Os sobreviventes do traumatismo craniano podem apresentar sequelas, em outras palavras, deficiências e incapacidades temporárias ou permanentes, interferindo na capacidade do indivíduo de desempenhar suas funções habituais.
Mas, será possível recuperar totalmente um cérebro danificado?
É possível recuperar um cérebro lesionado?
Uma vez superados os eventos ocorridos na fase aguda de um traumatismo cranioencefálico (TCE) e que concorriam para risco de morte, inicia-se uma nova fase no seguimento dos pacientes acometidos por essa doença tão impactante do ponto de vista médico e social.
As vítimas que sobrevivem ao TCE podem apresentar deficiências e incapacidades que são temporárias ou permanentes, interferindo na capacidade do indivíduo em desempenhar suas funções habituais.
Podemos didaticamente subdividir as sequelas neurológicas pós-traumáticas em objetivas ou subjetivas, ou ainda em físicas, cognitivas ou comportamentais/emocionais, todas relativamente frequentes, em maior ou menor grau.
Não podemos esquecer que o doente não é o único a sofrer, mas também a família e os cuidadores. Vários estudos científicos já demonstraram as consequências negativas do cuidado intensivo dedicado pelas pessoas mais próximas. A depressão é uma das principais.
Quais as sequelas neurológicas objetivas?
As incapacidades objetivas consequentes ao TCE são diversificadas, podendo ser precoces ou tardias. Os déficits neurológicos assumem aspectos variados, e podem ser melhor determinados durante o exame médico, quando e se o paciente recuperar parte do nível de consciência.
Dependendo da área cerebral afetada, temos os déficits de força, acometendo por exemplo um único membro do corpo (monoparesia, se parcial, monoplegia, se completa), braço e perna do mesmo lado (hemiparesia/hemiplegia), pernas (paraparesia/paraplegia) ou todos os quatro membros (tetraparesia/tetraplegia).
A perda da fala (afasia) ou alteração dela (disfasia) pode suceder lesões da convexidade cerebral esquerda em alguns pacientes. Temos os déficits de sensibilidade (parestesias, anestesias), do equilíbrio, da marcha, da coordenação. Também os déficits relacionados à programação de atos, conhecidos como apraxias.
Por fim, lesões de nervos cranianos específicos, muitas vezes decorrentes de fraturas, inchaço cerebral ou hematomas, podem ocasionar perda do olfato, cegueira, estrabismo, surdez, vertigens (tonturas) ou paralisia de um lado da face.
Epilepsia e comprometimento do QI
Crises epilépticas pós-traumáticas acometem cerca de 5% dos indivíduos, e costumam ser mais persistentes quando há lesão cerebral identificável. Em alguns casos, há disfunção da circulação do líquido cefalorraquidiano que preenche as cavidades cerebrais, produzindo hidrocefalia; os sintomas variam desde vômitos, cefaleia (dor de cabeça), confusão mental, sonolência, ao coma. Até mesmo aneurismas cerebrais (dilatações das artérias) e fístulas (conexões anormais entre os vasos sanguíneos) são descritos.
As alterações da cognição, ou do raciocínio, frequentemente incluem diminuição da memória, dificuldade de atenção e aprendizagem. Como qualquer área do cérebro pode ser afetada, qualquer tipo de alteração neuropsicológica pode ser observada. Dificuldades na linguagem, leitura, escrita, percepção espacial e inclusive problemas no reconhecimento do próprio corpo.
Quais as sequelas neurológicas subjetivas?
As sequelas neurológicas subjetivas dizem respeito aos fenômenos funcionais, e ocorrem em cerca de 35 a 40% dos pacientes. Cefaleia pós-traumática é uma doença crônica, pode ser referida no local do impacto ou ser difusa. Mesmo traumas leves podem causar esse tipo de dor de cabeça e distúrbios do sono. Sensações vertiginosas mal definidas, associadas com palidez, sudorese, sensação subjetiva de desequilíbrio, podendo evoluir para desmaios… o número de sequelas difíceis de determinar é grande.
