As alucinações auditivas são muito mais comuns do que se pensa e, nem sempre, representam doença psiquiátrica. Ouvir vozes muitas vezes causa medo e angústia, mas nem sempre, como é possível observar em alguns relatos.
Você ouve vozes? Como elas são? Será que está ficando “louco”? Confira alguns dos maiores e mais detalhados estudos já realizados sobre essas experiências, conhecidas como alucinações auditivas.
Vozes “nas cabeças” das pessoas são muito mais variadas e complexas do que se pensa, de acordo com pesquisa realizada pelas universidades de Durham e Stanford, publicada recentemente no The Lancet Psiquiatria.
Descobriu-se que a maioria dos ouvintes relatam múltiplas experiências com inúmeros tipos vozes. Muitos chegam a sofrer efeitos físicos em seus organismos. O estudo também confirmou que tanto pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos relatam experiências do tipo. Os resultados questionam algumas das suposições atuais sobre a natureza das alucinações e sugerem que há uma variação maior na forma como são experimentadas do que até então se acreditava. Os investigadores dizem que esta variação remete possivelmente à necessidade de diferentes tipos de terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) adaptada voltada para sub-tipos distintos de voz ou padrões de audição.
Atuais abordagens incluem medicação, TCC, técnicas de diálogo de voz e outras formas de terapia e auto-ajuda.
Alucinações auditivas além da esquizofrenia
Alucinações auditivas são uma característica comum de muitos transtornos psiquiátricos, como psicose, esquizofrenia e transtorno bipolar. Mas, como vimos, também são experimentadas por pessoas sem condições psiquiátricas. Estima-se que entre 5 e 15% dos adultos experimentarão alucinações auditivas alguma vez na vida.
Este é um dos primeiros estudos a lançar luz sobre a natureza desse tipo de alucinação dentro e fora do contexto da esquizofrenia, incluindo também muitos outros diagnósticos de saúde mental.
A pesquisadora chefe, Angela Mata, do Centro de Humanidades Médicas da Universidade de Durham, enfatiza: “Nossos resultados têm o potencial de derrubar pressupostos psiquiátricos tradicionais sobre a natureza de ouvir vozes. É crucial para estudar a saúde mental e as experiências humanas, tais como a audição de vozes, utilizar perspectivas diferentes para definir verdadeiramente o que as pessoas estão enfrentando, e não apenas o que pensamos sobre isso (…) Elas têm um diagnóstico particular. Esperamos que tal abordagem possa estimular o desenvolvimento de intervenções clínicas futuras.”
A pesquisa sobre ouvir vozes
Os pesquisadores colheram respostas por meio de um questionário on-line focado na descrição das experiências de 153 correspondentes. A maioria dos entrevistados tinham sido diagnosticados com uma condição psiquiátrica, mas 26 não apresentavam histórico de doença mental. Os participantes eram livres para responder com suas próprias palavras.
A grande maioria dos entrevistados assumiram ouvir várias vozes (81%) com grande espectro de qualidades (70%).
Menos da metade dos participantes relataram ter ouvido vozes puramente auditivas (45%). Descreveram também experiências parecidas com pensamentos e experiências mistas, misturando vozes com pensamentos vívidos associados a determinadas qualidades acústicas. Esta descoberta desafia a ideia de que ouvir vozes é sempre um fenômeno perceptual ou acústico, e pode ter implicações para futuros estudos neurocientíficos sobre o que acontece no cérebro quando as pessoas ouvem vozes.
Outro dado interessante: 66% das pessoas descreveram sensações corporais associadas, como a sensação de calor ou formigamento nas mãos e pés. Vozes com efeitos sobre o corpo eram mais propensas a serem abusivas ou violentas e, em alguns casos, estarem ligadas a experiências traumáticas.
Enquanto medo, estresse, ansiedade e depressão foram frequentemente associados às vozes, 31% dos participantes disseram que também sentiram emoções positivas.
