As alucinações auditivas são muito mais comuns do que se pensa e, nem sempre, representam doença psiquiátrica. Ouvir vozes muitas vezes causa medo e angústia, mas nem sempre, como é possível observar em alguns relatos.
Você ouve vozes? Como elas são? Será que está ficando “louco”? Confira alguns dos maiores e mais detalhados estudos já realizados sobre essas experiências, conhecidas como alucinações auditivas.
Vozes “nas cabeças” das pessoas são muito mais variadas e complexas do que se pensa, de acordo com pesquisa realizada pelas universidades de Durham e Stanford, publicada recentemente no The Lancet Psiquiatria.
Descobriu-se que a maioria dos ouvintes relatam múltiplas experiências com inúmeros tipos vozes. Muitos chegam a sofrer efeitos físicos em seus organismos. O estudo também confirmou que tanto pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos relatam experiências do tipo. Os resultados questionam algumas das suposições atuais sobre a natureza das alucinações e sugerem que há uma variação maior na forma como são experimentadas do que até então se acreditava. Os investigadores dizem que esta variação remete possivelmente à necessidade de diferentes tipos de terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) adaptada voltada para sub-tipos distintos de voz ou padrões de audição.
Atuais abordagens incluem medicação, TCC, técnicas de diálogo de voz e outras formas de terapia e auto-ajuda.
Alucinações auditivas além da esquizofrenia
Alucinações auditivas são uma característica comum de muitos transtornos psiquiátricos, como psicose, esquizofrenia e transtorno bipolar. Mas, como vimos, também são experimentadas por pessoas sem condições psiquiátricas. Estima-se que entre 5 e 15% dos adultos experimentarão alucinações auditivas alguma vez na vida.
Este é um dos primeiros estudos a lançar luz sobre a natureza desse tipo de alucinação dentro e fora do contexto da esquizofrenia, incluindo também muitos outros diagnósticos de saúde mental.
A pesquisadora chefe, Angela Mata, do Centro de Humanidades Médicas da Universidade de Durham, enfatiza: “Nossos resultados têm o potencial de derrubar pressupostos psiquiátricos tradicionais sobre a natureza de ouvir vozes. É crucial para estudar a saúde mental e as experiências humanas, tais como a audição de vozes, utilizar perspectivas diferentes para definir verdadeiramente o que as pessoas estão enfrentando, e não apenas o que pensamos sobre isso (…) Elas têm um diagnóstico particular. Esperamos que tal abordagem possa estimular o desenvolvimento de intervenções clínicas futuras.”
A pesquisa sobre ouvir vozes
Os pesquisadores colheram respostas por meio de um questionário on-line focado na descrição das experiências de 153 correspondentes. A maioria dos entrevistados tinham sido diagnosticados com uma condição psiquiátrica, mas 26 não apresentavam histórico de doença mental. Os participantes eram livres para responder com suas próprias palavras.
A grande maioria dos entrevistados assumiram ouvir várias vozes (81%) com grande espectro de qualidades (70%).
Menos da metade dos participantes relataram ter ouvido vozes puramente auditivas (45%). Descreveram também experiências parecidas com pensamentos e experiências mistas, misturando vozes com pensamentos vívidos associados a determinadas qualidades acústicas. Esta descoberta desafia a ideia de que ouvir vozes é sempre um fenômeno perceptual ou acústico, e pode ter implicações para futuros estudos neurocientíficos sobre o que acontece no cérebro quando as pessoas ouvem vozes.
Outro dado interessante: 66% das pessoas descreveram sensações corporais associadas, como a sensação de calor ou formigamento nas mãos e pés. Vozes com efeitos sobre o corpo eram mais propensas a serem abusivas ou violentas e, em alguns casos, estarem ligadas a experiências traumáticas.
Enquanto medo, estresse, ansiedade e depressão foram frequentemente associados às vozes, 31% dos participantes disseram que também sentiram emoções positivas.
O Dr. Nev Jones, da Universidade de Stanford e co-autor da pesquisa, disse: “Nossos resultados quanto à prevalência e a fenomenologia de vozes não-acústicas são particularmente notáveis. Em geral, essas vozes não significavam simplesmente pensamentos invasivos ou indesejados, mas representavam, assim como as vozes “reais”, “entidades” distintas com suas próprias personalidades e conteúdo. Estes dados também sugerem que precisamos distinguir cautelosamente as percepções imaginárias, como os sons referidos, das percepções ditas reais”.
Seria o segredo compartilhá-las?
