As alucinações auditivas são muito mais comuns do que se pensa e, nem sempre, representam doença psiquiátrica. Ouvir vozes muitas vezes causa medo e angústia, mas nem sempre, como é possível observar em alguns relatos.
Você ouve vozes? Como elas são? Será que está ficando “louco”? Confira alguns dos maiores e mais detalhados estudos já realizados sobre essas experiências, conhecidas como alucinações auditivas.
Vozes “nas cabeças” das pessoas são muito mais variadas e complexas do que se pensa, de acordo com pesquisa realizada pelas universidades de Durham e Stanford, publicada recentemente no The Lancet Psiquiatria.
Descobriu-se que a maioria dos ouvintes relatam múltiplas experiências com inúmeros tipos vozes. Muitos chegam a sofrer efeitos físicos em seus organismos. O estudo também confirmou que tanto pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos relatam experiências do tipo. Os resultados questionam algumas das suposições atuais sobre a natureza das alucinações e sugerem que há uma variação maior na forma como são experimentadas do que até então se acreditava. Os investigadores dizem que esta variação remete possivelmente à necessidade de diferentes tipos de terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) adaptada voltada para sub-tipos distintos de voz ou padrões de audição.
Atuais abordagens incluem medicação, TCC, técnicas de diálogo de voz e outras formas de terapia e auto-ajuda.
Alucinações auditivas além da esquizofrenia
Alucinações auditivas são uma característica comum de muitos transtornos psiquiátricos, como psicose, esquizofrenia e transtorno bipolar. Mas, como vimos, também são experimentadas por pessoas sem condições psiquiátricas. Estima-se que entre 5 e 15% dos adultos experimentarão alucinações auditivas alguma vez na vida.
Este é um dos primeiros estudos a lançar luz sobre a natureza desse tipo de alucinação dentro e fora do contexto da esquizofrenia, incluindo também muitos outros diagnósticos de saúde mental.
A pesquisadora chefe, Angela Mata, do Centro de Humanidades Médicas da Universidade de Durham, enfatiza: “Nossos resultados têm o potencial de derrubar pressupostos psiquiátricos tradicionais sobre a natureza de ouvir vozes. É crucial para estudar a saúde mental e as experiências humanas, tais como a audição de vozes, utilizar perspectivas diferentes para definir verdadeiramente o que as pessoas estão enfrentando, e não apenas o que pensamos sobre isso (…) Elas têm um diagnóstico particular. Esperamos que tal abordagem possa estimular o desenvolvimento de intervenções clínicas futuras.”
A pesquisa sobre ouvir vozes
Os pesquisadores colheram respostas por meio de um questionário on-line focado na descrição das experiências de 153 correspondentes. A maioria dos entrevistados tinham sido diagnosticados com uma condição psiquiátrica, mas 26 não apresentavam histórico de doença mental. Os participantes eram livres para responder com suas próprias palavras.
A grande maioria dos entrevistados assumiram ouvir várias vozes (81%) com grande espectro de qualidades (70%).
Menos da metade dos participantes relataram ter ouvido vozes puramente auditivas (45%). Descreveram também experiências parecidas com pensamentos e experiências mistas, misturando vozes com pensamentos vívidos associados a determinadas qualidades acústicas. Esta descoberta desafia a ideia de que ouvir vozes é sempre um fenômeno perceptual ou acústico, e pode ter implicações para futuros estudos neurocientíficos sobre o que acontece no cérebro quando as pessoas ouvem vozes.
Outro dado interessante: 66% das pessoas descreveram sensações corporais associadas, como a sensação de calor ou formigamento nas mãos e pés. Vozes com efeitos sobre o corpo eram mais propensas a serem abusivas ou violentas e, em alguns casos, estarem ligadas a experiências traumáticas.
Enquanto medo, estresse, ansiedade e depressão foram frequentemente associados às vozes, 31% dos participantes disseram que também sentiram emoções positivas.
