Treinar o cérebro para aumentar a produtividade é algo que muitos desejam, mas poucos sabem como fazer. A boa notícia é que qualquer um pode praticar atividades capazes de melhorar as funções intelectuais.
E esse é o principal objetivo deste artigo: mostrar como é possível treinar o cérebro com poucos recursos para se tornar uma pessoa mais produtiva.
Quer saber ainda mais sobre como alcançar um bom desempenho cognitivo? Clique aqui para baixar o e-book completo.
Confira algumas das dicas presentes no material:
1. Aprenda algo novo
Aprender algo diferente é uma das maneiras mais simples de treinar o cérebro. As conexões entre os neurônios ficam fortalecidas e mais difíceis de se desfazerem com o desuso.
2. Conte uma história
Quando inventamos histórias, exercitamos o pensamento abstrato, o raciocínio, a linguagem, o julgamento e o senso de realidade. Reúna os amigos e conte histórias. Diversão garantida sem deixar de treinar o cérebro.
3. Monte um quebra-cabeças
Planejamento, visão, tato, paciência e, no caso de não jogar só, socialização. Montar um quebra-cabeças reproduz uma importante função do cérebro que é a resolução de problemas.
4. Experimente bebidas com sabores diferentes
Provar novos sabores contribui para a flexibilização da memória e para o desenvolvimento de sua capacidade associativa.
5. Sinta a areia da praia
O maior órgão do corpo humano é a pele. Estímulos provenientes do tato são cruciais para a formação de nossas memórias e percepções.
6. Leia regularmente
Um dos melhores exercícios para o cérebro é ler. A leitura ativa inúmeras áreas deste nosso órgão ávido por aprender.
7. Feche os olhos
Fechar os olhos e se lançar em determinada atividade, ou simplesmente escutar e apreciar sons, toques, cheiros e sabores, é um ótimo desafio para o cérebro.
8. Pratique um esporte
A prática de esportes permite um maior grau de competição e interação social, estimulando sobretudo a memória motora.
9. Ouça uma música
Não só ouvir uma música nova ou conhecida, mas dançar e cantar também constituem oportunidades para exercitar a cognição e evitar que as nossas memórias fiquem “engessadas”.
10. Viaje com frequência
Pessoas novas, locais novos, clima diferente, língua diferente, regras distintas, outros hábitos, odores, sensações… tudo é de certa forma uma novidade. O cérebro logo se atiça e deixa em alerta os sentidos.
Conclusão: com exercícios acessíveis e hábitos simples e cientificamente comprovados você já pode buscar o cérebro de alto desempenho.
Curtiu as 10 dicas acima? Que tal saber mais como o cérebro funciona, testar seus limites e descobrir novas maneiras de estimulá-lo?
Clique no link a seguir para baixar o material completo sobre como treinar o cérebro:
Muito bom
Olá, gostaria de baixar o material.
Obrigada
Nao consigo baixar o e-book
Tema maravilhoso…
Adorei…