...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Mulheres na ciência: três estudiosas da mente à frente do seu tempo

Leonardo Faria por Leonardo Faria
30/04/2024
em Todos os artigos
A A
1617

Entender a mente, avançar nos estudos sobre o cérebro, compreender o ser humano. Essas foram motivações de mulheres que contribuíram para avanços na área da Psicologia e Psiquiatria. Algumas delas fizeram isso em momentos em que fazer ciência ou medicina era considerada “coisa só para homem”. Muitas vezes, eram minoria entre os médicos nas universidades. 
Conheça três exemplos de mulheres na ciência, especificamente da neurociência, que revolucionaram quando o assunto é compreender como funciona o cérebro humano.

Nise da Silveira (1905-1999)

Ela nasceu em Alagoas e marcou a história da medicina no Brasil. Lutou contra tratamentos agressivos na psiquiatria, como eletrochoque e lobotomia. Em vez de rigidez ou agressividade, oferecia aos pacientes a arte. Criou, em 1946, a Seção de Terapêutica Ocupacional, no Centro Psiquiátrico Nacional, que fica no Rio de Janeiro. Como resultado, nasceu, em 1952, o Museu de Imagens do Inconsciente, para expor pinturas e modelagens.
Atualmente, o museu conta com mais de 350 mil obras e tem “a maior e mais diferenciada coleção do gênero no mundo”, segundo o site oficial. Algumas obras são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico.
Antes de tudo isso, Nise da Silveira formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1931, e foi a única mulher a se graduar na turma, junto a 157 homens. Além de utilizar a arte, via, na interação entre pacientes e animais, algo benéfico e os incentivava a interagir com gatos e cachorros.
Em 1934, a psiquiatra foi presa e permaneceu na cadeia por dois anos, durante o Estado Novo, acusada de se envolver com o comunismo. No presídio, conheceu o escritor Graciliano Ramos, que, inclusive, a citou no livro Memórias do Cárcere:
“Lamentei ver a minha conterrânea fora do mundo, longe da profissão, do hospital, dos seus queridos loucos. Sabia-se culta e boa. Rachel de Queiroz me afirmara a grandeza moral daquela pessoinha tímida, sempre a esquivar-se, a reduzir-se, como a escusar-se a tomar espaço”.
Em 1956, Nice fundou a Casa Das Palmeiras: instituição que ia contra a ideia de que um hospital psiquiátrico deveria ser semelhante a prisões. Ela era adepta a tratamentos humanizados e a Casa Das Palmeiras foi pioneira ao elaborar um projeto para rever os manicômios no país. E  tem mais. Em 1957, foi convidada pelo psiquiatra Carl Gustav Jung a estudar com ele, por um ano, na Suíça. Quando retornou ao Brasil, criou o Grupo de Estudos C. G. Jung, no Rio de Janeiro, em 1958.
#Dica: Parte da história de Nise é retratada no filme nacional “Nise – O coração da loucura”, lançado em 2016. Quem interpreta a psiquiatra é a atriz Glória Pires, e o longa está disponível na plataforma de streaming Netflix.

Anna Freud (1895-1982)

Anna FreudO sobrenome Freud é facilmente associado à psicologia, certo? Mais especificamente, à Sigmund Freud, conhecido como o pai da psicanálise. No entanto, o sobrenome também pertence à Anna, filha caçula de Sigmund, que marcou a trajetória da psicologia infantil.
Anna seguiu os estudos do pai em torno da psicanálise, focando no atendimento a crianças. No entanto, à medida que atendia, observava que os sintomas infantis não eram como os de adultos, tampouco as técnicas de terapia deveriam ser.
Ela é considerada pioneira na psicanálise infantil. Buscava aliar a psicanálise à pedagogia nos trabalhos sobre ego e mecanismos de defesa. Em um de seus discursos, afirmou o seguinte: “E tudo o que vivi poderia ser resumido em uma só frase: passei a vida entre crianças“.
Anna Freud questionava teorias de que disciplinas rígidas eram positivas para o desenvolvimento saudável das crianças. Tratava de neuroses infantis por meio de brincadeiras e interpretando os sonhos das crianças. Essa é uma contribuição para a terapia infantil nos dias de hoje.