O Dr. Nev Jones, da Universidade de Stanford e co-autor da pesquisa, disse: “Nossos resultados quanto à prevalência e a fenomenologia de vozes não-acústicas são particularmente notáveis. Em geral, essas vozes não significavam simplesmente pensamentos invasivos ou indesejados, mas representavam, assim como as vozes “reais”, “entidades” distintas com suas próprias personalidades e conteúdo. Estes dados também sugerem que precisamos distinguir cautelosamente as percepções imaginárias, como os sons referidos, das percepções ditas reais”.
Seria o segredo compartilhá-las?
Rachel Waddingham é um instrutor e consultor independente, além de administrador da Rede Nacional de Audiência de Vozes e da Sociedade Internacional de Psicologia e Abordagens Sociais das Psicoses. Rachel ouve vozes, refere visões e tem enfrentado de maneira exemplar essas crenças. Confira suas palavras:
“Embora em nossa sociedade as pessoas que ouvem vozes são muitas vezes vistas como “loucas”, eu acredito que as coisas estão mudando. Muitas pessoas estão interessadas em ouvir a voz. Muitas pessoas têm me contado sobre as experiências que tiveram – quer na sua infância, ou como um adulto. E, falando sobre elas, estão começando a desestigmatizar a experiência, abrindo a porta para que outros possam falar abertamente também.”
“Enquanto acreditamos que as vozes sejam sinais de patologia e doença, não faz realmente muito sentido explorar as experiências vividas por uma pessoa. Em vez disso, tenta-se suprimir ou eliminar as vozes, tanto quanto possível. Ouvi-la parece loucura!”
E finaliza: “Cada um de nós é diferente, e ser curioso sobre minhas experiências foi um dos primeiros passos para lidar com elas. Eu gostaria de viver em um mundo onde estivéssemos realmente curiosos sobre as experiências uns dos outros e procurássemos entender ao invés de patologizar. Todos temos uma história e o mundo seria muito mais amável se começássemos a ouvi-las.”
” Eu estou com 59 já quase completos, e desde dois mil catorze estou acometido desse mal. Há meu ver, nenhuma audição de VOZES são alucinatorias. Tenho infrentado hum psicopatas que tem o intuito de matar, roubar e destruir. E ele não é oriundo de plano espiritual. É um idiota que se denota um ser imbecil; pois vez que, é também afrontado com o modo que eu o trato, xinga palavras de baixíssimo calão. Estou SENDO Perseguido, porém quem está lá n’uma salinha está tendo um TRABALHO enorme, pois eu o denuncio Sempre na internet”. Joel Aparicio da Silva
Olá, curiosidade essa sensação que falam, são vozes claras ou um conjunto de vozes aparentemente gritando de forma que não se pode entender o que é dito? Porque este é meu caso, geralmente quando estou tranquilo e relaxado e desconectado de tudo e também não é recorrente, mas já houve um tempo em que era mais comum. Se alguém tem alucinações parecidas e puder me dar uma direção do que se trata, ficarei grato!
Minhas experiências são parecidas com a pessoa que ficou em anônimo ouço vozes é também tenho visões e já vi coisas que pareciam ser fantasmas.
Quando sonho com enterro pessoas da minha família morrem também tenho algo que depois de pesquisar acho que é paralisia do sono onde eu sonho é sei que estou sonhando porém não consigo acordar.
Já sonhei com figuras que pareciam demônios me segurando é falando comigo
As vezes quando vou dormir ouço vozes me chamando
É quando vou ter um desses sonhos estranhos sou tomada por um sonho impossível de segurar aí começo a ouvir as vozes vejo pessoas e mesmo que eu tente ñ consigo ficar acordada
Isso acontece desde que eu era criança
Sempre ouvi vozes passos é era sonâmbula
Faz tempo que ñ sei o que é dormir
Antes era mais difícil acordar desses sonhos mas agora consigo acordar preciso ficar com a mente focada é se mexer bastante sempre faço de tudo pra sair do sonho ou desse lugar dimensão sei lá
Pois se eu ficar no sonho da impressão que vou morrer pois fico sem ar
Bom contei um pouco do que acontece comigo isso não é nem 2% sei que é difícil ser eu um dia quero me tratar
Já ajudei muitas pessoas com os sonhos bons também tenho sonhos bons graças a Deus
Mas gostaria de sonhar apenas eles
Eu n ouço vozes mas ouço passos sendo que n tem ninguém
Vou relatar aqui o problema de uma forma bem clara e detalhada pra que vocês consigam entendam e tenham a noção do quanto é bastante intrigante o que se passsa comigo.
