As alucinações auditivas são muito mais comuns do que se pensa e, nem sempre, representam doença psiquiátrica. Ouvir vozes muitas vezes causa medo e angústia, mas nem sempre, como é possível observar em alguns relatos.
Você ouve vozes? Como elas são? Será que está ficando “louco”? Confira alguns dos maiores e mais detalhados estudos já realizados sobre essas experiências, conhecidas como alucinações auditivas.
Vozes “nas cabeças” das pessoas são muito mais variadas e complexas do que se pensa, de acordo com pesquisa realizada pelas universidades de Durham e Stanford, publicada recentemente no The Lancet Psiquiatria.
Descobriu-se que a maioria dos ouvintes relatam múltiplas experiências com inúmeros tipos vozes. Muitos chegam a sofrer efeitos físicos em seus organismos. O estudo também confirmou que tanto pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos relatam experiências do tipo. Os resultados questionam algumas das suposições atuais sobre a natureza das alucinações e sugerem que há uma variação maior na forma como são experimentadas do que até então se acreditava. Os investigadores dizem que esta variação remete possivelmente à necessidade de diferentes tipos de terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) adaptada voltada para sub-tipos distintos de voz ou padrões de audição.
Atuais abordagens incluem medicação, TCC, técnicas de diálogo de voz e outras formas de terapia e auto-ajuda.
Alucinações auditivas além da esquizofrenia
Alucinações auditivas são uma característica comum de muitos transtornos psiquiátricos, como psicose, esquizofrenia e transtorno bipolar. Mas, como vimos, também são experimentadas por pessoas sem condições psiquiátricas. Estima-se que entre 5 e 15% dos adultos experimentarão alucinações auditivas alguma vez na vida.
Este é um dos primeiros estudos a lançar luz sobre a natureza desse tipo de alucinação dentro e fora do contexto da esquizofrenia, incluindo também muitos outros diagnósticos de saúde mental.
A pesquisadora chefe, Angela Mata, do Centro de Humanidades Médicas da Universidade de Durham, enfatiza: “Nossos resultados têm o potencial de derrubar pressupostos psiquiátricos tradicionais sobre a natureza de ouvir vozes. É crucial para estudar a saúde mental e as experiências humanas, tais como a audição de vozes, utilizar perspectivas diferentes para definir verdadeiramente o que as pessoas estão enfrentando, e não apenas o que pensamos sobre isso (…) Elas têm um diagnóstico particular. Esperamos que tal abordagem possa estimular o desenvolvimento de intervenções clínicas futuras.”
A pesquisa sobre ouvir vozes
Os pesquisadores colheram respostas por meio de um questionário on-line focado na descrição das experiências de 153 correspondentes. A maioria dos entrevistados tinham sido diagnosticados com uma condição psiquiátrica, mas 26 não apresentavam histórico de doença mental. Os participantes eram livres para responder com suas próprias palavras.
A grande maioria dos entrevistados assumiram ouvir várias vozes (81%) com grande espectro de qualidades (70%).
Menos da metade dos participantes relataram ter ouvido vozes puramente auditivas (45%). Descreveram também experiências parecidas com pensamentos e experiências mistas, misturando vozes com pensamentos vívidos associados a determinadas qualidades acústicas. Esta descoberta desafia a ideia de que ouvir vozes é sempre um fenômeno perceptual ou acústico, e pode ter implicações para futuros estudos neurocientíficos sobre o que acontece no cérebro quando as pessoas ouvem vozes.
Outro dado interessante: 66% das pessoas descreveram sensações corporais associadas, como a sensação de calor ou formigamento nas mãos e pés. Vozes com efeitos sobre o corpo eram mais propensas a serem abusivas ou violentas e, em alguns casos, estarem ligadas a experiências traumáticas.
Enquanto medo, estresse, ansiedade e depressão foram frequentemente associados às vozes, 31% dos participantes disseram que também sentiram emoções positivas.
O Dr. Nev Jones, da Universidade de Stanford e co-autor da pesquisa, disse: “Nossos resultados quanto à prevalência e a fenomenologia de vozes não-acústicas são particularmente notáveis. Em geral, essas vozes não significavam simplesmente pensamentos invasivos ou indesejados, mas representavam, assim como as vozes “reais”, “entidades” distintas com suas próprias personalidades e conteúdo. Estes dados também sugerem que precisamos distinguir cautelosamente as percepções imaginárias, como os sons referidos, das percepções ditas reais”.
Seria o segredo compartilhá-las?