Leta Stetter Hollingworth (1886-1939)

Ela é um nome de destaque na área de Psicologia das Mulheres, nascida nos Estados Unidos. Na época em que atuava, era aceito por grande parte da sociedade que, durante o período menstrual, as mulheres eram mentalmente incapazes e que sua capacidade intelectual regredia. Isso refletia no mercado de trabalho: se os empregadores concordassem com essa ideia, evitariam contratar mulheres. Leta testou essas hipóteses empiricamente e confirmou que o desempenho das mulheres em tarefas cognitivas, perceptivas e motoras foi semelhante ao dos homens – inclusive no período menstrual.
Outra ideia refutada pela psicóloga foi a de que o grupo de homens teria muito mais variabilidade e que as mulheres eram mais similares entre si. Isso significaria que os homens teriam uma gama maior de talentos e defeitos. Em um estudo, ela então analisou 1000 recém nascidos meninos e 1000 recém nascidas mulheres e não encontrou maior variabilidade genética nos bebês do sexo masculino.
Uma das maiores mulheres na ciência de todos os tempos, Leta desenvolveu também trabalhos nas área de inteligência e crianças superdotadas e publicou livros como “The Psychology of the Adolescent (1928) e Children Above 180 IQ Stanford-Binet: Origin and Development (1942).
Essas são apenas algumas entre várias mulheres na ciência que fizeram e fazem história, e que não mediram esforços para conquistar seus espaços. Você também é cientista? Uma profissional do cérebro? Compartilhe conosco a sua história!

Mais Artigos e Vídeos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado
Todos os artigos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado

11/02/2025
Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental
Todos os artigos

Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental

30/04/2024
Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos
Todos os artigos

Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos

04/05/2024
Certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista…
Todos os artigos

Certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista…

30/04/2024
Agora você pode encontrar suas memórias perdidas
Todos os artigos

Agora você pode encontrar suas memórias perdidas

30/04/2024
Sinais elétricos e lesões na medula espinhal: nova pesquisa
Todos os artigos

Sinais elétricos e lesões na medula espinhal: nova pesquisa

30/04/2024

Comentários 1.617

  1. karniz motorizovannii_xqot says:
    4 dias atrás

    электрокарниз двухрядный цена [url=karniz-motorizovannyj77.ru]karniz-motorizovannyj77.ru[/url] .

    Responder
  2. 1win_kyel says:
    4 dias atrás

    приложение 1win ставки на спорт [url=http://1win1136.ru/]http://1win1136.ru/[/url]

    Responder
  3. sportbets_chot says:
    4 dias atrás

    sportbets [url=www.sportbets14.ru/]www.sportbets14.ru/[/url] .

    Responder
  4. Sazrkmb says:
    4 dias atrás

    Заказать документ о получении высшего образования вы можете у нас в Москве. Приобрести диплом университета по доступной цене вы сможете, обращаясь к проверенной специализированной фирме. [url=http://fullyhotchillygirl.copiny.com/question/details/id/1104987/]fullyhotchillygirl.copiny.com/question/details/id/1104987[/url]

    Responder
  5. kashpo napolnoe_hjpn says:
    4 dias atrás

    цветочный горшок для напольных цветов [url=www.kashpo-napolnoe-spb.ru/]www.kashpo-napolnoe-spb.ru/[/url] .

    Responder
  6. iflow_lusa says:
    4 dias atrás

    iflow камеры [url=https://citadel-trade.ru/]citadel-trade.ru[/url] .

    Responder
  7. sportbets_comr says:
    4 dias atrás

    sportbets [url=www.sportbets15.ru/]www.sportbets15.ru/[/url] .

    Responder
Próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Mulheres são mais propensas a desenvolver a doença de Alzheimer?

Mulheres são mais propensas a desenvolver a doença de Alzheimer?

10/01/2024
Por que as mulheres têm uma tendência maior à ansiedade e depressão? Uma evidência neurológica

Por que as mulheres têm uma tendência maior à ansiedade e depressão? Uma evidência neurológica

30/04/2024
O papel das dietas cetogênicas no tratamento das doenças neurológicas, principais efeitos adversos e como evitá-los

O papel das dietas cetogênicas no tratamento das doenças neurológicas, principais efeitos adversos e como evitá-los

25/02/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?