Bom, eu não só ouço vozes mas também pensamentos e tenho visões. Tudo acontece internamente dentro da minha mente e somente quando fecho os olhos. Ou seja, as percepções auditivas e visuais nunca vêm do ambiente ao meu redor. As vozes e os pensamentos dizem frases completas, coerentes e algumas vezes citam meu nome na fala como se estivessem conversando diretamente comigo. E as visões, envolvem imagens e cenas de pessoas de todos os tipos e em todas as situações. Como pessoas chorando, rindo, preocupadas, doentes, orando… Maioria das vezes essas visões são incompletas: se vejo um carro andando, não vejo a pessoa dirigindo. Se vejo uma pessoa não vejo o rosto, só o corpo ou vice versa. Se vejo duas pessoas andando de mãos dadas só vejo uma nitidamente e a outra ou aparece transparente ou não parece na cena. E outra…algumas vezes as visões acontecem na vida real. Um exemplo são os animais de estimação daqui de casa. Todos antes de morrer, vejo eles em uma situação ruim. Um exemplo foi o a cachorra e o cachorro que tinha aqui em casa. A cachorra, eu vi deitada em uma poça de sangue e pouco depois morreu. O cachorro tive duas visões: uma correndo com o rabo entre as pernas e assustado olhando pra trás, e outra com os olhos branco como se estivesse cego. Uma semana depois, entra ele correndo dentro de casa com o rabo entre as pernas e assustado. Na mesma hora fui no quintal ver o que ele tinha visto e não vi nada. Certo dia, o cachorro começou a ficar estranho apresentando vários sintomas que pareciam de uma doença. Dois desses sintomas, incluiam confusão mental na qual ele se assustava com tudo, até com os próprios donos, e corria com o rabo entre as pernas pra se esconder, e cegueira. Descobrimos que o cachorro realmente tava com uma doença muito grave e em questão de semana ele morreu. Quero informar, que não uso drogas ilicitas, não uso medicamento algum, e não bebo bebidas alcoolicas.
Você é sensitivo
Cara eu ouço um casal tb, tipo eles cochichando falando e rindo de miim
PASSEI A OUVIR VOZES DEPOIS QUE FIZ UMA CIRURGIA NA TIREOIDE E OUTRA NO RIM ESQUERDO. E SEI QUE ESTAS VOZES SÃO DE PESSOAS , AS QUAIS CHAMO DE LIXOS, QUE USAM A TECNOLOGIA CRIMINOSA QUE INSTALARAM DENTRO DE MIM NO ATO DESTAS CIRURGIAS. SINTO ESTA TECNoLOGIA CRIMINOSA SE MOVIMENTAR DENTRO DE MIM E SEI QUE TEM LIGAÇÃO COM PROGRAMAS TELEVISIVOS. ELES FAZEM PROGRAMAS COPIANDO TEUS PENSAMENTOS E JA PASSEI POR ESTAR NA MINHA CASA ASSISTINDO TELEVISÃO NO PROGRAMA SILVIO SANTOS QUANDO ELE FAZIA O PROGRAMA AO VIVO ESTAVA EU CONVERSANDO COM MINHA IRMÃ E ELE COMENTAR SOBRE O QUE ESTAVAMOS FALANDO EM TEMPO REAL. AI PERCEBI QUE ELE FAZ USO DESTA TECNOLOGIA CRIMINOSA. FALAVAMOS SOBRE MACACOS MINHA IRMÃ NÃO PERCEBEU MAIS EU PERCEBI E SAI DA SALA.
ELES GANHAM DINHEIRO ASSIM INFERNIZANDO NOSSAS VIDAS E OUTROS CANAIS E OUTROS PROGRAMAS TELEVISIVOS TAMBEM FAZEM ISSO COMO O DO DATENA E OUTROS AO VIVO E TAMBEM GRAVADOS.