Rachel Waddingham é um instrutor e consultor independente, além de administrador da Rede Nacional de Audiência de Vozes e da Sociedade Internacional de Psicologia e Abordagens Sociais das Psicoses. Rachel ouve vozes, refere visões e tem enfrentado de maneira exemplar essas crenças. Confira suas palavras:
“Embora em nossa sociedade as pessoas que ouvem vozes são muitas vezes vistas como “loucas”, eu acredito que as coisas estão mudando. Muitas pessoas estão interessadas em ouvir a voz. Muitas pessoas têm me contado sobre as experiências que tiveram – quer na sua infância, ou como um adulto. E, falando sobre elas, estão começando a desestigmatizar a experiência, abrindo a porta para que outros possam falar abertamente também.”
“Enquanto acreditamos que as vozes sejam sinais de patologia e doença, não faz realmente muito sentido explorar as experiências vividas por uma pessoa. Em vez disso, tenta-se suprimir ou eliminar as vozes, tanto quanto possível. Ouvi-la parece loucura!”
E finaliza: “Cada um de nós é diferente, e ser curioso sobre minhas experiências foi um dos primeiros passos para lidar com elas. Eu gostaria de viver em um mundo onde estivéssemos realmente curiosos sobre as experiências uns dos outros e procurássemos entender ao invés de patologizar. Todos temos uma história e o mundo seria muito mais amável se começássemos a ouvi-las.”
Ola gostaria de saber se alguem indentifica o que essas vozes querem dizer pra vc …ja fiz alguns testes com aparelhos de alta qualidade quando estava escutando vozes , tenho studio e gravei o que estava ouvindo naquele momento e depois fui conferir …acho que posso entender ainda estou trabalhando nisso mas ja tenho informacoes …..so chamar …
falou… falou… e nada senti de novidades na materia… o fato é que continuo ouvindo vozes. elas me incomodam, não são “amigas, nem amistosas”. a meu ver faz parte do quadro patológico, porém, poderia-se investigar o porquê, elas me “combatem” tanto. não o vejo no espectro espiritual. de qq forma, procuro solução .
a materia, pra mim, foi superficial, pegou um fraseado aki outro ali, diz-se trazer um renovo para o futuro, mas … para o aki e agora, não me trouxe nda!!!!!
Quanta besteira dita por seguidores de religiões, é triste o quanto vocês diminuem as doenças.
Ué então procura seu médico e seja feliz quando estiver com esse problema,vc não é obrigado a acreditar em nada que vem do mundo espiritual.
Muita besteira é o que vc fala, ao perceber que não tem mente aberta a outros tipos de possibilidades existentes !!
Muitos comentários confusos. Para quem sofre ouvindo vozes acho que deve procurar dois caminhos: o físico e o espiritual. No físico, um psiquiatra para avaliar se não há algum transtorno, mas acho que deve ser algum com a mente “aberta” sobre espiritualidade. No aspecto espiritual a doutrina espirita traz muita luz sobre esses fenômenos, conforme descrito no livro dos espíritos. Eu particularmente vi muito sentido no livro “A fisiologia da Alma”, psicografia do espirito Ramatis. Dependendo do momentos e acontecimentos da viva, o espirito pode passar a captar as comunicações, e depende também de momento especifico do dia.
Achei este forum justamente por pesquisar sobre, porque ouvi essas eventuais “vozes”. Tive panico no ano passado e faço acompanhamento com psiquiatra, e há poucos meses mergulhei na doutrina espirita por achar que não estava melhorando do pânico. Senti que a sensibilidade aflorou. Conforme o livro dos espíritos, conforme a nossa vibração de energia, atraímos espíritos diversos que nos dão sugestão, que sentimos com uma intuição. Em momentos, alguns podem ouvir vozes. Eu ouvi as vozes quando estava em “alpha”, no estágio quase dormindo.
Os espíritos que nos influenciam são diversos, pode ser protetores, amigos ou apenas os inferiores que querem se aproveitar da nossa energia ou se satisfazerem dos prazeres materiais que não possuem mais acesso.
Ao interessados: ramatis.com.br
Tenho visto muitos comentarios de pessoas que relatam ouvir uma voz, para alguns essa voz é como uma amiga e para outros essa voz é maligna. Mas creio que todos os que ouvem essa voz precisam de ajuda, eu também ouço algo parecido mas quanto a mim nao é uma só voz, mas tanto faz, creio que podia se criar um grupo no whatssap para poder se relatar esperiências e se possilvel encontrar uma solução…
Oi o grupo do Whatsapp foi criado ? Quero participar.
