As alucinações auditivas são muito mais comuns do que se pensa e, nem sempre, representam doença psiquiátrica. Ouvir vozes muitas vezes causa medo e angústia, mas nem sempre, como é possível observar em alguns relatos.
Você ouve vozes? Como elas são? Será que está ficando “louco”? Confira alguns dos maiores e mais detalhados estudos já realizados sobre essas experiências, conhecidas como alucinações auditivas.
Vozes “nas cabeças” das pessoas são muito mais variadas e complexas do que se pensa, de acordo com pesquisa realizada pelas universidades de Durham e Stanford, publicada recentemente no The Lancet Psiquiatria.
Descobriu-se que a maioria dos ouvintes relatam múltiplas experiências com inúmeros tipos vozes. Muitos chegam a sofrer efeitos físicos em seus organismos. O estudo também confirmou que tanto pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos relatam experiências do tipo. Os resultados questionam algumas das suposições atuais sobre a natureza das alucinações e sugerem que há uma variação maior na forma como são experimentadas do que até então se acreditava. Os investigadores dizem que esta variação remete possivelmente à necessidade de diferentes tipos de terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) adaptada voltada para sub-tipos distintos de voz ou padrões de audição.
Atuais abordagens incluem medicação, TCC, técnicas de diálogo de voz e outras formas de terapia e auto-ajuda.
Alucinações auditivas além da esquizofrenia
Alucinações auditivas são uma característica comum de muitos transtornos psiquiátricos, como psicose, esquizofrenia e transtorno bipolar. Mas, como vimos, também são experimentadas por pessoas sem condições psiquiátricas. Estima-se que entre 5 e 15% dos adultos experimentarão alucinações auditivas alguma vez na vida.
Este é um dos primeiros estudos a lançar luz sobre a natureza desse tipo de alucinação dentro e fora do contexto da esquizofrenia, incluindo também muitos outros diagnósticos de saúde mental.
A pesquisadora chefe, Angela Mata, do Centro de Humanidades Médicas da Universidade de Durham, enfatiza: “Nossos resultados têm o potencial de derrubar pressupostos psiquiátricos tradicionais sobre a natureza de ouvir vozes. É crucial para estudar a saúde mental e as experiências humanas, tais como a audição de vozes, utilizar perspectivas diferentes para definir verdadeiramente o que as pessoas estão enfrentando, e não apenas o que pensamos sobre isso (…) Elas têm um diagnóstico particular. Esperamos que tal abordagem possa estimular o desenvolvimento de intervenções clínicas futuras.”
A pesquisa sobre ouvir vozes
Os pesquisadores colheram respostas por meio de um questionário on-line focado na descrição das experiências de 153 correspondentes. A maioria dos entrevistados tinham sido diagnosticados com uma condição psiquiátrica, mas 26 não apresentavam histórico de doença mental. Os participantes eram livres para responder com suas próprias palavras.
A grande maioria dos entrevistados assumiram ouvir várias vozes (81%) com grande espectro de qualidades (70%).
Menos da metade dos participantes relataram ter ouvido vozes puramente auditivas (45%). Descreveram também experiências parecidas com pensamentos e experiências mistas, misturando vozes com pensamentos vívidos associados a determinadas qualidades acústicas. Esta descoberta desafia a ideia de que ouvir vozes é sempre um fenômeno perceptual ou acústico, e pode ter implicações para futuros estudos neurocientíficos sobre o que acontece no cérebro quando as pessoas ouvem vozes.
Outro dado interessante: 66% das pessoas descreveram sensações corporais associadas, como a sensação de calor ou formigamento nas mãos e pés. Vozes com efeitos sobre o corpo eram mais propensas a serem abusivas ou violentas e, em alguns casos, estarem ligadas a experiências traumáticas.
Enquanto medo, estresse, ansiedade e depressão foram frequentemente associados às vozes, 31% dos participantes disseram que também sentiram emoções positivas.
O Dr. Nev Jones, da Universidade de Stanford e co-autor da pesquisa, disse: “Nossos resultados quanto à prevalência e a fenomenologia de vozes não-acústicas são particularmente notáveis. Em geral, essas vozes não significavam simplesmente pensamentos invasivos ou indesejados, mas representavam, assim como as vozes “reais”, “entidades” distintas com suas próprias personalidades e conteúdo. Estes dados também sugerem que precisamos distinguir cautelosamente as percepções imaginárias, como os sons referidos, das percepções ditas reais”.
