As alucinações auditivas são muito mais comuns do que se pensa e, nem sempre, representam doença psiquiátrica. Ouvir vozes muitas vezes causa medo e angústia, mas nem sempre, como é possível observar em alguns relatos.
Você ouve vozes? Como elas são? Será que está ficando “louco”? Confira alguns dos maiores e mais detalhados estudos já realizados sobre essas experiências, conhecidas como alucinações auditivas.
Vozes “nas cabeças” das pessoas são muito mais variadas e complexas do que se pensa, de acordo com pesquisa realizada pelas universidades de Durham e Stanford, publicada recentemente no The Lancet Psiquiatria.
Descobriu-se que a maioria dos ouvintes relatam múltiplas experiências com inúmeros tipos vozes. Muitos chegam a sofrer efeitos físicos em seus organismos. O estudo também confirmou que tanto pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos relatam experiências do tipo. Os resultados questionam algumas das suposições atuais sobre a natureza das alucinações e sugerem que há uma variação maior na forma como são experimentadas do que até então se acreditava. Os investigadores dizem que esta variação remete possivelmente à necessidade de diferentes tipos de terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) adaptada voltada para sub-tipos distintos de voz ou padrões de audição.
Atuais abordagens incluem medicação, TCC, técnicas de diálogo de voz e outras formas de terapia e auto-ajuda.
Alucinações auditivas além da esquizofrenia
Alucinações auditivas são uma característica comum de muitos transtornos psiquiátricos, como psicose, esquizofrenia e transtorno bipolar. Mas, como vimos, também são experimentadas por pessoas sem condições psiquiátricas. Estima-se que entre 5 e 15% dos adultos experimentarão alucinações auditivas alguma vez na vida.
Este é um dos primeiros estudos a lançar luz sobre a natureza desse tipo de alucinação dentro e fora do contexto da esquizofrenia, incluindo também muitos outros diagnósticos de saúde mental.
A pesquisadora chefe, Angela Mata, do Centro de Humanidades Médicas da Universidade de Durham, enfatiza: “Nossos resultados têm o potencial de derrubar pressupostos psiquiátricos tradicionais sobre a natureza de ouvir vozes. É crucial para estudar a saúde mental e as experiências humanas, tais como a audição de vozes, utilizar perspectivas diferentes para definir verdadeiramente o que as pessoas estão enfrentando, e não apenas o que pensamos sobre isso (…) Elas têm um diagnóstico particular. Esperamos que tal abordagem possa estimular o desenvolvimento de intervenções clínicas futuras.”
A pesquisa sobre ouvir vozes
Os pesquisadores colheram respostas por meio de um questionário on-line focado na descrição das experiências de 153 correspondentes. A maioria dos entrevistados tinham sido diagnosticados com uma condição psiquiátrica, mas 26 não apresentavam histórico de doença mental. Os participantes eram livres para responder com suas próprias palavras.
A grande maioria dos entrevistados assumiram ouvir várias vozes (81%) com grande espectro de qualidades (70%).
Menos da metade dos participantes relataram ter ouvido vozes puramente auditivas (45%). Descreveram também experiências parecidas com pensamentos e experiências mistas, misturando vozes com pensamentos vívidos associados a determinadas qualidades acústicas. Esta descoberta desafia a ideia de que ouvir vozes é sempre um fenômeno perceptual ou acústico, e pode ter implicações para futuros estudos neurocientíficos sobre o que acontece no cérebro quando as pessoas ouvem vozes.
Outro dado interessante: 66% das pessoas descreveram sensações corporais associadas, como a sensação de calor ou formigamento nas mãos e pés. Vozes com efeitos sobre o corpo eram mais propensas a serem abusivas ou violentas e, em alguns casos, estarem ligadas a experiências traumáticas.
Enquanto medo, estresse, ansiedade e depressão foram frequentemente associados às vozes, 31% dos participantes disseram que também sentiram emoções positivas.
O Dr. Nev Jones, da Universidade de Stanford e co-autor da pesquisa, disse: “Nossos resultados quanto à prevalência e a fenomenologia de vozes não-acústicas são particularmente notáveis. Em geral, essas vozes não significavam simplesmente pensamentos invasivos ou indesejados, mas representavam, assim como as vozes “reais”, “entidades” distintas com suas próprias personalidades e conteúdo. Estes dados também sugerem que precisamos distinguir cautelosamente as percepções imaginárias, como os sons referidos, das percepções ditas reais”.
Seria o segredo compartilhá-las?
