...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Alzheimer: as lesões cerebrais predominantes e os genes envolvidos

Leonardo Faria por Leonardo Faria
30/04/2024
em Geral
A A
1

capa-alzheimer-lesoes-cerebrais-genes

Alzheimer: uma breve introdução

A importância da doença de Alzheimer tem sido crescente nos últimos anos, em virtude de uma tendência global de envelhecimento da população. Calcula-se que a prevalência da doença dobre a cada 5 anos a partir dos 65, alcançando 20% da população idosa com mais de 80 anos de idade. É uma doença do futuro e um enorme desafio para as políticas de saúde pública que objetivam não só o aumento da expectativa de vida, mas qualidade no processo de envelhecimento.
Uma série de outras doenças tem seus sintomas sobrepostos aos da doença de Alzheimer, o que dificulta o diagnóstico preciso. Além disso, é muito comum que seus sintomas iniciais sejam confundidos com o processo de envelhecimento normal, o que tende a adiar a busca por orientação profissional e, não tão raro, a doença acaba sendo diagnosticada tardiamente. Recomenda-se que, diante dos primeiros sinais, as famílias procurem profissionais e/ou serviços de saúde especializados para o diagnóstico precoce, o que favorecerá os resultados do tratamento e otimizará os cuidados.
Nos quadros de demência do Alzheimer, normalmente observa-se um início lento dos sintomas (meses ou anos) e uma piora progressiva das funções cerebrais. Uma doença que afeta o pensamento, a concentração, a memória e o julgamento e acaba por deixar a pessoa incapaz para as atividades do dia a dia. Uma doença que afeta a “humanidade” do ser humano: ao passo que as funções cognitivas se deterioram, o portador gradativamente perde o elo com a família e com a sociedade.
Antes de entender mais a fundo alguns mecanismos envolvidos na doença de Alzheimer, cadastre seu email para receber novidades sobre o cérebro.


Alzheimer: definição e causas

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crônica, progressiva e incurável, que afeta de modo específico o cérebro, cursando com déficits cognitivos e, secundariamente, alterações do comportamento.
Clinicamente evidente como demência, apesar de tudo, possui tratamento. Desde que o neurologista Alois Alzheimer a descreveu pela primeira vez em 1906, ainda não se conhece sua causa específica. Alguns pesquisadores já sugeriram hipóteses como infecções virais, deficiências de enzimas e proteínas e exposição a certas substâncias, como o alumínio. Apenas especulações sem comprovação científica.

Entendendo o papel dos genes na Doença de Alzheimer

Uma situação interessante envolve o estudo dos alelos da apolipoproteína E (ApoE). Esse gene existe na população geral sob três formas: E2, E3 (a mais comum) e E4. Os geneticistas descobriram que pessoas que desenvolvem a doença apresentam uma sub-representação do alelo E2 e uma supra-representação do alelo E4. A ApoE4 atuaria ligando-se à proteína B-amiloide e facilitando seu depósito, ao passo que a ApoE3 teria um efeito protetor, impedindo a fosforilação anormal da proteína tau.
Apesar de corresponder à minoria (cerca de 5%), existem algumas formas familiares da doença de Alzheimer. Nesses casos, ela pode desenvolver-se precocemente, antes dos 60 anos. Sua transmissão familiar é autossômica dominante e três genes diferentes podem estar envolvidos. A expressão excessiva de um gene mutado que codifica a proteína B-amiloide no cromossomo 21 explicaria a elevada incidência dessa condição por volta dos 35-40 anos de idade nos portadores da síndrome de Down. Um gene no cromossomo 14 (gene da pré-senilina 1) seria responsável por 70 a 80% dos casos familiares e um outro gene, no cromossomo 1 (gene da pré-senilina 2), estaria envolvido em cerca de 20% dos casos.
Recentemente, descobriu-se ainda uma associação entre o Alzheimer e genes reguladores do cálcio.