Em pacientes sequelados graves, um maior grau de disautonomia pode fazer com que a sudorese venha acompanhada de aceleração dos batimentos cardíacos, hiperextensão automática dos membros e até febre, mesmo sem evidência de infecção no organismo.
As alterações comportamentais e emocionais são a perda de autoconfiança, comportamento infantil, motivação diminuída, e mais comumente, irritabilidade e agressão. Alguns indivíduos queixam-se de intolerância ao barulho e fadiga aumentada para as tarefas do dia a dia, tanto físicas quanto intelectuais. Há, com frequência, elementos de um transtorno depressivo instalado ou iminente. E também não podemos nos esquecer do Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT).
Quais pacientes têm mais chance de sequelas?
As consequências finais de um traumatismo craniano podem ir desde a recuperação completa até a morte. Existe ainda, num espectro de maior gravidade, o estado vegetativo persistente, caracterizado por um estado prolongado de inconsciência, acompanhado de ciclos quase normais de vigília e sono, e que constitui a consequência mais grave não fatal do TCE.
A explicação médica para tal condição é a destruição das porções cerebrais superiores envolvidas com as funções mentais sofisticadas, poupando as atividades do tálamo e tronco cerebral, particularmente os ciclos sono/vigília, a regulação da temperatura corpórea, a respiração e a frequência cardíaca. Pacientes vegetativos podem permanecer estáveis durante anos, beneficiando-se do suporte clínico atualmente disponível.
A expectativa em relação às sequelas é sempre um dos primeiros questionamentos da família, o que nos instantes iniciais é uma tarefa difícil. Alguns parâmetros, como a extensão da lesão aos exames de imagem, focais ou difusas, o escore na Escala de Coma de Glasgow (ECG) à admissão (escala que estima o nível de consciência, avaliando as respostas verbal, motora e a abertura ocular), a duração da amnésia pós-traumática, a resposta inicial ao tratamento, lesões associadas, idade, doenças associadas e o tempo levado para as intervenções clínicas e cirúrgicas são fundamentais para se determinar aproximadamente a evolução do caso.
De maneira geral, e baseado na ECG, o TCE grave (ECG de 3-8) geralmente cursa com mortalidade na fase inicial de mais de 50% e, dentre os sobreviventes, 30% tem uma recuperação regular ou boa após 6 meses. O TCE moderado (9-13) tem mortalidade menor que 10% e muitos pacientes evoluem apenas com sequelas leves. Por último, o TCE leve (ECG de 14-15) raramente resulta em morte e o paciente geralmente é capaz de retomar a vida normal.
Escalas de avaliação como a Escala de Resultados de Glasgow (Glasgow Outcome Scale) e a Escala de Avaliação de Deficiência (Disability Rating Scale), além de uma série de testes neuropsicológicos, são os instrumentos de maior valor científico na avaliação da capacidade funcional neurológica das vítimas de TCE com o passar dos meses decorrido o trauma.
Como é a recuperação do cérebro lesionado?
Atualmente, é consenso que o cérebro tem uma boa capacidade de recuperar-se mesmo que parcialmente quando sofre traumatismos. Esta recuperação será tão maior quanto menos grave for a lesão sofrida, dependendo da extensão e dos locais do cérebro lesionado. Após a resolução das urgências clínicas e neurológicas que ocorrem nas fases iniciais do TCE, o cérebro está “pronto” para iniciar o processo de recuperação, através de mecanismos ainda não totalmente esclarecidos.
Áreas não lesadas podem exercer funções de áreas lesadas, conexões perdidas podem se restabelecer, por meio de um fenômeno conhecido como plasticidade neuronal, e pode ocorrer também reorganização de neurotransmissores, substâncias químicas secretadas no cérebro.
A reabilitação precoce é o tratamento com evidência incontestável de benefício. Estudos atuais têm buscado alternativas complementares de reabilitação neurológica para pacientes selecionados, como é o caso da implantação de micro-estimuladores neurais por meio de técnicas neurocirúrgicas, ainda em fase experimental.
