...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Meditação mindfulness: 5 passos para você desenvolver a concentração

Leonardo Faria por Leonardo Faria
04/05/2024
em Saúde & Alta Performance Cerebral
A A
4

Pode-se definir meditação como um conjunto de técnicas que buscam treinar a focalização da atenção. Por essa razão, é processo cognitivo auto-regulatório. Através da prática, desenvolvemos o controle sobre vários aspectos da capacidade cerebral de focar. Leia também depois a matéria especial sobre como a meditação interfere positivamente em nossas vidas.

meditacao mindfulness
Aumente a sua capacidade de foco com a meditação mindfulness.

Nos últimos tempos, um tipo de meditação vem se destacando bastante: a meditação mindfulness. Mindfulness pode ser traduzido para consciência, atenção, foco, presença ou vigilância. Vemos, dessa forma, que a meditação clássica diferencia-se bastante da mindfulness: enquanto aquela é caracterizada por “respirar e não pensar em nada”, buscando um nível de transcendência, a mindfulness envolve depositar toda a atenção no que se está vivendo e sentindo em um determinado momento, sem julgamentos, buscando estar totalmente com a “cabeça no presente”.

A atenção plena tem origens no Budismo. Ela é vista como a qualidade da mente que se dá conta do momento, sem interferências. Funciona como um espelho que claramente reflete o que está diante de si.

Benefícios da atenção plena

Sabendo que a meditação mindfulness deixa o indivíduo mais consciente do que está vivendo, é de se esperar que tal prática o torne mais focado, mais criativo, mais feliz, saudável, relaxado e no controle.

Além disso, contribuiria, por exemplo, para a perda de peso, já que se comerá mais alimentos saudáveis e em menor quantidade. O “comer consciente” significa prestar atenção a cada mordida, devagar, sendo seletivo na escolha da refeição.

Eventualmente, a atenção plena também leva a uma melhor tomada de decisão. As pessoas se tornam mais propensas a não desistir de causas “perdidas”, como um relacionamento aparentemente ruim ou um trabalho que a maioria julgaria “sem perspectiva”; por causa do tempo e energia já investidos. Os mais focados são hábeis em detectar problemas e soluções em vivências pessoais e profissionais.

Alterações no cérebro

Todos os benefícios da meditação mindfulness são devido à redução do estresse que a prática promove. Sabendo que as áreas que mais respondem ao estresse são amígdala, hipotálamo e cíngulo anterior do córtex, estas ficam mais ativas em situações de estresse. Já a atividade do córtex pré-frontal (área do cérebro associada ao pensamento consciente e planejamento), em condições estressantes, apresenta-se diminuída.

A meditação mindfulness aumenta a atividade pré-frontal, ao promover a consciência do que está acontecendo, o que pode regular e “desligar” a resposta biológica ao estresse. Diante disso, teremos uma diminuição da incidência de inúmeras doenças ligadas a ansiedade.

Como praticar?

Caso não seja possível procurar um profissional qualificado para guiar a prática, esta pode ser realizada também sem auxílio:

  1. Tire um tempinho para você:  para começar, tente reservar de 10 a 20 minutos por dia para a prática. A meditação não pode ser realizada por muito tempo, porque a mente humana é programada também para vagar;
  2. Hora de respirar:  sente-se ou fique em pé de forma confortável, em um lugar quieto. Respire naturalmente. Relaxe, focando as sensações de seu estômago, peito ou narinas. Se sua mente vagar, traga a atenção de volta à respiração;
  3. Foque em algo do seu dia: o próximo passo é tentar levar a consciência do aqui e agora (confira matéria da Revista MeuCérebro sobre o tema) para cada atividade do dia. Por exemplo, repare na temperatura da água e no movimento de suas mãos enquanto lava a louça;
  4. Mindfulness em diferentes situações:  você pode experimentar este tipo de meditação em diferentes ocasiões, como em uma discussão com um amigo. Pratique a consciência respiratória e depois, mesmo no ápice do conflito, esteja atento à respiração, ao corpo e às emoções. Permaneça no momento, em vez de já ficar bolando como responderá a alguma ofensa. Isso vai ajudá-lo a ser um melhor ouvinte e a evitar de dizer algo de que se arrependerá depois;
  5. Saiba como parar: se em qualquer momento você se sentir frustrado, volte à etapa respirar. Observe o que está acontecendo internamente e a sua volta. Em seguida, prossiga com o que estava fazendo. Sua condição emocional se tranquilizará.

Fontes: The Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, Mindfulness Journal

Mais Artigos e Vídeos

Mastigar o lápis, mastigar madeira
Saúde & Alta Performance Cerebral

O hábito de mastigar madeira, morder o lápis e outros objetos duros: como isso pode beneficiar o cérebro?

09/03/2025
Fortalecer as pernas e o funcionamento do cérebro
Sistemas Neurobiológicos

Fortalecer as pernas é essencial para o funcionamento do cérebro: 7 motivos

14/02/2025
Creatina-para-que-serve-beneficios
Saúde & Alta Performance Cerebral

Creatina: para que serve? Quais os benefícios para o corpo e o cérebro?

04/02/2025
Suplementos para memória e concentração
Saúde & Alta Performance Cerebral

12 suplementos para memória e concentração que você precisa conhecer

02/02/2025
Técnicas de memorização e aprendizagem
Saúde & Alta Performance Cerebral

3 técnicas de memorização e aprendizagem baseadas na neurociência

08/01/2025
Você conhece o termo neurohacking? E o que são os nootrópicos naturais?
Saúde & Alta Performance Cerebral

Você conhece o termo neurohacking? E o que são os nootrópicos naturais?

07/09/2024

Comentários 4

  1. Lucas De Marins says:
    7 anos atrás

    Sempre ouvi muito bem sobre a meditação, como é relaxante, aliviante e calmante. Também já ouvi falar sobre os benefícios diretos e indiretos da mesma. É bem recente eu ter ouvido falar sobre a mindfulness, lendo este artigo, me interessei bastante e estou bem satisfeito já em conhecer. Vou passar a praticá-la e avaliar os benefícios que eu sentir.
    Grato, Lucas.

    Responder
  2. Josiane Cristina Henrique da Silva Cristina says:
    7 anos atrás

    A mas de 5 anos tenho depressão, pânico e estou alto nível de estresse gosto como posso eu mesma me ajuda sem te tá sempre recorrendo a os remédios controlados

    Responder
  3. Alcineide rosal benvindo nunes says:
    8 anos atrás

    Quanto mais me informe sobre os benefícios medfulness , mais me encanto.

    Responder
  4. Alcineide rosal benvindo nunes says:
    8 anos atrás

    Adorei.Estou descobrindo os benefícios da meditação mindfulness

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Os períodos sensíveis do desenvolvimento cerebral

Os períodos sensíveis do desenvolvimento cerebral

21/05/2024
Principais tipos de dor: nociceptiva, neuropática e psicogênica

Principais tipos de dor: nociceptiva, neuropática e psicogênica

30/04/2024
Transhumanismo: a ficção científica na realidade (parte 2)

Transhumanismo: a ficção científica na realidade (parte 2)

30/04/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?