O Dr. Nev Jones, da Universidade de Stanford e co-autor da pesquisa, disse: “Nossos resultados quanto à prevalência e a fenomenologia de vozes não-acústicas são particularmente notáveis. Em geral, essas vozes não significavam simplesmente pensamentos invasivos ou indesejados, mas representavam, assim como as vozes “reais”, “entidades” distintas com suas próprias personalidades e conteúdo. Estes dados também sugerem que precisamos distinguir cautelosamente as percepções imaginárias, como os sons referidos, das percepções ditas reais”.
Seria o segredo compartilhá-las?
Rachel Waddingham é um instrutor e consultor independente, além de administrador da Rede Nacional de Audiência de Vozes e da Sociedade Internacional de Psicologia e Abordagens Sociais das Psicoses. Rachel ouve vozes, refere visões e tem enfrentado de maneira exemplar essas crenças. Confira suas palavras:
“Embora em nossa sociedade as pessoas que ouvem vozes são muitas vezes vistas como “loucas”, eu acredito que as coisas estão mudando. Muitas pessoas estão interessadas em ouvir a voz. Muitas pessoas têm me contado sobre as experiências que tiveram – quer na sua infância, ou como um adulto. E, falando sobre elas, estão começando a desestigmatizar a experiência, abrindo a porta para que outros possam falar abertamente também.”
“Enquanto acreditamos que as vozes sejam sinais de patologia e doença, não faz realmente muito sentido explorar as experiências vividas por uma pessoa. Em vez disso, tenta-se suprimir ou eliminar as vozes, tanto quanto possível. Ouvi-la parece loucura!”
E finaliza: “Cada um de nós é diferente, e ser curioso sobre minhas experiências foi um dos primeiros passos para lidar com elas. Eu gostaria de viver em um mundo onde estivéssemos realmente curiosos sobre as experiências uns dos outros e procurássemos entender ao invés de patologizar. Todos temos uma história e o mundo seria muito mais amável se começássemos a ouvi-las.”
Um ponto final para toda essa questão de religiosidade será aquele que quizer crê que creia pelo menos no que a verdade que liberta diz, eu sei que pode parecer difícil e complicado , mas ler a Bíblia é a única solução pra saber o que é certo e o que vem de Deus e quanto a cura vinda de Deus para tudo isso será depositarem sua fé e esperança em Deus. Confia Nele e o mais Ele fará…. Creia! Deus esteja com todos os vos dê paz.
Que o Senhor nosso Deus os proteja de todo mal fazendo com que suas palavras de fé permeiam em seus lábios e que não esqueçam de que Jesus ama vocês, assim poderiam lembrar também de que ele deu sua vida para nos salvar do pecado e mesmo que o pecado abundou no mundo a Sua graça superabundou.
Vão em paz e tenham a certeza da vitória que é Deus quem vos libera.
Glorificou a Deus pela vida de vocês e sei que breve terão a satisfação de dizer que Deus vis curou.
Fiquem na paz!
Boa tarde a todos,
Em um mundo cheio de complicações é difícil distinguir o que pode ser a voz da consciência e a voz subentendida, mas esta claro que a falta de conhecimento traz ao entendimento que tais problemas não há cura. Independente de religião, eu digo, há cura para todo aquele que tem fé pois fé significa o firme fundamento das coisa que não se vê mas se acredita. O que verdadeiramente eu posso dizer é que tudo o que for milagre é extensivo a Deus, porém Deus não deu inteligência ao homem simplesmente para dizerem que são mestres e doutores, mas para trazer tratamentos a doenças da carne. O interessante é que aqui se trata de um problema psicanalítico no qual a estrutura o traz a loucura se não obtiver tratamento hábil e em conformidade.
Acredito que se tiverem a predisposição de fazerem uso do conhecimento sagrado, Bíblico, terão a cura e certamente poderiam ser testunha do que hoje dizem.
Se conhecerem a verdade Ela vos libertará. Creia nisso e serão certos da vitória. Acreditem. Busquem enquanto voz podem achar.
Jesus é o SENHOR
Jesus vos ama
Que DEUS abençoi a todos
Eu não sei o que pode ser mais as vezes ouço gritos na minha cabeça, mas ele logo para.