BOM DIA SOFRI UM ACIDENTE DE TRABALHO POIS TRABALHO COM INTERNET E AO SUBIR NO POSTE DE LUZ PARA MONTAR REDE DE FIBRA OPTICA TOMEI UM CHOQUE ELETRICO E CAI NO CHAO, QUEBREI A CABEÇA EM 3 LULARES, CLAVICULA DIREITA, 3 VERTEBRAS, 3 COSTELAS DO LADO DIREITOS A 5 6 7 E O PE ESQUERDO ONDE FOI DESCARREGADA A ENERGIA TBM TEVE LESAO MEUS PULMOES E RINS E AGORA JA ESTOU EM CASA MAS CINTO MUITAS TONTURAS E TREMORES NOS BRAÇOS E FORMIGAMENTOS E MAOS VENHO PERGUNTA O QUE A COMIGO POIS EXPLICO AOS MEDICOS E ATE AGORA NAO TIVE RESPOTA DESDE JA AGRADEÇO
BOM DIA SOFRI UM ACIDENTE DE TRABALHO POIS TRABALHO COM INTERNET E AO SUBIR NO POSTE DE LUZ PARA MONTAR REDE DE FIBRA OPTICA TOMEI UM CHOQUE ELETRICO E CAI NO CHAO, QUEBREI A CABEÇA EM 3 LULARES, CLAVICULA DIREITA, 3 VERTEBRAS, 3 COSTELAS DO LADO DIREITOS A 5 6 7 E O PE ESQUERDO ONDE FOI DESCARREGADA A ENERGIA TBM TEVE LESAO MEUS PULMOES E RINS E AGORA JA ESTOU EM CASA MAS CINTO MUITAS TONTURAS E TREMORES NOS BRAÇOS E FORMIGAMENTOS E MAOS VENHO PERGUNTA O QUE A COMIGO POIS EXPLICO AOS MEDICOS E ATE AGORA NAO TIVE RESPOTA DESDE JA AGRADEÇO
Boa tarde ,meu marido sofreu um acidente de carro ficou 4 dias na UTI e 10 dias no quarto,não foi preciso entubar,nem ir para o respiratório o rins sempre funcionou bem a pressão sempre boa ,então pegamos alta pra casa,mais ele conhece todo mundo conta coisas que já passou,parece até que tá normal,mais tipo assim ele esquece, diz que fez algo que não fez,diz que passou o dia na casa de alguém pois não foi lá,diz que já banhou sendo que nao,quando agente fala que não foi desse jeito ele fica irritado e diz que foi e tem que ser do jeito dele,quero saber se é normal se ele volta a ficar normal logo ou isso pode ser demorado e como lidar com essa situação eu concordo com ele ou disconcordo??
Boa tarde ,meu marido sofreu um acidente de carro ficou 4 dias na UTI e 10 dias no quarto,não foi preciso entubar,nem ir para o respiratório o rins sempre funcionou bem a pressão sempre boa ,então pegamos alta pra casa,mais ele conhece todo mundo conta coisas que já passou,parece até que tá normal,mais tipo assim ele esquece, diz que fez algo que não fez,diz que passou o dia na casa de alguém pois não foi lá,diz que já banhou sendo que nao,quando agente fala que não foi desse jeito ele fica irritado e diz que foi e tem que ser do jeito dele,quero saber se é normal se ele volta a ficar normal logo ou isso pode ser demorado e como lidar com essa situação eu concordo com ele ou disconcordo??