Rachel Waddingham é um instrutor e consultor independente, além de administrador da Rede Nacional de Audiência de Vozes e da Sociedade Internacional de Psicologia e Abordagens Sociais das Psicoses. Rachel ouve vozes, refere visões e tem enfrentado de maneira exemplar essas crenças. Confira suas palavras:
“Embora em nossa sociedade as pessoas que ouvem vozes são muitas vezes vistas como “loucas”, eu acredito que as coisas estão mudando. Muitas pessoas estão interessadas em ouvir a voz. Muitas pessoas têm me contado sobre as experiências que tiveram – quer na sua infância, ou como um adulto. E, falando sobre elas, estão começando a desestigmatizar a experiência, abrindo a porta para que outros possam falar abertamente também.”
“Enquanto acreditamos que as vozes sejam sinais de patologia e doença, não faz realmente muito sentido explorar as experiências vividas por uma pessoa. Em vez disso, tenta-se suprimir ou eliminar as vozes, tanto quanto possível. Ouvi-la parece loucura!”
E finaliza: “Cada um de nós é diferente, e ser curioso sobre minhas experiências foi um dos primeiros passos para lidar com elas. Eu gostaria de viver em um mundo onde estivéssemos realmente curiosos sobre as experiências uns dos outros e procurássemos entender ao invés de patologizar. Todos temos uma história e o mundo seria muito mais amável se começássemos a ouvi-las.”
Eu posso ajudar a decifrar um pouco desse tema é ajudar pois conheço quase todos essas alucinações se puder me encontrar garanto que não vai se arrepender é realmente impressionante…é traumático isso nunca se esquece…
Bom,primeiramente eu pesquisei sobre esse assunto porque acabo de ouvir uma voz,só que li sobre ouvirem vozes meio que surreal né,pois bem eu ouço vozes desde criança mas as vozes que ouço são igualzinha a de quem está perto de mim,vamos se dizer um amigo ele foi para o lado de fora da casa e eu estou dentro,eu ouço alguém falar e sempre falam Miii eu me chamo Milena nunca é oii ou algo do tipo sempre Miiii e então respondo nem sempre respondo,mas de vez em quando sim,eu acredito muito em religião mais também tenho a mente aberta para ciência,e outros tipos de ideias enfim já que todo mundo estava comentando também resolvi comentar haha
Nossa. EU tb tô assim. PUTZZZZ
Gente. EU não sei nada de nada. MAS vou criar o grupo. Deixem os números de telefone . Mas com ddd se não, fica difícil. Eu quero saber o q tá acontecendo cmg. Talvez possamos nos ajudar.
11 998493412
Olá pessoal,bom dia ,tenho um primo que estar na minha casa e por esses dias eu estou enfrentando essa situação .Ele ouvi vozes e já fiquei sabendo que ele tem essas crises de vez em quando ,ele fica falando um monte de coisas
E eu o escuto ,falo com ele e me preocupo muito com ele ,no momento eu não tenho condições de levá-lo ao pcicologo e eu mesmo alto mediquei com o remédio chamado cloridrato de fluoxetina ,que mim parece que ele estar reagindo muito bem ao medicamento e gostaria de saber se eu agir bem e assim que eu poder o levarei ao médico o mais urgente possível ,até o levei para a igreja .Deus ajude muito aquém tem esse problema ,porque é difícil
Joveni Alves dos Santos
Fluoxetina não funciona para quem ouve vozes, a medicação adequada é antipsicótico, mas só um psiquiatra pode indicar e diagnosticar
ANONIMO
Bom,eu sofro disso constantemente,inclusive nessa madrugada (23/08/16) eu tive duas experiências. Na primeira,a voz era calma e me disse apenas “cuidado”,eu perguntei ao meu marido se ele tinha ouvido,ele disse que não e eu sabia que tinha alguém do meu lado,senti a presença do meu lado,meu esposo na hora iluminou o quarto e não havia nada,então tornamos a dormir,levei mais de 1hr pra conseguir pegar no sono novamente. Depois de dormir novamente,dessa vez senti alguém me enforcando e gritando com uma voz grossa e estridente ao pé do ouvido “Correu pro colinho dele né? Eu vou te matar sua fraca e ele não vai poder te ajudar,ele não vai te ouvir e nem sequer vai perceber o que está acontecendo”,nessa hora eu já estava me debatendo na cama,totalmente sem ar e meu esposo veio em meu socorro,tentando me acalmar .
Depois disso não consegui mais dormir,aliás quase não tenho dormido nos últimos tempos,há cerca de dois meses que isso vem acontecendo.