Entendo o que voces estão passando, descobri algo que realmente pode ajudar mude de local(casa), se hospede em diversos lugares ate descobrir onde as vozes diminuem, isso realmente funciona o restante ja tentei centro espirita, igreja, umbanda(esse ate diminu as vozes, mas não solucionou totalmente). Mude de hotel ou hostel, alugues quartos por dia ate encontrar algum que se sinta bem, realmente funciona tente, talvez seja nescessario mudar de cidade mas compensa o resultado e pode ser total!!! Depois de tentarem coliquem suas ecperiencias aqui para ter certeza que funciona com outras pessoas tambem!!! Abraços e melhora a todos.
Amigo me desculpa, mas o que não funcionou em relação as religiões que você procurou foi a sua fé. É questão de VC crê que vai acontecer e ir de encontro ao que ha de mais correto a fazer Deus não deu inteligência aos médicos a toa.
Concordo, isso também é questão de acordar e perceber que milagre está a disposição de Deus para o que é impossível para o ser humano.
Manhara, procure um medico que possa te ajudar ou se acha que não ha medico que te ajude chame pelo nome de Jesus com fé e toda a vontade que VC tem de ser liberta porque de uma voz a depressão não é bricandeira. Espero que você não fique chateada mas eu vou orar por você.
Olha eu acredito numa palavra que vem de Deus e nem me pergunte se eu sei o fundamento ou se eu sei que foi homem que escreveu….eu só quero dizer que perante a toda palavra e professora que Deus deixou para mim eu manifesto a minha fé… Eu pelo menos em momento nenhum disse que são demônios falando, embora eu acredite. Só tenho certeza de que se sua fé for do tamanho de um grão de mostarda você conseguiria remover uma montanha do lugar..e é assim que a Bíblia me diz. Aqui temos todos livre expressão embora eu acho que Deus cura sim tuuuudooo eu também deixei acertivamente escrito que Deus não deu sabedoria para o homem a toa. Eu prefiro crer que Deus tudo pode e se VC acredita em Deus porque põe a teste toda Sua Soberania?…amigo essas minhas palavras podem não alegrar a muitos, mas tenho certeza de que um dia lembrarão de tudo o que voz falo.
Sou mãe e embora seja difícil acredito que para Deus nada é impossível, não te digo vá em algum lugar porque a princípio se você apenas conhecer a Deus mais profundamente vai entender o plano dele nas vidas de vocês e poderão encaminhar suas vidas conforme orientação do espírito santo. Eu acredito em dois planos o terrestre e o espiritual se VC assim crer tente resolver da forma mais fácil , como uma mãe se compadece pelo filho acredito que você não medirá esforços para o ajudar, e é por isso que o amor de Deus se assemelha ao amor de uma mãe, então ore, cleme pelo nome de Jesus, cante um ino lindo que eu cantava pro meu filho quando ele chorava muito quando bebe que diz : Espírito Santo ore por mim
Leve pra Deus tudo aquilo que eu não consigo
Espírito Santo
Use as palavras que eu necessito usar mas não consigo
Me ajude nas minhas fraquezas
Não sei como devo pedir
Espirito santo vem interceder por mim
Todas as coisas cooperam pra o bem daqueles que amam a ti
Espirito Santo vem orar por mim
Estou clamando, estou pedindo
Só Deus sabe a dor que estou sentindo
Meu coração está ferido, mas o meu clamor esta subindo…
Espero poder ter ajudado em algo. Que o Senhor nosso Deus te dê a paz e que você e seu bebê alcance a gloriosa virtude e toda sua família.