Boas…..a todos,
Tive um acidente automóvel em Setembro 2013 minha filha de 20 anos faleceu eu tive um (TCE) bacia partida, os organs, estômago, fígado, intestino grosso, vieram para cima do pulmão direito. Nao tive lesões físicas aparentes, perdi o equilíbrio, tive dificuldade em respirar, estou com incapacidade física de 87% actualmente encontro-me em casa na reforma, pois tive o acidente com 62 anos, nao me deram a invalidez obrigarão-me air para a reforma. Na fisioterapia recuperei muito, em Espinho, 15 dias no Monte-pio Gaia (não aconselho) depois 5 meses no Rovisco Pais na Tocha, (muito bom) e por fim em Valadares, no centro de reabilitação do norte, (5 estrelas) bom,mas nao vim aqui dar notas! Actualmente tenho falta de equilibro consigo caminhar mal mas tenho uma dor no fundo das costas insuportável por cima dos rins e no fundo da coluna. Gostaria de saber se alguém me pode dizer como resolver o problema do equilíbrio e as dores. A minha força de vontade é enorme, eu faço tudo para conseguir recuperar, tenho a segurança social em França onde já fui ver os medicos de família e os Professores Dres.Neurologistas que me disseram depois de ver meu relatório medic, Bravo a você aos medicos e fisioterapeutas , dizem que eu fui muito bem seguido. Mas eu queria mais!!! A parte cognitiva esta bem, esqueço algumas coisas recentes, mas lembro-me de tudo o passado. Obrigados
Boas…..a todos,
Tive um acidente automóvel em Setembro 2013 minha filha de 20 anos faleceu eu tive um (TCE) bacia partida, os organs, estômago, fígado, intestino grosso, vieram para cima do pulmão direito. Nao tive lesões físicas aparentes, perdi o equilíbrio, tive dificuldade em respirar, estou com incapacidade física de 87% actualmente encontro-me em casa na reforma, pois tive o acidente com 62 anos, nao me deram a invalidez obrigarão-me air para a reforma. Na fisioterapia recuperei muito, em Espinho, 15 dias no Monte-pio Gaia (não aconselho) depois 5 meses no Rovisco Pais na Tocha, (muito bom) e por fim em Valadares, no centro de reabilitação do norte, (5 estrelas) bom,mas nao vim aqui dar notas! Actualmente tenho falta de equilibro consigo caminhar mal mas tenho uma dor no fundo das costas insuportável por cima dos rins e no fundo da coluna. Gostaria de saber se alguém me pode dizer como resolver o problema do equilíbrio e as dores. A minha força de vontade é enorme, eu faço tudo para conseguir recuperar, tenho a segurança social em França onde já fui ver os medicos de família e os Professores Dres.Neurologistas que me disseram depois de ver meu relatório medic, Bravo a você aos medicos e fisioterapeutas , dizem que eu fui muito bem seguido. Mas eu queria mais!!! A parte cognitiva esta bem, esqueço algumas coisas recentes, mas lembro-me de tudo o passado. Obrigados
Meu filho Alberto de macedo Lima sofreu um acidente de moto dia 13/07/2013. Teve tce com lesão axonal difusa teve 3 paradas respiratórios ficou em ventilação mecânica no hospital HO pois naquele dia nao tinha uti disponivel tivemos que fretar uma uti aérea e levamos pra Goiânia apos 24 horas do acidente. Ficou 47 dias na uti em estado gravíssimo. Apos foi transferido para o hospital crer onde ficamos mais 3 meses alimentando por sonda gastrica e traqueostomizado. Os médicos deram alta pois mesmo com todo suporte do hospital ele não reagiu conforme exames de ressonância magnéticas o quadro dele era vegetativo . Ficamos desesperados pois não sabíamos como lidar com o quadro e ainda mais em uma capital distante da nossa cidade 1200km
Encontramos uma pessoa que nunca tinham os visto antes enviada por Deus nós deu moradia e suporte somos da mesma doutrina (vale do amanhecer ) e daí começamos uma nova vida. Uma nova realidade tds os dias acreditávamos em Deus é que para ele nada seria impossivel resumindo hoje já anda correndo alimenta normal se cuida sozinho usa a net . Agora apos 3 anos e meio começou a falar palavras e pequenas frases e cada dia melhora mais. Confiamos em Deus e acreditamos que ainda vamos conseguir vê lo estudando pois é o que ele mais quer e voltar pra escola hoje ele está com 20 anos. Na época do acidente estava com 17 era o melhor aluno da sala já estava concluindo o 2grau. Não tem sido fácil mas pra quem confia em Deus anda e impossível pois como falam os médicos o cérebro ainda e uma caixinha de surpresas pra medicina
Só resta nós acreditar que o impossivel pra medicina e a solução pra mãos de Deus. Se vc
Gloria Deus!
