“Enquanto acreditamos que as vozes sejam sinais de patologia e doença, não faz realmente muito sentido explorar as experiências vividas por uma pessoa. Em vez disso, tenta-se suprimir ou eliminar as vozes, tanto quanto possível. Ouvi-la parece loucura!”
E finaliza: “Cada um de nós é diferente, e ser curioso sobre minhas experiências foi um dos primeiros passos para lidar com elas. Eu gostaria de viver em um mundo onde estivéssemos realmente curiosos sobre as experiências uns dos outros e procurássemos entender ao invés de patologizar. Todos temos uma história e o mundo seria muito mais amável se começássemos a ouvi-las.”
Boa tarde, eu ouço vozes mas sei que é um problema da minha cabeça, não tem nada a ver com espiritualidade é um problema mental devido a traumas vividos, o ruim é que isso acontece de repente, vem do nada e na primeira vez nos assustamos pois parece que estamos sendo monitorados aí caímos nas mãos dos psiquiatras e dos remédios que nos são receitados, e os mesmos começam a prejudicar a saúde, mas quando tomamos consciência de que é um problema mental, conseguimos ter domínio porém se não nos conscientizarmos, vamos definhar até ficar totalmente dependentes, onde vem as tentativas de se matar e outros.
V2k voz intracraniana pesquisem vão ver que existem pessoas reais por trás disso e não se sinta culpado se vc não cometeu crime algum ou sinta que tem algo de errado todo ser humano tem defeitos e essas pessoas acusam e tentam deixa outras deprimidas ou violentas, procure sobre o assunto e leia tente procurar se distrair não deixe que afetem vc. Eu sofro com isso também e também não sei as vezes o que fazer mas sei que não vou deixar eles vencerem, estou desempregada e passando dificuldades mas nem por isso eu penso em me matar , seja forte.
Pesquise sobre V2k isso são pessoas reais cometendo crime . Pesquisa e vc vai entender essa tecnologia consegue ler seus pensamentos e manipular sentimentos te deixar com medo e sensações que não são reais e também podem adoecer vc. Pesquisa meu Facebook Sabrina Filhota Pinheiro Lorenn
Sofro com vozes o dia inteiro, sofri com isso é tenho certeza que é espiritual
Nossa, eu não sofro com as minhas, trato mais ou menos como se fossem irmãos kkkkk as vezes chatos e grosseiros e as vezes divertidos, variam bastante, como pessoas normais. Bom, gosto delas enfim
Eu ouço vozes, mas smp quando estou sozinha em meu quarto, parece que a casa está cheia, mas na verdade elas vem da minha cabeça… Isso é muito estranho
Amigo comigo também acontece essas coisas aí , eu mando eles calarem a boca que está me enchendo o saco ! Daí eles param .
Bom, já faz algum tempo que percebo, mesmo antes de dormir, que vou ter uma catalepsia, geralmente acontece quando estou um pouco mais cansada que o normal…
O que acontece é que nessas vezes que percebo que vou ter catalepsia, começo a captar frases ou palavras sem nexo algum… eu as ouço diretamente em minha mente… sempre são frases ou palavras sem sentido algum… por exemplo já ouvi coisas como: ” – onde está meu liquidificador?” rsrs
Aaah e eu as ouço sempre quando estou ACORDADA, sempre acontece quando estou deitada e me relaxando para dormir, e quando sinto que vou ter uma catalepsia, mas, repetindo, sempre ouço essas frases quando esto bem acordada e bem relaxada, portanto descarto a possibilidade de delírios. A minha dúvida é saber o que são essas vozes já que não estou nem um pouco delirando ou tendo variações de consciência e ainda me encontro acordada. Também gostaria de saber se vocês também já presenciaram esse mesmo fenômeno. Obrigada.
Hey, LIna.
De todos os comentários aqui, o seu foi o que chegou mais perto do que ocorre comigo também.
Isso ocorre há bastante tempo, mas não todos os dias. Passo até meses sem que ocorra essa situação. Enfim…
As primeiras vezes que percebi algo “não comum” foi com uns 13/14 anos. Sempre ocorria no final da noite. Mas eu nunca cheguei a “ouvir” de verdade, tipo como se tivessem pessoas no mesmo ambiente que eu. Sempre “ouvi” vozes DENTRO da minha cabeça. Em nenhuma dessas vezes, as vozes eram causa de pavor ou medo fora do normal.
Hoje tenho 20 anos, faço uso de um medicamento pra Ansiedade e Depressão (falei só pra fins de curiosidade) e passo grandes períodos sem ouvir tais coisas. Mas hoje por exemplo aconteceu novamente.