PASSEI POR UM INFERNO FUI MORAR NA RUA ABANDONANDO MINHA FAMILIA PORQUE TINHA CRISES E MINHA FAMILIA NÃO AGUENTOU EU NÃO SUPORTEI O INFERNO E O DESPREZO DA MINHA FAMILIA E SAI DE CASA VIREI ANDARILHA POR DUAS VEZES QUAASE FUI ESTUPRADA , QUANDO COMEÇOU TINHA MEDO DE SAIR DE CASA E MEDO ATE DO SABONETE MAS NUNCA DEIXEI DE TOMAR BANHO E PERCEBI QUE ESTES LIXOS QUERIAM QUE EU FICASSE SEM TOMAR BANHO E USASSE UMA ROUPA SO. PORQUE EU ACHAVA QUE USAR ROUPAS DE DETERMINADAS CORES ME SALVAVA. FIZ AS CIRURGIAS EM HOSPITAIS PUBLICOS A DA TIREOIDE NO INSTITUTO DO CANCER ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO E A DO RIM NA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SÃO PAULO. qUANDO COMEÇOU O INFERNO TINHA UMA LUZ QUE GIRAVA E ENTRAVA DENTRO DA MINHA CABEÇA ATE HOJE TENHO ESSA LUZ SO QUE MAIS FRACA. iSSO ACONTECEU EM 2007, TINHA UMA VOZ FEMININA ( UM LIXO ) QUE DIZIA QUE EU ERA CENTRO E TINHA QUE PROCURAR UM CENTRO DE UMBANDA PARA DESENVOLVER. AI DESCOBRI QUE AS RELIGIÕES TAMBEM SABEM DA INTRODUÇÃO DE TECNOLOGIA CRIMINOSA NAS PESSOAS NO ATO DAS CIRURGIAS E OCUPAM ISSO PARA EXISTIREM ELES FALAM QUE É O SOBRENATURAL ACONTECENDO . ESTA MESMA VOZ DIZIA QUE ERA BRINCADEIRA. COMO PODE SER BRINCADEIRA SE TRAZ SOFRIMENTO AFASTA AS PESSOAS DA FAMILIA AS FAZEM MORAR NA RUA CORRERENDO RISCO DE ESTUPRO OU DE MORTE E AS AFASTADA SOCIEDADE DO MUNDO REAL. ESSE LIXO DIZIA ASSIM VOCE E CENTRO VOCE TEM QUE IR PARA O CENTRO E ISSO DIA E NOITE SEM PARAR. ESSES LIXOS FAZIAM EU SENTIR DORES DE CABEÇA TREMENDA. FIQUEI 3 ANOS NESTE INFERNO FUI MORAR EM UM ALBERGUE E MINHA FAMILIA ME ACHOU LA E ME TROUXERAM DE VOLTA PARA A MINHA CASA. COMECEI A PASSAR NO MEDICO PSIQUIATRA EM 2010 E LE DISSE QUE ERA ESQUIZOFRENIA NÃO ORGANICA PORQUE OS PSIQUIATRAS SABEM QUE FOI INTRODUZIDO TECNOLOGIA CRIMINOSA DENTRO DE MIM NO ATO DAS CIRURGIAS QUE FIZ PORQUE ELE PERGUNTOU SE EU HAVIA FEITO ALGUMA CIRURGIA. iSSO E UMA MAFIA COM MUITO LIXO IMPORTANTE SABENDO DESTE CRIME E EXPLORANDO ESTA TECNOLOGIA CRIMINOSA.
QUANDO PERCEBI QUE ERA DA CIRURGIA QUE FIZ NA TIREOIDE QUE VINHA TODO ESTE SOFRIMENTO, FUI AO HOSPITAL INSTITUTO DO CANCER ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO E PROCUREI O MEDICO QUE FEZ A CIRURGIA PAULO VALENTIM E ELE DISSE QUE TINHA COLOCADO TECNOLOGIA CRIMINOSA DENTRO DE MIM E NÃO IA TIRAR E QUE ERA PARA EU PROCURAR UM CENTRO E TRABALHAR FINGINDO RECEBER ENTIDADES, SUPOSTOS ESPIRITOS. ERAM CHIPS QUE ELE INSTALOU DENTRO DE MIM. E OS MEDICOS DA SANTA CASA FIZERAM A MESMA COISA NO CIRURGIA DO RIM.