Deus e maravilhoso!
Gloria Deus!
Deus e maravilhoso!
oi meu irmão tambem sofreu um acidente dia 28 de abril passado agora, ele caiu de uma altura de 7 metros só esta vivo p Deus mesmo, tiraram a sedação dele essa semana, ele mexe braços pernas levanta a cabeça, mais as funções neurológicas dele não respondem bem, os médicos dizem q ele pode ficar ou não com sequelas neurológicas, mais o tempo de resposta dele ja ta no limite, ja era p ele ta respondendo bem, mais com Fé em Deus ele vai recuperar tambem, nós cremos muito em Deus somos evangélicos tambem, e sabemos que a ultima palavra é a de Deus.
Deus abençõe seu filho tambem.
oi meu irmão tambem sofreu um acidente dia 28 de abril passado agora, ele caiu de uma altura de 7 metros só esta vivo p Deus mesmo, tiraram a sedação dele essa semana, ele mexe braços pernas levanta a cabeça, mais as funções neurológicas dele não respondem bem, os médicos dizem q ele pode ficar ou não com sequelas neurológicas, mais o tempo de resposta dele ja ta no limite, ja era p ele ta respondendo bem, mais com Fé em Deus ele vai recuperar tambem, nós cremos muito em Deus somos evangélicos tambem, e sabemos que a ultima palavra é a de Deus.
Deus abençõe seu filho tambem.
Gloria a deus .ele é fiel.
oi monise lupion, meu esposo caiu de 12 m de altura acidente de trabalho, teve um TCE o acidente foi a 1a e 5 meses, ele não andava , nem falava, tb ficou em coma 14 dias e ao todo no hospital 27 dias , quebrou punho, quebrou 6 costelas e perfurou o pulmao, mais precisou fazer terapias ocupacionais, fisioterapia, esse processo e´lento nao se desepere, tenha paciencia que tudo no tempo de Deus se resolve, qdo se trata de acidentes na cabeça, tudo e´mais lento, hj ele esta praticamente perfeito, claro, apresenta deficiencia congnitiva, algumas vezes nao quer esperar muito , esquece nomes de pessoas , ainda toma remedios pra convulsoes, mais faz suas atividades diarias ainda com limitaçoes, era uma pessoa ativa , trabalhava e agora esta afastado de suas atividades, e ainda em reabiliaçao , força e fe vcs conseguem, pois Deus esta por nos assim qdo e como ficamos pra ele.
oi monise lupion, meu esposo caiu de 12 m de altura acidente de trabalho, teve um TCE o acidente foi a 1a e 5 meses, ele não andava , nem falava, tb ficou em coma 14 dias e ao todo no hospital 27 dias , quebrou punho, quebrou 6 costelas e perfurou o pulmao, mais precisou fazer terapias ocupacionais, fisioterapia, esse processo e´lento nao se desepere, tenha paciencia que tudo no tempo de Deus se resolve, qdo se trata de acidentes na cabeça, tudo e´mais lento, hj ele esta praticamente perfeito, claro, apresenta deficiencia congnitiva, algumas vezes nao quer esperar muito , esquece nomes de pessoas , ainda toma remedios pra convulsoes, mais faz suas atividades diarias ainda com limitaçoes, era uma pessoa ativa , trabalhava e agora esta afastado de suas atividades, e ainda em reabiliaçao , força e fe vcs conseguem, pois Deus esta por nos assim qdo e como ficamos pra ele.
Deus seja louvado…..estou esperando esse milagre na vida do amigo do meu filho….eu creio
Oi Boa noite ele teve o Que?
Oi Boa noite ele teve o Que?
Como é bom ouvir histórias assim, nos dá um alento, estou comminha sibrinha que sofreu um acidente de carro dia 15/03/17 passou por 3 cirurgias no cérebro e encontra se em estado vegetativo, ela tem apenas 8 anos e é muito triste ver como ela era e como está, mas ouvindo sua história revigoro minhas forças e fé em Deus, que seu filho se recupere logo e que Deus vos abençõe.