Seria o segredo compartilhá-las?
Rachel Waddingham é um instrutor e consultor independente, além de administrador da Rede Nacional de Audiência de Vozes e da Sociedade Internacional de Psicologia e Abordagens Sociais das Psicoses. Rachel ouve vozes, refere visões e tem enfrentado de maneira exemplar essas crenças. Confira suas palavras:
“Embora em nossa sociedade as pessoas que ouvem vozes são muitas vezes vistas como “loucas”, eu acredito que as coisas estão mudando. Muitas pessoas estão interessadas em ouvir a voz. Muitas pessoas têm me contado sobre as experiências que tiveram – quer na sua infância, ou como um adulto. E, falando sobre elas, estão começando a desestigmatizar a experiência, abrindo a porta para que outros possam falar abertamente também.”
“Enquanto acreditamos que as vozes sejam sinais de patologia e doença, não faz realmente muito sentido explorar as experiências vividas por uma pessoa. Em vez disso, tenta-se suprimir ou eliminar as vozes, tanto quanto possível. Ouvi-la parece loucura!”
E finaliza: “Cada um de nós é diferente, e ser curioso sobre minhas experiências foi um dos primeiros passos para lidar com elas. Eu gostaria de viver em um mundo onde estivéssemos realmente curiosos sobre as experiências uns dos outros e procurássemos entender ao invés de patologizar. Todos temos uma história e o mundo seria muito mais amável se começássemos a ouvi-las.”
Alguém teve tuberculose antes do primeiro surto?
criamos um grupo de WhatsApp para falarmos do assunto quiser entrar chama no 11973452067
062 98588 8418
Me coloca no grupo
Junior se ainda puder eu gostaria de entrar no grupo
meu numero 0039 377 4570766 este +e o meu whatsapp
tenho o mesmo problema algumas vezes escuto vozes~
EU OUÇO VOZES TMB, NA VERDADE, NEM SEI DIZER QUANTAS SÃO….HOMENS=ESSES AMEAÇAM, FALAM EM ME MATAR, MATAR GENTE QUE EU CONHEÇO…XINGAMENTOS…E POR AE VAI….OUÇO MULHERES QUE DEVEM SER UMAS VAGABUNDAS PQ SÓ FALAM OBSCENIDADES…E TEM UM GAROTO CHATO PRA CARAMBA…QUE GRITA INSISTENTEMENTE “DESTRUI’….24 HORAS…NO COMEÇO FOI ASSUSTADOR PQ ERA COMO SE ESTIVESSE AO MEU LADO…HOJE NÃO TENHO O MINIMO MEDO…DIZEM NOME DE PESSOAS QUE CONHEÇO, TENTAM ME JOGAR CONTRA TUDO E TODOS…LEVO UMA VIDA NORMALISSIMA, ESTUDO, TRABALHO….ENFIM…O SEGREDO É TER FÉ DE QUE ESSAS COISAS NÃO TE FARAM NADA DE MAL…ATE PQ QUEM MTO FALA….KKKK….O QUE INCOMODA É O BARULHO DENTRO DA CABEÇA…PORÉM DURANTE O DIA NO TRABALHO NÃO ME ATORMENTAM, POIS ESTOU SEMPRE FOCADO….UMA VEZ FIQUEI PRATICAMENTE TRES NOITES SEM DORMIR….OUVINDO ROCK BEM ALTO NOS FONES DE OUVIDO E JOGANDO PACIENCIA NO NOTEBOOK….HILÁRIO….TINHA UM QUE DIZIA…VAI DORMIR…TODO MUNDO PRECISA DESCANSAR..NO TERCEIRO DIA DE MANHÃ UMA VOZ DE MULHER (CANSADA….KKK) ME PERGUNTOU “VC ME QUER DE JOELHOS???”PODE ATÉ SER COISA DE OUTRO MUNDO….MAS VC É QUEM TEM QUE MANDAR EM VC….TER FÉ….CORAGEM….O MAL OU SEJA LÁ O QUE FOR SE ALIMENTA DO SEU MADO…SE TE MANDAREM FAZER ALGO…RIA…MANDA P PQP….VONTADE DE MATAR???SELOKO…NUNCA….RESPIRE FUNDO E ENFRENTE…É DIFICIL…É…SE ALGUEM QUISER CONVERSAR MAIS SOBRE ISSO SEI LÁ…QUISER AJUDA PARA APRENDER A DOMINAR COMO EU….MEU WHATS 11973452067
Oi boa noite! Meu nome é Zélia meu filho a 3anos começou a ouvir vozes ter visão,ele tem muito medo ,chora muito ,tem pesadelos terrível . Não sei o que fazer para ajudar meu filho que tanto amo,ele tá fazendo acompanhamento psiquiátrico tomando remédios controlados,mas parece que não tem feito muito efeito.me ajudem acho que não vou aguentar ver meu filho sofrer e não poder fazer nada para ajudar,ele se isolou,dorme muito ,e quase não sai de casa ,pediu demissão do trabalho .