Neuropatologia: as lesões predominantes no cérebro com Alzheimer

Uma redução da quantidade de dendritos precede a perda neuronal. As lesões predominam no sistema hipocampo-amigdaliano e no neocórtex associativo parietotemporal. Contudo, há também lesões subcorticais, que afetam principalmente o núcleo basal de Meynert, cujas projeções são colinérgicas. As lesões do tecido cerebral observadas na doença de Alzheimer são três:
1. Degeneração neurofibrilar (lesões intraneuronais formadas por filamentos fosforilados da proteína tau. Correlaciona-se diretamente com a diminuição das funções cognitivas);
2. Placas senis (lesões extraneuronais provocadas pelo acúmulo de proteína B-amiloide);
3. Amilose vascular cerebral (angiopatia amiloide, caracterizada pela ligação da proteína B-amiloide com a parede dos vasos corticais e leptomeníngeos).
Na doença de Alzheimer há, portanto, prejuízo na transmissão do impulso elétrico, distúrbio da liberação de acetilcolina em áreas específicas, lesão neuronal e, progressivamente, morte de neurônios.

alzheimer-placas-senis-emaranhados-neurofibrilares-lesoes-cerebrais-genes
A figura ilustra o cérebro de uma pessoa com a doença de Alzheimer. À esquerda, um hemisfério normal, à direita um hemisfério com atrofia (causada pela morte de neurônios), e suas inclusões típicas: emaranhados neurofibrilares e placas amiloides (senis). Repare como a região do hipocampo é uma das mais afetadas pela doença (estágios de acometimento).

O artigo foi útil? Receba novidades:
[email-subscribers namefield=”YES” desc=”Digite seu email aqui ↓” group=”Public”]

É grátis!

Um abraço e até a próxima!
Fontes:

  1. Associação Brasileira de Alzheimer
  2. Site Drauzio Varella
  3. Cambier, Jean Neurologia / Jean Cambier, Maurice Masson, Henri Dehen ; com a colaboração de Catherine Masson, Bernard Lechevalier, Pierre Delaporte ; prefácio do Pr. P. Castaigne ; [revisão técnica José Luiz de Sá Cavalcanti ; tradução Fernando Diniz Mundim]. – Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2005. Capítulo 19, páginas 264-265.
  4. Melo-Souza, Sebastião Eurico de Tratamento das doenças neurológicas / Sebastião Eurico de Melo-Souza. – 2.ed. – Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2008. Capítulo 221, páginas 735-737.

Mais Artigos e Vídeos

TOC: o quarto transtorno psiquiátrico mais comum; saiba mais
Geral

TOC: o quarto transtorno psiquiátrico mais comum; saiba mais

30/04/2024
Personalidade: guardião, artesão, racionalista ou idealista?
Geral

Personalidade: guardião, artesão, racionalista ou idealista?

30/04/2024
Ressonância do cérebro prevê sucesso da terapia com antipsicóticos
Geral

Ressonância do cérebro prevê sucesso da terapia com antipsicóticos

30/04/2024
Enxaqueca pode afetar a estrutura do cérebro
Geral

Enxaqueca pode afetar a estrutura do cérebro

30/04/2024
Dor de cabeça forte? Com febre? Só de um lado? Quando devo me preocupar?
Geral

Dor de cabeça forte? Com febre? Só de um lado? Quando devo me preocupar?

30/04/2024
Transtorno do pânico tem cura? Descubra os sintomas e tratamento
Geral

Transtorno do pânico tem cura? Descubra os sintomas e tratamento

30/04/2024

Comentários 1

  1. Camila says:
    9 anos atrás

    Matéria muito interessante, jamais acreditaria que Alzheimer estaria ligado a doenças genéticas??

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Boas memórias ajudam no controle da depressão

Boas memórias ajudam no controle da depressão

30/04/2024
Como medir o meu sucesso?

Como medir o meu sucesso?

03/06/2024
Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos

Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos

04/05/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?