Bom dia…Meu filho é um grande Milagre..fez 15 anos dia 27/03/17 ..Sofreu um acidente no dia 10/04/2017 onde el atropelou um carro com sua bike..teve traumatismo craniano , coágulos no cérebro e fraturou o olécrano (cotovelo), os médicos deram de 8 a 10 horas de vida caso não operasse logo, confesso que foi a pior noticia que tive, mas tbm sirvo um Deus que tudo pode, me deu muita força. Foi para cirurgia e abriu a cabeça, levou 29 pontos na cabeça( formato de um C). A cirurgia foi um sucesso, ficou entubado por 3 dias e quando acordou não teve nenhuma sequela..a principio tinha que operar o braço tbm, ja estava engessado desde 0 3 dia de UTI, mas Deus mais uma vez agiu, foi para o centro cirúrgico por 2 vezes e na primeira vez o potássio dele estava alto e s médicos não quiseram operar pois correria risco de uma parada cardíaca, na segunda vez a máquina deu problema, na terceira vez estava novamente no centro cirúrgico quando o médico me chamou e disse que o osso estava consolidado de uma forma muito boa e não precisava operar, somente continuar engessado e depois fisioterapias..Fiquei com ele do dia 11/04 a 27/04/17 no Hospital Municipal de Santo André onde teve alta….Agradeço a Deus todos os dias por me conceder esse milagre de ter meu filho de volta e sem sequelas..Na cabeça ficou uma grande cicatriz, onde falei para ele que Deus só deixou essa marca para ele lembrar todos os dias que é um milagre, o braço esta se recuperando muito bem..ainda falta umas 12 sessões de fisio, dia 04/07 passará com a Neuro para nova avaliação, onde pedirá outra tomo e assim poderá dar alta para ele….Isso é só uma parte do testemunho que vivenciei e tenho certeza que Deus operará muitos milagres ainda na vida de quem esta lendo….OBRIGADA SENHOR, TU ÉS FIEL.
Bom dia…Meu filho é um grande Milagre..fez 15 anos dia 27/03/17 ..Sofreu um acidente no dia 10/04/2017 onde el atropelou um carro com sua bike..teve traumatismo craniano , coágulos no cérebro e fraturou o olécrano (cotovelo), os médicos deram de 8 a 10 horas de vida caso não operasse logo, confesso que foi a pior noticia que tive, mas tbm sirvo um Deus que tudo pode, me deu muita força. Foi para cirurgia e abriu a cabeça, levou 29 pontos na cabeça( formato de um C). A cirurgia foi um sucesso, ficou entubado por 3 dias e quando acordou não teve nenhuma sequela..a principio tinha que operar o braço tbm, ja estava engessado desde 0 3 dia de UTI, mas Deus mais uma vez agiu, foi para o centro cirúrgico por 2 vezes e na primeira vez o potássio dele estava alto e s médicos não quiseram operar pois correria risco de uma parada cardíaca, na segunda vez a máquina deu problema, na terceira vez estava novamente no centro cirúrgico quando o médico me chamou e disse que o osso estava consolidado de uma forma muito boa e não precisava operar, somente continuar engessado e depois fisioterapias..Fiquei com ele do dia 11/04 a 27/04/17 no Hospital Municipal de Santo André onde teve alta….Agradeço a Deus todos os dias por me conceder esse milagre de ter meu filho de volta e sem sequelas..Na cabeça ficou uma grande cicatriz, onde falei para ele que Deus só deixou essa marca para ele lembrar todos os dias que é um milagre, o braço esta se recuperando muito bem..ainda falta umas 12 sessões de fisio, dia 04/07 passará com a Neuro para nova avaliação, onde pedirá outra tomo e assim poderá dar alta para ele….Isso é só uma parte do testemunho que vivenciei e tenho certeza que Deus operará muitos milagres ainda na vida de quem esta lendo….OBRIGADA SENHOR, TU ÉS FIEL.
