Este artigo é dedicado a outras células também presentes no sistema nervoso, dotadas de uma gama enorme de funções, sem as quais a funcionalidade neuronal estaria prejudicada. Estas células são os astrócitos.
No tecido nervoso normal, ocorrem dois tipos: os astrócitos protoplasmáticos e os fibrosos. Enquanto os protoplasmáticos predominam na substância cinzenta, os fibrosos ocorrem principalmente na substância branca. Aqueles têm prolongamentos mais numerosos, curtos, delicados e ramificados em relação a estes. Ambos apresentam muitos prolongamentos que terminam em vasos sanguíneos por uma expansão à maneira de trombeta, o pé sugador (nome consagrado pelo uso, porém equivocado, pois os astrócitos não sugam vasos).
Assinatura Meu Cérebro
Acesse nosso conteúdo exclusivo.Artigos toda semana sobre o cérebro, neurociências e comportamento humano.
Garanta também sua inscrição no Congresso Meu Cérebro 2024.
Por apenas R$24,90 mensais.
Eu achei interessante demais! Obrigada pelo artigo, como sempre, super bem escrito.
Só um ponto, é algo pessoal por uma forma minha de aprendizado, mas como sou visual, senti falta de figuras no decorrer do texto para uma melhor compreensão – o que me levou a aprofundar mais buscando em outros meios, e entrar nas referências mencionadas. Abraço!!
Olá Maria Fernanda! Obrigado pelo feedback! Sim, gradativamente iremos evoluir as publicações, inclusive atualizando as antigas quanto ao conteúdo, referências e inserções visuais!