Rachel Waddingham é um instrutor e consultor independente, além de administrador da Rede Nacional de Audiência de Vozes e da Sociedade Internacional de Psicologia e Abordagens Sociais das Psicoses. Rachel ouve vozes, refere visões e tem enfrentado de maneira exemplar essas crenças. Confira suas palavras:
“Embora em nossa sociedade as pessoas que ouvem vozes são muitas vezes vistas como “loucas”, eu acredito que as coisas estão mudando. Muitas pessoas estão interessadas em ouvir a voz. Muitas pessoas têm me contado sobre as experiências que tiveram – quer na sua infância, ou como um adulto. E, falando sobre elas, estão começando a desestigmatizar a experiência, abrindo a porta para que outros possam falar abertamente também.”
“Enquanto acreditamos que as vozes sejam sinais de patologia e doença, não faz realmente muito sentido explorar as experiências vividas por uma pessoa. Em vez disso, tenta-se suprimir ou eliminar as vozes, tanto quanto possível. Ouvi-la parece loucura!”
E finaliza: “Cada um de nós é diferente, e ser curioso sobre minhas experiências foi um dos primeiros passos para lidar com elas. Eu gostaria de viver em um mundo onde estivéssemos realmente curiosos sobre as experiências uns dos outros e procurássemos entender ao invés de patologizar. Todos temos uma história e o mundo seria muito mais amável se começássemos a ouvi-las.”
Vamos rezar o terço que isso de ouvir vozes é sobrenatural.
ouço vózes e achava que era de espíritos…hoje acho que é de mentes em telepatia…geralmente cabeças vazias satanaz fazendo a véz…por sim ou por não é isso mesmo…sendo ou não sendo…
Acredite é espiritual
Você esvuta todo dia o dia inteiro
Você tem whatsap
Tem whatsap
Tem whatsap
Cara, procura um médico, eu comecei assim e foi por água abaixo, só agora que busquei tratamento que entendi o que eu e tu passamos
Olá, curiosidade essa sensação que falam, são vozes claras ou um conjunto de vozes aparentemente gritando de forma que não se pode entender o que é dito? Porque este é meu caso, geralmente quando estou tranquilo e relaxado e desconectado de tudo e também não é recorrente, mas já houve um tempo em que era mais comum. Se alguém tem alucinações parecidas e puder me dar uma direção do que se trata, ficarei grato!
Pessoal vamos fazer um grupo pra troca de experiências e saber que não estamos sozinhos 12992110199
Bora , o meu número é 81983486880
Gostaria de não ouvir mais vozes .fico muito triste com isso .as vezes as vozes me calma mais as vezes me atormenta eu tomo remédios já faz um tempão mais as vozes são um tormento .
Para mim é super comum, eu tenho três (que eu tenha contado) vozes na minha cabeça e eu dialogo com elas de forma comum e natural como se fossem de verdade (acredito que sejam) e nos damos muito bem
Cuidado com isso. Eles são reais, apenas invisiveis aos nossos olhos, hora temtam ser amigáveis e de repente tornam- se hostis, dependendo de suas atividafes. São uma espécie de parasitas que se “instalam” na vida das pessoas que procuram experiencias extra normais. HA MEIOS DE SE LIVRAR DELES. NÃO SÃO HUMANOS NEM NOS QUEREM O BEM. Eles temem o nome de Jesus Cristo. TENTEM E SINTAM A MUDANÇA.
Eliad 12 981118098 qualquer hora do dia ou noite. GRATIS!
Ótima reflexão.
Quando criança entre 7 a nove anos ouvia um casal conversado na sala e ia ver o que era. regularmente nas madrugadas ouço alguém chamar pelo meu nome . As vezes é uma mulher, outra um homem e outras vezes muitas vocês que chamam pelo meu nome ao mesmo tempo.. Já aconteceu de ser tão nítido que respondo. Na madrugada do dia 12, por volta das 5 horas da manhã, ouvi alguém me chamar e achei que era meu sobrinho chegando em casa, levantei e não havia ninguém. Confesso que minha atividade cerebral é normal e não sou esquizofrênico. Acontece também de sonhar com lugares e depois visito na vida real, com pessoas e venho conhece-las na vida real, com números lotéricos e já deixei de ficar milionário, por trocar o número do sonho, Já sonhei com situações que depois vem acontecer. Recentemente sonhei com uma empresa que há anos venho denunciando- por danos ambientais. No sonho a empresa colocou uma peça para medir o nível do rio da minha cidade, para controle da produção de energia e na realidade, sem que ficasse sabendo, a empresa havia colocado uma peça semelhante a do meu sonho..