Boa noite,estamos vivendo a mesma situação meu irmão hj esta sem parte do crânio perdeu massa encefálica
Se alimenta por sonda não fala os membros atrofiados
Gostaria de manter contato
Oi Josi, como está seu irmão, minha sobrinha precisou fazer mais uma cirurgia, e continua em estado vegetativo, já vão fazer 4 meses do acidente, as vezes me desespero e fico sem saber o que vai ser da vida dela e da família, se quiser me escrever: [email protected]
Olá fabiele
Estamos na luta um dia de cada vez um melhor que o outro é Deus no comando
Como vai sua sobrinha
Segue meu contato
11-99898-2674
Oi Josi, como está seu irmão, minha sobrinha precisou fazer mais uma cirurgia, e continua em estado vegetativo, já vão fazer 4 meses do acidente, as vezes me desespero e fico sem saber o que vai ser da vida dela e da família, se quiser me escrever: [email protected]
Boa noite,estamos vivendo a mesma situação meu irmão hj esta sem parte do crânio perdeu massa encefálica
Se alimenta por sonda não fala os membros atrofiados
Gostaria de manter contato
Como é bom ouvir histórias assim, nos dá um alento, estou comminha sibrinha que sofreu um acidente de carro dia 15/03/17 passou por 3 cirurgias no cérebro e encontra se em estado vegetativo, ela tem apenas 8 anos e é muito triste ver como ela era e como está, mas ouvindo sua história revigoro minhas forças e fé em Deus, que seu filho se recupere logo e que Deus vos abençõe.
Eu. Sofri. Um. Acidente. E. Fiquei. Nas. De. Um. Ano. Coma. Não. Andava. E. Graças. Deus. E. As. Fisioterapeutas. Hoje. Eu. Ando. Mas. Sofri. Sequelas. Como. Não. Consigo. Falar. E. Esqueço. Das. Coisas. Recente. Mas. Lembro. Do. Passado. De. Cosas. Que. Aconteceu. A. 30anos. Atrás. E40 anos. Eu. Hoje. Tebho 46anos. Se. Acontece. Com. Algum. Me. Repase. Está. Informações. Eu sofri. Traumatismo. Craniano. E. Perca. De. Masa. Cefálica
Eu. Sofri. Um. Acidente. E. Fiquei. Nas. De. Um. Ano. Coma. Não. Andava. E. Graças. Deus. E. As. Fisioterapeutas. Hoje. Eu. Ando. Mas. Sofri. Sequelas. Como. Não. Consigo. Falar. E. Esqueço. Das. Coisas. Recente. Mas. Lembro. Do. Passado. De. Cosas. Que. Aconteceu. A. 30anos. Atrás. E40 anos. Eu. Hoje. Tebho 46anos. Se. Acontece. Com. Algum. Me. Repase. Está. Informações. Eu sofri. Traumatismo. Craniano. E. Perca. De. Masa. Cefálica
oi tudo bem Silvania, meu irmao tambem teve TCE grave, esta se recuperando até que bem, o acidente tem um mes e meio, esta em casa agora mais esta sofrendo muito com tonturas q deixa ele muito irritado, eu gostaria de saber se seu filho teve tonturas e se passou pq é terrivel ver ele assim sem saber se essas tonturas vao passar ou n.
oi tudo bem Silvania, meu irmao tambem teve TCE grave, esta se recuperando até que bem, o acidente tem um mes e meio, esta em casa agora mais esta sofrendo muito com tonturas q deixa ele muito irritado, eu gostaria de saber se seu filho teve tonturas e se passou pq é terrivel ver ele assim sem saber se essas tonturas vao passar ou n.
Deus seja louvado…..estou esperando esse milagre na vida do amigo do meu filho….eu creio
Que bom ler seu depoimento Maria Conceição, estou passando por isso agora, minha filha sofreu um acidente de carro voltando da escola, ela tem 16 anos e está no segundo ano do médio. Os médicos me disseram que o estado dela é vegetativo, mas eu confio muito em Deus e sei que ela irá se recuperar no tempo determinado pelo senhor… Obrigada pelo seu depoimento acalmou muito meu coração, pois tenho muita fé e creio na recuperação dela.