Acredito que seja espiritual , em sua casa coloque louvores e pregacoes gospel sobre liber tacao busque a DEUS sempre
Olá parece ser uma frase de prache mas já passei por uma coisa parecida… busque a Deus saía do seu mundo leve seu filho a igreja somente Jesus pode cura-lo vou orar por vocês.
Tenha fe paciência psicólogo ajuda passe segurança. NAo contratei ele apenas Abraços. Proteção. Eu passei por esse estágio e doloroso mostre que o que e real ele pode pegar com as mãos e pra existir voz tem que ter uma pessoa real mas que ele possa tocar aos poucos irá entender. Dormir ajuda descansargento e fazer o que ele gosta o desliga um pouco desse mindo. Não deixe ele dialogar .
Olá Zélia, Eu sofria desses sintomas quando era criança. Frequentei psicólogo por uns 8 anos. Hj to com 29 anos, se quiser conversar me adc no face.
Eu escuto músicas então consigo para Las…Estou ouvindo 24horas e não sai já faz cinco meses alguém me ajudem 12987084569
É normal ficar escultando varias pessoas conversando.
Sempre que deito na cama para dormir, fico escutando muita gente falar, homem, mulher, crianças, tudo ao mesmo tempo. Mas sempre que durmo tarde as 3 da madrugada. As vezes mando até calar a boca. O que seria isto. E é muito nítido.
A e também tenho muito paralisia do sono. E muito.
meu nome e anacleide tenho paralisia do sono e utimamente quando mim deito deixo a tv ligada porque escuto varias voses ao mesmo tempo mesmo com a porta do meu quarto feichada fico asustada leio muito a biblia so asim consigo dormir minha cachorinha quando fica fora do quarto fica latindo muito como si uma pessoa estivesse ali começo a ficar asustada meia noite 3 da manha.isso e orivel. nao falo pra muita gente nimquem acredita.e eu tenho o juizo normal.
Olá já escutei essas voses ai sim que você precisa conversar com alguém sobre isso proucure Deus não se apague a r eligiosidades mas a Jesus ele pode te curar e te confortar
ProcuRe ajuda psiquiátrica pode ser depressao eu costumo tomas ryvotril tira ansiedade relação. Ele indicará psicólogo. Ajuda Deus abençoe
Vc toma algum remédio?
11 998493413 watts tenho os mesmos problemas com vozes. Nervos da perna atacam como que energia e me faz entrar em ideias que vai me machucar ou até me matar do coraçao quando da no peito
Meu relato: Ainda adolescente fui dormir tarde e, na madrugada, comecei a ouvir música. Percebi que era estilo reggae, porém não havia nada ligado, todos dormiam. Logo após, começou a tocar música erudita, que eu gosto, porém o som foi aumentando a ponto de ficar insuportável. Eu não conseguia me mexer. Estava acordado, pois lembro de, mesmo no escuro, enxergar o batente da porta que estava aberta. A “crise” passou e dormi. Tinha acompanhamento neurológico e a medicação certamente evitou outros acontecimentos desse tipo. Por algum tempo tive crises de ausência, mas também cessou.
Abraço!
Desde criança que uma senhora já de idade insistia a minha mãe que eu tinha que fazer consulta de psiquiatria com a filha dela. Depois de eu perder os meus pais também passei a ouvir voves, uma do além e uma de uma colega de trabalho que ao ouvir a voz dela o meu corpo se levantava. Já fui seguido por dois psiquiatras que não me convenceram, mesmo sendo considerada por um psicólogo como uma pessoa normal e depois de ter me considerado mesmo como uma pessoa normal, vejo doutores e algumas pessoas com tendências psicopatas a insistirem que eu devo fazer consulta de psiquiatria. Podem dar-me um conselho.
Por favor ajude-me estou farta tou a ficar maluca!