Por mais Lucas nos comentários da Internet!
Diana e Julia, não consegui mais responder pelo comentário de vocês.
Me chamem nesse email –> [email protected]
Oi… Tenho 16 anos e tem 2 meses que comecei a ouvir vozes… Alguém que escuta ou já passou por isso poderia me orientar? não sei o que fazer!!!!
Vai na igreja universal lá eles irão te ajudar e te orientar, estas vozes são demônios, procure ajuda agora que está no começo pq vai ser mais fácil se liberta.
Eu estou na luta pra me libertar, não está sendo fácil.
Já faz 7 anos que ouço.
Posso te mandar um email para conversarmos melhor? estou com medo, não consigo dormir a noite
Oi sim
Você também escuta?
[email protected]
o email…. [email protected]
Eu ouço uma voz feminina desde criança. Na escola, na duvida das provas entre A ou B, a voz mandava eu marcar e sempre acertava….Com o tempo, procurava as coisas e nao achava, e a ‘voz’ me dizia onde estava o que procurava…
Minha mãe estava internada….meu filho se preparando pra ir a uma festa….eu ouvi a voz dizer = sua mãe morreu!! E eu falei pro meu filho nao ir a festa…qdo ele pos a mao na maçaneta, o tel. tocou…minha mae tinha falecido….ha 6 anos atras, falei com minha filha no tel as 10 da noite, estava tudo bem e pronto pra festa de 15 anos da filha, etc….as 5 horas da manha, ouvi a voz dela = mãe acorda, eu morri!!!…tomei um susto, cai da cama….rezei…ela estava saudavel, feliz com a festa da filha….as 10 da manha, o meu genro ligou, que ela tinha falecido por ter tomado RIVOTRIL demais (ela estava nervosa com a festa). eu detesto este remedio…e ate hoje, eu ouço ‘a voz’…qualquer coisa, me avisa sempre, tipo vai la, ou nao vai nao….Ate hoje nao sei que voz é esta. Uma unica vez, eu vi uma freira atraz de mim, tipo SANTA TEREZINHA…mas sou nascida e criada na Penha-RJ, e sou devota de N.S. da Penha…mas rezo pra todas….e agradeço a Jesus e Deus, por poder ‘ouvir’ coisas boas ou ruins…é bom saber logo….nao é psicologico….é um dom que tenho desde criança…
Uou
Eu já passei por isso. Más hoje sou outra pessoa! Eu ouço vozes faz uns trinta anos. Sei muito bem que são uns evangélicos que fazem isso comigo. eles dizem que estão me provando e eles são capazes de coisas que faz qualquer psiquiatra, pensar que voçê realmente é doidão da cabeça. Já pensou um pastor gozador e sacana? algo desse tipo. Até o Luis Artur Já tirou SARRO de mim. Vê se pode? então te digo, abre os olhos. Não são demônios, são eles. Maz com qual propósito? isso depende de cada caso. O que é doido é doido !!! E o que não é…é livre de esquizofrenia. É muito simples assim. É só saber relevar, eis aí o santo graal da parada. Estou escrevendo aqui e eles lá,chorando de dar risadas…Um abraçoooo
Que dom o quê. Claramente um espírito maligno de advinhação, igual o relatado na bíblia em Atos, quando Paulo o expulsou. Isso que dá ser devota dessas estátuas horrorosas da Ig. Católica.
Procure uma Ig. Evangélica e peça oração para ser liberta desses demônios.
Elias, não sou católico, mas ninguém tem o direito de difamar as crenças de outras pessoas. Se ela crê nisso, deixe-a. Ela também tem uma bíblia, e seguirá o caminho que julgar melhor pra ela. Além do mais, igreja evangélica não salva ninguém. Jesus não abriu igreja evangélica. Quem salva é Ele.
oii
pode falar comigo sim.
deixa seu e mail que eu te chamo la pra nos conversa melhor sobre
[email protected]
Não consigo comentar meu email aqui. pq?
meu email…. [email protected]
fiatmarea
0505
@
outlook
.com
Só consegui assim… podem me chamar pfv
Vc sempre teve medo de perder sua perna?
Deve ser o espírito da língua portuguesa te assombrando depois de ter sido assassinado por ti.
A minha tb, descobri a pouco tempo. Como ajudar?
Ore por ela, só Jesus as pode libertar, procure ler a Bíblia vai te ajudar muito também
Boa noite.
Não é dom , está voz que você ouve é um demônio , os demônios sabem das coisas são seres espirituais.