COMECEI A TRABALHAR MESMO COM AS VOZES A ME INFERNIZAR E FUI TRABALHAR NO CENTRO DE ASSISTENCIA SOCIAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE E PASSEI A DIZER AS VOZES ( AS LIXOS ) QUE JÁ TRABALHAVA NO CENTRO DE ASSISTENCIA SOCIAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE COMO RECEPCIONISTA ELAS QUE FOSSEM TRABALHAR NO CENTRO DE UMBANDA OU CENTRO ESPIRITA. ATÉ HOJE MESMO TOMANDO MEDICAMENTO ESSA VOZES ( ESSES LIXOS ) ME INFERNIZAM A TODA HORA ESTOU A ENFRENTÁ-LAS. FAÇO TRATAMENTO NA UBS MARIQUINHA AQUI EM SÃO PAULO. AGORA SOFRO COM COCEIRAS NOS OUVIDOS E SEI QUE TEM LIGAÇÃO COM O USO DESTA TECNOLOGIA CRIMINOSA. E SO LIGAR A TELEVISÃO OU USAR O COMPUTADOR OU O CELULAR QUE A COCEIRA COMEÇA. E ISSO ACONTECE NA TV GAZETA, TV BANDEIRANTES COM MAIOR FREQUENCIA, SBT NÃO ASSISTO, RECORD TAMBÉM NÃO ASSISTO, NA TV GLOBO ACONTECE TAMBEM MAS BEM POUCO. USO GRAMPO DE CABELO PARA COÇAR MEUS OUVIDOS E SINTO QUE DERRUBO A CONEXÃO PORQUE VOLTA PARA O RIM A ONDA QUE CAUSA COCEIRA E DÁ UMA ESPECIE DE EXPLOSÃO PEQUENA DO LADO ESQUERDO ONDE FIZ A CIRURGIA DO RIM. E UM INFERNO CONVIVO COM ESTE MAL A TODA HORA.
O PSQUIATRA QUE ME ATENDE ( SERGIO ) DISSE QUE EU TENHO QUE ASSISTIR MAIS TELEVISÃO POR ISSO QUE ESTAS COCEIRAS NO OUVIDO DA PORQUE ASSISTO POUCA TELEVISÃO. ELE SABE E PARTICIPA DA MAFIA.
BEM ESPERO TER AJUDADO QUEM ESTA VIVENDO ESTE INFERNO. ESTOU SEMPRE PROCURANDO CANAIS QUE PERMITEM TRAZER ESTE ASSUNTO A TONA . ACABAR COM ESTA MAFIA, DENUNCIAR SEMPRE ESTE E MEU LEMA . NÃO ACEITO ESTA TECNOLOGIA CRIMINOSA DENTRO DE MIM. NÃO ACEITO SER EXPLORADA, NAO ACEITO VIRAR DINHEIRO PARA ESTES LIXOS. SIGO ODIANDO TODOS E CREIO QUE UM DIA DE ALGUMA FORMA PAGARÃO POR TODO MAL QUE ME FAZEM.
Lorena eu descobrir que eu estava sendo usurpado por essa tecnologia a 2017, hoje tenho 42 anos mais eu já ouvia dês dos meus vinte cinco anos que eu lembro , mais essa tecnologia não se resume só em vozes mais sim manipula todas as sua sensações e emoções simula no seu cérebro te causa frio , calor, tristeza , alegria, tremores , dores de cabeça, etc…
Como vc esta Clara pois vi esse poster com 6 meses depois que vc postou, o mais importante e vc falar com seus pais eles te ama vão cuidar de vc,
Conta para sua mãe, vc precisa de ajuda veio
Vai no médico e conta isso para ele, provavelmente ele irá te passar alguns medicamentos
Posso gata, faz o seguinte ignora todas elas, pois eu n ignorei e deu merda.. XD