Leidiane vc tem contato? Me adiciona para conversamos sobre 04398134328
Ola Leydienne quero dizer-te que tb eu estou com esse problema ja à 5. anos e a sentir coisas durante a noite e essa voz de dia e de noite,no principio foi terrivel estava so fui a tudo quanto é sitio espiritual nao me serviu de nada hoje consigo sozinha ter a força de dizer eu sou livre e estou muito melhor serviu para me Fortelecer Sobretudo nao ceder ao medo e dizer em voz alta que nao se da autorização para entrarem no nosso espaço .Tudo de bom luz e amor bjs
Oi, eu tenho 1 filho de 21 anos que apresentou o quadro de esquizofrenia a uns 5 anos atrás , teve um surto onde foi internado. Tomou várias medicações hoje toma Ziprazidona mas ainda ouve vozes que já tornou amiga dele tipo quando some ele sente falta, ou quando ele sai de casa que é raridade fala tchau e manda o amigo imaginário ficar aqui em casa, isso ele fala mentalmente. Até um lugar ele deixa na cadeira perto da mesa onde ele faz as refeições, porque sente que tem uma pessoa ali com ele. No sofá também tem um lugar que ele guarda pra esse amigo. Alguém já passou por situação parecida? Porque os.médicos como já li aqui nos comentários não passam por isso por isso nunca vão dar um diagnóstico correto do que é a esquizofrenia ou melhor como driblar essas voses, apenas sabem receitar remédios aumentar a dose ou receitar terapia ocupacional. Meu cell. WhatsApp 016 991097232
Ola meu nome é Anderson; eu li alguns comentarios são igual aconteceu comigo eu escutei vozes por alguns dias quase me matei me jogando de baixo de um caminhão por não aquentar mais corri no meio da pista e muita pertubação.Só tenho a dizer que tomem muito cuidado e sejam forte que elas passaram tenhão muita fé em DEUS que ele que foi meu remedio e minha cura só ele para nos libertar dessas vozes atormentadoras
olá pessoal ouço vozes do diabo toda hora não sei o que fazer está dificil viver assim não consigo me concentrar em nada meu whatspp 11980237025. vou nas igreja e nada de curar minha doença será que é problema espiritual.
ola pessoal ouço vozes do diabo. toda hora, não sei o que fazer não consigo me concentrar nos estudo.
Tá dificil viver assim tomo remédio mais não adianta em nada.
Vou nas igreja e nada de curar minha doença será que é problema espiritual.
oi rodrigo, passei por isso foi um terror, tambem procurei ajuda espiritual e medicina, nada adiantou hoje em dia tomo omega3 ta sendo um milagre pra mim, tente tomar acho que vai te ajudar muito.
ouço vozes do diabo toda hora. não consigo viver e fazer nada não consigo concentrar em nada só quero ficar na cama.
cara usa a logica ve oque vc nao falou pa niguem
isso e vc msm ta maior medo mas comece a fazer uma coisa
simples cantar e alto e com coraçao .
se tiver um cao preste atençao nas orelhas pq se ele nao ouve e pq nao som
sse nao som e vc se repetindo medos e problemas outras falam suas coquista
e so sua cabeça se repetindo fica de boa otra boa e reconhecer as vozes ela s ficam putas quando vc desbre
e so uma religao e boa presta a catolica nao te pede nada so que assista a missa se confesse so pra ter confiança vlw .e esquece que deus e bozinho em vez de pedir uma cura pede uma espada pra cortar a cabeça da voz afinal deus tem seus anjos guerreira outra nao sigo essa igreja de 200 anos pra ca nada santos heim equece issso adorar imagem nao e jesus nacruz quer dizer a lembrança doqu o filho dele fez por nos so isso
Gostei mais dos comentários do que da publicação
Acho que se tivesse ou tiver ou fizermos um grupo no Whatsapp para a gente falar mais sobre nossas experiências, dicas para ajudar o próximo com isso seria de grande importância e ajuda para todos nós
Como falaram ali em cima, Música ajuda bastante
E essas vozes as vezes são amigas e as vezes inimigos
E querem sempre ser mais que nós, oq leva a ver que seriam inimigos querendo se passar por amigo
Aí vai da teoria de cada um, Demônio, macumba ou nova tecnologia que teria como entrar na mente das pessoas
Difícil acreditar, pra quem não vive isso
Mas nesse mundo de hoje né pode se esperar e se ver de tudo
11 957728584 Whatsapp se quiser falar sobre o assunto estaremos ai , até + que Deus nos abençoe , Amém
Olá. Vcs criaram o grupo no whats? Eu precisp d ajuda