Ouço vozes também , a voz feminina é a que mais conversa comigo ela também acerta as coisas que fala, eu fui muito enganada mesmo , mais hoje eu já sei que é um demônio e a própria voz já admite que é demônio mesmo , então toma cuidado tá!
Por que a voz se faz de amiga mais só quer te ferrar , falo por experiência própria , é um demônio por mais que não acredite isto está longe de ser um dom.
Não sei a sua religião nem sua crença , mais se você acredita em Deus a Bíblia fala sobre este espírito de advinhação , eu vou ver o versículo certo e volto aqui pra te passar.
Estou na luta pra me livrar deste mal , e outra você disse que agradece a Deus e Jesus por ouvir , mais Deus condena isto , está na bíblia , isto é coisa do mal , a voz vai negar que estou falando aqui , mais pode acredita é um demônio.
Agora que li de novo que você disse , não tinha entendido , você deve ser católica , olha eu já fui católica , tenho 21 anos e ouço vozes faz uns anos já , é demônio está voz, na igreja católica eles nao explica sobre as coisas espirituais , esta voz que te acompanha só quer te destruir , eu falo por experiência , se faz de amiga , avisa as coisas antes de acontecer , ajuda as vezes dando conselhos , parece até ser algo divino , mais não passa de um demônio que só quer sua alma , este é objetivo dele por isso ele te acompanha e se faz de amiga , eu nem gosto muito de entra e fica falando as coisas aqui , por que eu também estou na luta contra este mal , e não gosto muito de fica falando as coisas por que os demônios não gosta , eles manda eu ajudar eles enganar as pessoas aqui falando que as vozes são boas que é Deus que manda as vozes falar que são anjos , mas eu não vou fazer isto até pq eu odeio eles se fosse falar tudo que sofri com estas vozes demoniacas , por isso não entro muito aqui sempre pq como não estou liberta ainda , por isso não converso com ninguém daqui :/
Mais estou te avisando só pra você não fica sendo enganada por este espírito maligno igual eu fui , as vozes se fazia de amigas diziam que ia me ajudar em tudo desde que eu ajudasse eles enganar as pessoas para o caminho do mal , eu fui muito enganada mesmo , você não tem noção , eles até fazia eu me auto multilar , eu ainda ouço vozes mais estou em fase de libertação é uma luta , não é fácil mais se morrer com esta voz perde a alma sabia ?
Você não entende pq na católica não ensina , mais toma cuidado.
A voz vai negar tudo que eu disse aqui , mais ela sabe que tudo que eu disse aqui é a mais pura verdade.
Eu concordo, ouco vozes a 8 anos, e ainda naoe stou habituada. Como isso ppde ser de Deus? Ela ja tentou me enganar muitas vezes. Quando Eu era criança, me sentia especial por ouvi las, mas depois, as coisas começam a pegar. Começo a ter comportamentos que muitas vezes eu não quero ter. E isso me trás muito sofrimento.
BOA NOITE!EU INFELIZMENTE OUÇO VOZES, ANTERIORMENTE TINHA UMA VAGA SENSAÇÃO DE QUE PESSOAS IRIAM CHEGAR ATIRANDO EM MIM.
QUANDO VOU ATRAVESSAR A AVENIDA EM LUGARES AGLOMERADOS É PIOR…O QUE ME FAZ SENTIR MELHOR SÃO AMIGOS DE VERDADE ,QUE ENTENDEM MEU DIAGNÓSTICO AS ORAÇÕES MINHA FAMÍLIA,E LEITURA DE BONS LIVROS!
NÃO ACREDITO QUE SÃO DEMÔNIOS,CREIO QUE ALGUMAS PESSOAS TEM UMA CERTA PRÉDISPOSIÇÃO À SOFRER ALGUNS MALES.NA MINHA FAMÍLIA EXISTEM CASOS,ENTÃO VEJO QUE NÃO É UM CASO ISOLADO
O MELHOR A FAZER É PROCURAR AJUDA!
é vidência.
Quando ando na rua a hora que for sempre olha pra traz e prós lados comendo de saí algo do nada e mim pegar. As vezes escuto vozes familiares falando ou mim chamando . Olho e não vejo ninguém, as vezes quero chora,correr,grita,mim tranco no meu quarto e finjo dormi. A crédito no espiritismo.
Nossa sinto o mesmo me chame no Whatsapp 44 991061304
ouço vozes a todo momento e pessoas ao meu redor tbm ouve as vozes que eu estou ouvindo e me dizem que tbm ouve minha voz quando eu nao estou por perto.