Não podemos ser contundentes em dizer que não ajuda, eu também sou Cristã e sei como seguir e acreditar em Deus. A questão é a fé que ela põe que o omega3 está rendendo a ela se desperçar dessas vozes. Se por ventura pessoas tem fé em tudo o que é do mundo e você pode ver pessoas milionária e com uma saúde que parece ser de ferro . a diferença é que nós sabemos que só existe um Deus e que o livre harbitrio só existe para quem esta indeciso do amor a Deus ou do que quer para a própria vida. Pois imagina só se todos aqui acreditassem em Deus e Jesus como nós estariam salvos e libertos pois cremos no amor de Jesus e temos fé que Ele tudo pode Tudo faz e tudo sabe. É triste ver esses acontecimentos com pessoas que são nossos irmãos em Cristo mas que não tem essa visão como nós. Se eu fosse contar minha vida não entenderiam porque não sou fracassada, mas eu entendi o plano que , de melhor, tinha Deus para minha vida e assim tendo crido movimentei e movimento a minha fé em prol do que o meu Senhor me ordena e assim quero me mander obediente fugindo das ordenanças da carne.
Acho que estão todos muito carecidos de oração e de fé.
Certamente assim e unicamente. Assim terá a cura.
Concordo em gênero a relação de pedir a Deus a cura deixa que o coração dele vai dizer o que ele quer e na verdade as pessoas que entendem um pouco mais sobre a palavra entendem que tem coisas que não são pra sair de nossas vidas mas porque são coisas desse mundo enquanto carne porém no mundo espiritual só Existe um Grande Eu Sou e Esse é Jesus, é Deus .. Gritem por Ele se necessário vão ver a face de Deus e mais tarde se souberem usar seus dons os usaram para aquilo que Deus precisa.
Oro pela paz de todos. Que o Senhor Deus possa resplandecer o Seu Semblante sobre todos.
Entendo o que vcs estão passando, descobri algo que realmente pode te ajudar mude de local(casa), se hospede em diversos lugares ate descobrir onde as vozes diminuem, isso realmente funciona o restante ja tentei centro espirita, igreja, umbanda(esse ate diminui, mas não soluciono totalmente). Mude de hotel ou hostel, quartos para alugar ate encontrar algum que se sinta bem, realmente funciona tente, talvez seja nescessario mudar de cidade mais realmente funciona!!! Depois de tentarem reportem sua experiencia para que eu tenha certeza que funciona com outras pessoas tambem!!!
Estou ouvindo vozes a mais ou menos 1 ano, Como começou? Atravez do facebook a uns 5 anos atrás eu e outras pessoas percebemos que o conteudo ao qual era postado estava sendo utilizado em rede nacional, na época foi como uma grande coencidencia, mas coencidencia tem limites, sem dar enfaze no que havia acontecido o tempo foi passando entao novamente coencidencias que ligavam informaçoes que estavam no meu facebook e a grande midia, apos postar uma critica referente a um desses Grupos televisivos encontrei vendo o canal uma certa “resposta indireta” claro incarada como coencidencia novamente, mas que se encaichava como retruco ao que havia sido postado.
Passou se o tempo e percebi que atravez das informaçoes que eu havia postado, essas grandes empresas televisivas me localizaram e começaram a me monitorar com atravez da midia e de um grupo de pessoas que interferiam e pesquisavam minha vida indiretamente, mas pelo seu grande volume de integrantes ficava dificil de identificar quando eles agiam, mas apos as pesquisas sobre minha vida novamente começeram com indiretas atravez de quase todos os canais nacionais começaram a querer brincar com a minha vida, eles usam seus sonhos ou seus erros para te manipular, comentei com algumas pessoas e estas pessoas me disseram, porque a grande te perseguiria? Percebendo que as pessoas nao acreditavam e tudo acontecendo atravez de indiretas fiquei ressabiado de comentar novamente, so que alem de pesquisar minha vida pessoal eles estavam sabendo de tudo que eu fazia dentro de casa, no carro e no celular e com indiretas me perguntavam como vc vai provar? Neste tempo eu procurava em minha mente ou criava em minha imaginaçao uma pessoa que estava me monitorando depois de uns 8 meses de pressao psicologica intensa, comecei a escutar a voz de uma moça na faixa entre os 25 a 35 anos que se identifica como laísa e diz que sua irma se chama Larissa relata sobre seu pai mas nao revela o nome e diz que nao mora com sua mae, no começo somente eu a escutave e ela de alguma forma me escutava,