No meu caso, é uma voz só, e vive como se fosse uma outra alma habitando meu corpo, tem voz própria, pensamentos próprios, e pode falar cmg na minha própria mente, as vezes ele me fala coisas, me ajuda em alguns momentos é um aminimigo, tem o próprio nome e eu acho que ele quer me expulsar do meu corpo, é literalmente como se eu estivesse dividindo meu corpo com outra pessoa, que só fala através dos pensamentos comigo, e que tem uma personalidade diferente da minha. Tenho certeza que é algum distúrbio mental, mas ele me diz que é uma alma que estava sem corpo e em um momento viu um vazio em mim e achou que poderia habitar em mim, e agora ele vive no mesmo corpo que eu.
Boa noite, aconteceu e acontece exatamente a mesma coisa comigo. No início pensei que fosse apenas um sonho, agora convivo constantemente com essa voz! O que é muito louco na minha história, é que ela insiste em dizer que saiu do próprio inferno para me perturbar e que jamais me deixaria em paz. Fora outras coisas como idade, ano da morte, como se chamava antes, etc. O mais interessante de tudo é que sou ateu e dificilmente acredito em algo.
Escuto vozes o dia inteiro, falam pra eu me matar faço acompanhamento com psiquiatra, tenho certeza que é sobrenatural
deve ser por vc estar em ums dias dificils mais uma vez ouvi falar que deus e o diabo fizeram uma aposta de influencias ou seja demonios te influenciam a fazer coisas erradas que nem se matar porque se suicidar e um pecado e vc vai direto pro inferno entao eu te aconselho a rezar todos os dias ou andar com uma cruz no pescoço benzida
oi
Concordo plenamente que vozes são monitoramentos reais, são médicos reais , com aparelhos capazes de transmitir qualquer som.
Meu filho tabem escuta pra se matafala que ele vai ser preso vai pro inferno ofende fica repetindo a mesma coisa tenho tanta pena dele fas tratamento toma antidepresivo respiridona ja outros mas ele é calmo NÃO acredita nas vozes
Ola, sou Luiz. Vi essa discussão e estou a acompanhar.
São muitos os fatos relacionados com essa experiencia, entendo que ouvir vozes, está relacionado com seu cotidiano, com uma vida regressa, e muita das vezes com estress. Tenho também, relatos de uma das minhas irmãs, a mesma revela coisas muito aparente a sua relação cotidiana, seus medos, suas crenças e, isso tudo vai ganhando espaço. O importante disso é quando você dá atenção ao que a vitima diz está acontecendo, pois, acredito ser a melhor das terapias.
Eu ouço vozes, na verdade são como sussuros… Várias pessoas ao mesmo tempo e isso sempre vem acompanhado de uma sensação estranha, me sinto como se meu corpo eu estivesse em câmera lenta e minha mente e vozes que ouço mais acelerado, chego a ficar com uma certa tontura, mais alguém se sente assim?
Mano eu ja tive surto psicótico e fiz terapia me deram chá de cogumelo psilocybe eu nunca mais sentir nada de ansiedade depressão confusões drama e tbm sussurros que eu escutava vc pode encontrar esses cogumelos em pastos eles nascem em esterco recomendo pesquisa sobre no ytb
Na terapia que eu frequento tomamos chá de ayahuasca e ate de cogumelos Cubensis psilocybe, os resultados sao imediatamente pos o efeito desses chá vc se renova seus tralmas são superados problemas psicóticos eu te garanto que vai funcionar com vc pesquise sobre no ytb e por sites que comenta
É espiritual
Eu me sinto exatamente assim!!!
Eu sim sempre fico com tontura
Olá, curiosidade essa sensação que falam, são vozes claras ou um conjunto de vozes aparentemente gritando de forma que não se pode entender o que é dito? Porque este é meu caso, geralmente quando estou tranquilo e relaxado e desconectado de tudo e também não é recorrente, mas já houve um tempo em que era mais comum. Se alguém tem alucinações parecidas e puder me dar uma direção do que se trata, ficarei grato!
Eu antes de dormir quando deito na cama começo a ouvir vozes que foram ouvidas durante o dia, pode ser de um filme, pode ser uma música, ou alguém que eu conversei naquele dia, quando isso acontece é muito alto mas dá pra perceber que não é real, aí começo a ver cores bem vivas e fortes quando fecho os olhos, mas isso não me atrapalha, tenho isso desde que me entendo por gente e sempre achei normal, até o pessoal começar a falar que não tem isso. Bom não sei o porquê talvez meu cérebro já esteja querendo sonhar e processar a informação do dia antes deu dormir