Que bom ler seu depoimento Maria Conceição, estou passando por isso agora, minha filha sofreu um acidente de carro voltando da escola, ela tem 16 anos e está no segundo ano do médio. Os médicos me disseram que o estado dela é vegetativo, mas eu confio muito em Deus e sei que ela irá se recuperar no tempo determinado pelo senhor… Obrigada pelo seu depoimento acalmou muito meu coração, pois tenho muita fé e creio na recuperação dela.
História igual a minha
História igual a minha
Sua esposa voltou??? Meu pai esta assim…. me ajuda …. 21 968174730
Sua esposa voltou??? Meu pai esta assim…. me ajuda …. 21 968174730
Sua esposa voltou??? Meu pai esta assim…. me ajuda …. 21 968174730
Sua esposa voltou??? Meu pai esta assim…. me ajuda …. 21 968174730
Esse acidente foi em Barreiras-Ba ??
Meu filho Alberto de macedo Lima sofreu um acidente de moto dia 13/07/2013. Teve tce com lesão axonal difusa teve 3 paradas respiratórios ficou em ventilação mecânica no hospital HO pois naquele dia nao tinha uti disponivel tivemos que fretar uma uti aérea e levamos pra Goiânia apos 24 horas do acidente. Ficou 47 dias na uti em estado gravíssimo. Apos foi transferido para o hospital crer onde ficamos mais 3 meses alimentando por sonda gastrica e traqueostomizado. Os médicos deram alta pois mesmo com todo suporte do hospital ele não reagiu conforme exames de ressonância magnéticas o quadro dele era vegetativo . Ficamos desesperados pois não sabíamos como lidar com o quadro e ainda mais em uma capital distante da nossa cidade 1200km
Encontramos uma pessoa que nunca tinham os visto antes enviada por Deus nós deu moradia e suporte somos da mesma doutrina (vale do amanhecer ) e daí começamos uma nova vida. Uma nova realidade tds os dias acreditávamos em Deus é que para ele nada seria impossivel resumindo hoje já anda correndo alimenta normal se cuida sozinho usa a net . Agora apos 3 anos e meio começou a falar palavras e pequenas frases e cada dia melhora mais. Confiamos em Deus e acreditamos que ainda vamos conseguir vê lo estudando pois é o que ele mais quer e voltar pra escola hoje ele está com 20 anos. Na época do acidente estava com 17 era o melhor aluno da sala já estava concluindo o 2grau. Não tem sido fácil mas pra quem confia em Deus anda e impossível pois como falam os médicos o cérebro ainda e uma caixinha de surpresas pra medicina
Só resta nós acreditar que o impossivel pra medicina e a solução pra mãos de Deus. Se vc
Nossa ele foi a msma lesao do meu filho.. so que do meu filho foi do lado esqerdo e os medicos dizem que ele perdeu todo o lado esquerdo do cerebro e eles querem porque qerrem tirar nossas esperanças.
Mais a minha esperança esta em deus.
Esse acidente foi em Barreiras-Ba ??
ola. minha mãe é alcoólatra há 18 anos, há uns 5 anos recente bem piorando…rins comprometido, teve epilepsia umas 6x chegando a ficar internada, e agora sofreu convulsão prolongada que a deixou definhando em cima por 45 dias com pneumonia, em estado gravíssimo. Por Deus ressuscitou, e ficou com sequelas, tais como aminesia execiva, confusão mental e delírios, que não é direto, fala. anda. ouve. norma….ja faz uns 2 meses que está assim…gostaria de saber se é caso de internação, se é permanente? obrigada
ola. minha mãe é alcoólatra há 18 anos, há uns 5 anos recente bem piorando…rins comprometido, teve epilepsia umas 6x chegando a ficar internada, e agora sofreu convulsão prolongada que a deixou definhando em cima por 45 dias com pneumonia, em estado gravíssimo. Por Deus ressuscitou, e ficou com sequelas, tais como aminesia execiva, confusão mental e delírios, que não é direto, fala. anda. ouve. norma….ja faz uns 2 meses que está assim…gostaria de saber se é caso de internação, se é permanente? obrigada