porem (creio que era grampo, mas nao tenho certeza so que como nem imaginava o que estava pra acontecer passou a achar que eu tambem havia grapeado ela, estabelecendo uma comunicação direta a voz que se identifica como laisa começou a me questionar como que eu a estava escutando, mas ela so me escutava ate entao por equipamento eletronico, apos ela me perguntar como eu a escutava, disse a ela que estava imaginando 100% o que ela estava pensando, apos dizer isto o que estava acontecendo na minha mente mudou, mas continuei somente eu a escutando diretamente da mente no dia seguinte na parte da tarde disse uma frase ” Vem e senti o que eu sinto”, depois de dizer isto varias vozes apareceram em minha mente, no momento tanto eu quanto as vozes estavamos disisperados pois as vozes reagim como pessoas humanas, passando alguns dias as proprias vozes me propuzeram um encontro pois se identificavam como pessoas, concordei e propus um local, e deles recebi a infornaçao que ja se estavam encaminhando para o local, chegando no local aguardei alguns minutos e apos estes minutos apareceu um rapaz e uma moça, que fazia um gesto muito engraçado com a maos, o rapaz se aproximou e com um sinal nos reconhecemos, entao começamos a conversar, quando conversamos e vi que ele havia vindo representando o grupo das pessoas ao qual eu escutava perguntei pra ele, e a telepatia? No mesmo momento que falei com ele tentamos ouvir a voz dentro da mente e como um laço que se desfaz as vozes sumiram da minha cabeça e da cabeça do jovemao qual eu conversava, o porem é que a voz da laisa nao saiu e nos ficamos achando achando que com o tesairia sairia por longa data conversarmos e sem sombra de duvida é uma pessoa, entao novamente propus que nos encontrassemos, mas ela com medo de se identificar devido a alguns atos ilegais que ela praticou se nega a aparecer pessoalmente, ela chorou, ja me irritou muito porem nao aparece por nada, no caso o crime que ela cometeu é grave, vendo que ela nao faria nada favoravel para mudar a situação, começei a fazer a minha parte procurando os medicos, fui em psiquiatras muito bons e por ultimo fui diagnosticado com Psicose, mas sem fazer nenhum exame que matematicamente comprovasse, foi passada uma medicaçao e depois de uns 3 meses ingerindo a medicaçao que o ultimo psiquiatra havia passado, a voz sumiu, entao parei com a medicaçao depois de uns 2 meses forcei muito a mente e a voz da laisa novamente apareceu, ja faz quase um mes, desde entao retomei a medicaçao e novamente procurando uma saida.
Gente me ajudem eu não sei mas o que fazer eu tenho quase 14 anos e tem uma voz que fala coisas boas que eu devo fazer e coisas ruins que eu devo fazer além disso eu tenho mas dois problemas desde que eu era criança com 5ou 6 anos eu começava a conversar sozinha mas meus pais não sabiam eu tinha medo de contar e eles falarem que eu tava mentindo e dizerem que eu era uma pessoa normal e que eu só queria ter doenças eu não goato de ir a prai ou banho eu tnho muita vergonha de dispir meu corpo as vezes eu fico com raiva eu odeio barulho de moto quando eu esculto eu me tremo todinha quand eu ficava com raiva eu me arranhava até sair sangue até hoje meus pais não sabem disso eles não tem nem noção do que eu passo a minha irmã e piscologa mas tenho medo de conversar com ela uma vez quando eu tinha 10 anos tinha um cara parado na frente da minha casa de moto aí eu olhei pra ele é ele me amostrou sua parte íntima e eu fiquei 5 dias sem sair se casa com medo um colega do meu pai já passou a mão na minha bunda e eu disse pro meu pai e o meu pai ficou com muita raiva dele eu já passei por várias coisas que eu acho que eu tenho até truama não goSto de chegar perto de homens mais adultos tenho medo será que é por isso que tenho medo de barulho de moto? não sei me ajudem me de uma resposta to precisando muito desabafar e é isso contei toda a minha vida.
Estamos com um grupo no whatsapp para nós unirmos contra isso, gostaria muito que você participasse. Já somos 3 não tenha medo, vamos vencer isso .8899156959