...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Síndrome do impostor e o medo da máscara cair: qual tipo é o seu?

Leonardo Faria por Leonardo Faria
30/04/2024
em Todos os artigos
A A
2

Síndrome do impostor
Você é uma fraude? Cerca de 70% das pessoas fazem esta pergunta a si mesmas e respondem que sim, pelo menos uma vez na vida. Isto significa que sete entre dez já passaram pelo “fenômeno do impostor” e não se sentiram merecedoras de suas conquistas ou do reconhecimento que recebem. Esta experiência é mais comum entre mulheres consideradas eficientes, com alto desempenho. A atriz Emma Watson, que estrelou filmes da série Harry Potter e a Bela e a Fera, contou em entrevista que já se sentiu assim.
Os sintomas mais limitantes da síndrome do impostor costumam ser transitórios, ocorrendo apenas nas primeiras semanas em um novo emprego, por exemplo. Por outro lado, a crença de ser uma fraude pode acompanhar a pessoa ao longo da vida.

Sintomas da síndrome do impostor

Um dos sintomas é a preocupação de não corresponder às expectativas porque os colegas ou o chefe são muito exigentes. Costumam focar muito no trabalho e não se arriscam em tarefas que podem colocar em xeque suas habilidades.
Achar que é impostor gera um ciclo. Toda vez que consegue algo – uma promoção no trabalho, um emprego dos sonhos ou algo que represente sucesso – a pessoa se preocupa ainda mais, com medo de que descubram “a verdade” sobre suas habilidades e percebam que não merece a conquista. Por isso, vive uma luta interna entre alcançar o sucesso e não ser desmascarado. O resultado pode ser a autossabotagem que atrapalha o crescimento profissional.
E por falar nisso, quem se sente um impostor acha que todo sucesso conquistado é graças a fatores externos, e não à própria competência. Sorte ou acaso, e não porque fez bem feito. Outro sintoma é achar que precisa trabalhar mais que todo mundo, além de ter baixa auto-confiança e medo de fracassar.
Pessoas com a síndrome do impostor também tendem a não ser felizes no trabalho. Podem não se sentir desafiadas o suficiente, mas o medo de fracassar ou serem “flagradas” na fraude impede que busquem um emprego mais desafiador. E já que negam seu valor, também não conseguem pedir aumento de salário.
Sintomas da síndrome do impostor
Tanto medo de fracassar e a necessidade de ser o melhor no que faz podem levar quem se acha impostor a superar expectativas. Por outro lado, a pessoa estabelece metas muito difíceis de serem cumpridas e fica frustrada quando não as alcança.

Os 5 tipos de “impostores”

A psicóloga norte-americana Valerie Young, autora do livro Os pensamentos secretos das mulheres de sucesso e considerada especialista no tema, identificou cinco tipos de “impostores”.

1. Especialista

Só fica satisfeito e tranquilo para dizer que terminou algo se sentir que sabe tudo sobre aquilo. É difícil então concluir algo que começou.

2. Perfeccionista

Neste caso, é comum focar no que poderia ter feito melhor, em vez de comemorar o que fez bem. Geralmente fica insatisfeito com o trabalho que fez. É comum passar por altos níveis de ansiedade, dúvida e preocupação.

3. Gênio natural

Para essa pessoa, é fácil e rápido dominar uma nova habilidade, mas quando isso não acontece, pode se sentir envergonhada. Tem dificuldade para reconhecer que para chegar ao sucesso é preciso desenvolver habilidades ao longo da vida.

4. Solista

Este é o individualista. Prefere trabalhar sozinho e acredita que pedir ajuda revela que é incompetente. E se não pede, também costuma recusar, para provar o quanto vale.

5. Super-herói

Se destaca em todas as áreas porque se esforça muito. A sobrecarga de trabalho pode resultar em esgotamento e afetar a saúde física, o bem-estar mental e relacionamentos.

Como foi a sua infância?

Infância e síndrome do impostor
Você “precisava” ser o melhor quando criança? A criança prodígio?

Pesquisas têm observado que algumas questões vividas quando éramos crianças podem abrir portas para a síndrome do impostor. Se, na infância, você sentia que competia com aquele irmão ou primo considerado “o mais inteligente”, isso pode ter tido consequências. Na busca por reconhecimento, podem começar a surgir dúvidas sobre si mesmo. As conquistas parecem ser mero acaso, terreno propício para que a síndrome do impostor se instale.
Por outro lado, quando a criança ouve que é perfeita, superior, e capaz de fazer qualquer coisa, pode haver problemas depois. Afinal, a pessoa vai perceber, cedo ou tarde, que tem dificuldade em algo, apesar de continuar recebendo elogios da família por tudo que faz. O resultado é o olhar de desconfiança para esses elogios e o sentimento de ter que atender sempre às expectativas. Neste contexto, pode surgir a crença de ser um fraude.

Autoaceitação e resiliência

Autoaceitação, resiliência e síndrome do impostor
Embora a síndrome do impostor não esteja oficialmente listada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), psicólogos e outros profissionais de saúde mental a reconhecem como uma forma muito real e específica de dúvidas sobre a personalidade intelectual. Sentimentos de impostores são geralmente acompanhados de ansiedade e, muitas vezes, depressão.
Esses mesmos profissionais apontam a autoaceitação como fundamental para superar a sensação de não merecimento das próprias conquistas. Quando as coisas dão errado, saber ser gentil consigo mesmo ao invés de só enxergar as falhas aumenta a resiliência e o bem-estar.
Melhor do que acreditar não ser merecedor do sucesso é lembrar que todos melhoram e aprendem com o tempo. Afinal, para ser competente você não precisa saber tudo.
Leia também o texto sobre como pensamentos negativos podem prejudicar o cérebro.

Mais Artigos e Vídeos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado
Todos os artigos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado

11/02/2025
Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental
Todos os artigos

Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental

30/04/2024
Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos
Todos os artigos

Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos

04/05/2024
Certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista…
Todos os artigos

Certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista…

30/04/2024
Agora você pode encontrar suas memórias perdidas
Todos os artigos

Agora você pode encontrar suas memórias perdidas

30/04/2024
Sinais elétricos e lesões na medula espinhal: nova pesquisa
Todos os artigos

Sinais elétricos e lesões na medula espinhal: nova pesquisa

30/04/2024

Comentários 2

  1. Celeste Carneiro says:
    7 anos atrás

    Excelente texto.
    Peço autorização para publicá-lo na Revista Transdisciplinar (www.revistatransdisciplinar.com.br) em julho/18.

    Responder
    • Letícia Brito says:
      7 anos atrás

      Olá, Celeste! Obrigada pelo comentário. Autorizamos a publicação sim. Se preferir, pode entrar em contato pelo meu e-mail [email protected].

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

10 curiosidades sobre o cérebro humano fascinantes

10 curiosidades sobre o cérebro humano fascinantes

20/06/2024
Microplásticos no cérebro humano

Microplásticos: tudo sobre essas partículas que já foram encontradas até no cérebro humano

03/04/2025
5 formas auxiliares e cientificamente comprovadas de prevenir e tratar a depressão sem medicamentos

5 formas auxiliares e cientificamente comprovadas de prevenir e tratar a depressão sem medicamentos

07/05/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?