São várias “vozes” de uma só vez dentro da cabeça, como se juntasse semanas, dias e fosse passando tudo de uma vez no cérebro. Geralmente eu começo a “dialogar” com esses pensamentos e começo a falar sozinho, coisas nada a ver tipo “ahh o céu azul, a árvore verde. O carro amarelo” (sempre lúcido, sabe? Mas falando em voz alta, como se fosse pra conversar comigo mesmo. Ou com meus pensamentos.) É isto.
Escuto vozes tbem. Vai fazer 9 anos que Escuto. Vozes me ameaçando e dizendo que contrataram assassinos pra me matar. Tenho medo de sair na rua. Sonho que estou recebendo facadas. Sinto o gosto de sangue na boca. Sonho que estou recebendo tiros. Quando saiu na rua parece que as pessoas estão falando coisas pra mim. Tomo risperidona 2 MG. Mas não está adiantando. De dia elas minimizam mas a partir das 18:00 elas ficam mais fortes e altas. Meu zap038991822563. Me coloquem no grupo. Preciso de ajuda.
Pesquise sobre V2k isso são pessoas reais cometendo crime . Pesquisa e vc vai entender essa tecnologia consegue ler seus pensamentos e manipular sentimentos te deixar com medo e sensações que não são reais e também podem adoecer vc. Pesquisa meu Facebook Sabrina Filhota Pinheiro Lorenn
Eu também ouço vozes, sem nexo como se algumas pessoas estavam conversando entre si.
Olá.
Eu passo por algo muito estranho desde 2017. Ouço vozes todos os dias, desde quando eu acordo, até na hora em que vou dormir, tomo todas as noites um remédio chamado Rispiridona (de 3mg). Ele fez efeito em mim por pouco tempo, eu continuo tomando-o, mas as vozes ainda não cessaram por completo.
As vozes variam de uma voz feminina, para masculina.
Essas vozes não pedem que eu me mate ou mate alguém, porém, elas me xingam, de todo quanto é nome ruim, de todos os pejorativos possíveis. As vezes elas riem e outras vezes me elogiam (mas são poucas vezes, a maioria das vezes é apenas xingamentos).
Eu sempre tentei manter o auto controle, mesmo que isso me magoe muito, pois sempre fui uma pessoa que andou nos trilhos (mesmo tendo errado algumas vezes na vida). Eu tenho 26 anos e com isso tudo que vem acontecendo comigo, eu também ouço as coisas distorcidas, não sei bem explicar porque isso acontece e como acontece, as vezes tenho que ouvir uma determinada coisa mais de uma vez pra tentar entender o que ouvi e não, não possuo problemas auditivos, apenas sofro com essa distorção e essas vozes horriveis!
Eu não sei mais o que fazer, não sei se eu me conformo e vivo assim o resto da vida com risco de ter demência na velhice ou aumento a minha medicação e torço pra não ouvir mais nada :/
Não sei mais o que é real ou o que não é.
Também sofro com isso tem whatsap
As vozes não podem ferir ou machucar, na sua idade é sempre melhor conversar com as pessoas a quem você tem mais afinidade dentro da sua família, todos devemos procurar ajuda espiritual e de médicos que posam diagnosticar nossos problemas, não fique só e não tema. Deus está sempre com você basta acreditar e orar tenha fé tudo se resolve na vida. Só não dê razão ao silêncio.
Prece
Deus de infinita bondade peço que me ajude
nesse momento de aflição, acalma minha dor,
Meus pensamentos e meu coração
Nada temerei se comigo está
dai-me força para que eu possa
enfrentar todas as diversidades e maldades
que me adormentam, rogo-te senhor
Me dê a luz necessária e alivio
para que a maldade que me atormenta possa cessar
procurarei em tuas palavras o conforto de minha alma
para que possa comigo estar.
Eu ando muito atribulada pois estou separada do meu marido e tenho ouvido vozes dentro da minha cabeça quando acordo ou quando vou dormir. Uma delas foi uma frase quando acordei que dizia assim “deixa o pássaro de voar alto se pretende ser só?” Me senti bem mas depois fiquei muito assustada pois comecei a achar q foi Deus falando q quer q eu seja só e não volte pro meu marido. Estou muito mal com td isso. Tenho 40 anos e não quero ser sozinha. Socorro!
Oi meu nome e Clara eu tenho 14 anos e não para de ouvir vozes eu escuto um homem pedindo para eu me matar ele não para prfv eu não posso contar isso para minha família prfv me ajuda prfv
Clara, você tem que falar pra sua família, Urgente!!!
Você tem que ser levada a um psiquiatra, Urgente!!!
Comece logo um tratamento, antes que piore.
Corra ainda dá tempo!
Não tenha medo.
Você está tendo um surto psicótico.
Busque ajuda, por favor.
Eu tenho 13 anos eu fico ouvindo vozes e uma vez ou outra mas eu ouço já aconteceu comigo 6 vezes e sempre e a voz de uma mulher