...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Ouvir vozes de vez em quando é normal? Estou ficando louco? Entenda o significado das alucinações auditivas

Leonardo Faria por Leonardo Faria
10/05/2024
em Transtornos & Doenças do Cérebro
A A
507

As alucinações auditivas são muito mais comuns do que se pensa e, nem sempre, representam doença psiquiátrica. Ouvir vozes muitas vezes causa medo e angústia, mas nem sempre, como é possível observar em alguns relatos.

Ouvir vozes alucinacoes auditivas

Você ouve vozes? Como elas são? Será que está ficando “louco”? Confira alguns dos maiores e mais detalhados estudos já realizados sobre essas experiências, conhecidas como alucinações auditivas.

Vozes “nas cabeças” das pessoas são muito mais variadas e complexas do que se pensa, de acordo com pesquisa realizada pelas universidades de Durham e Stanford, publicada recentemente no The Lancet Psiquiatria.

Descobriu-se que a maioria dos ouvintes relatam múltiplas experiências com inúmeros tipos vozes. Muitos chegam a sofrer efeitos físicos em seus organismos. O estudo também confirmou que tanto pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos relatam experiências do tipo. Os resultados questionam algumas das suposições atuais sobre a natureza das alucinações e sugerem que há uma variação maior na forma como são experimentadas do que até então se acreditava. Os investigadores dizem que esta variação remete possivelmente à necessidade de diferentes tipos de terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) adaptada voltada para sub-tipos distintos de voz ou padrões de audição.

Atuais abordagens incluem medicação, TCC, técnicas de diálogo de voz e outras formas de terapia e auto-ajuda.

Alucinações auditivas além da esquizofrenia

Alucinações auditivas são uma característica comum de muitos transtornos psiquiátricos, como psicose, esquizofrenia e transtorno bipolar. Mas, como vimos, também são experimentadas por pessoas sem condições psiquiátricas. Estima-se que entre 5 e 15% dos adultos experimentarão alucinações auditivas alguma vez na vida.

Este é um dos primeiros estudos a lançar luz sobre a natureza desse tipo de alucinação dentro e fora do contexto da esquizofrenia, incluindo também muitos outros diagnósticos de saúde mental.

A pesquisadora chefe, Angela Mata, do Centro de Humanidades Médicas da Universidade de Durham, enfatiza: “Nossos resultados têm o potencial de derrubar pressupostos psiquiátricos tradicionais sobre a natureza de ouvir vozes. É crucial para estudar a saúde mental e as experiências humanas, tais como a audição de vozes, utilizar perspectivas diferentes para definir verdadeiramente o que as pessoas estão enfrentando, e não apenas o que pensamos sobre isso (…) Elas têm um diagnóstico particular. Esperamos que tal abordagem possa estimular o desenvolvimento de intervenções clínicas futuras.”

A pesquisa sobre ouvir vozes

Os pesquisadores colheram respostas por meio de um questionário on-line focado na descrição das experiências de 153 correspondentes. A maioria dos entrevistados tinham sido diagnosticados com uma condição psiquiátrica, mas 26 não apresentavam histórico de doença mental. Os participantes eram livres para responder com suas próprias palavras.

A grande maioria dos entrevistados assumiram ouvir várias vozes (81%) com grande espectro de qualidades (70%).

Menos da metade dos participantes relataram ter ouvido vozes puramente auditivas (45%). Descreveram também experiências parecidas com pensamentos e experiências mistas, misturando vozes com pensamentos vívidos associados a determinadas qualidades acústicas. Esta descoberta desafia a ideia de que ouvir vozes é sempre um fenômeno perceptual ou acústico, e pode ter implicações para futuros estudos neurocientíficos sobre o que acontece no cérebro quando as pessoas ouvem vozes.

Outro dado interessante: 66% das pessoas descreveram sensações corporais associadas, como a sensação de calor ou formigamento nas mãos e pés. Vozes com efeitos sobre o corpo eram mais propensas a serem abusivas ou violentas e, em alguns casos, estarem ligadas a experiências traumáticas.

Enquanto medo, estresse, ansiedade e depressão foram frequentemente associados às vozes, 31% dos participantes disseram que também sentiram emoções positivas.

O Dr. Nev Jones, da Universidade de Stanford e co-autor da pesquisa, disse: “Nossos resultados quanto à prevalência e a fenomenologia de vozes não-acústicas são particularmente notáveis. Em geral, essas vozes não significavam simplesmente pensamentos invasivos ou indesejados, mas representavam, assim como as vozes “reais”, “entidades” distintas com suas próprias personalidades e conteúdo. Estes dados também sugerem que precisamos distinguir cautelosamente as percepções imaginárias, como os sons referidos, das percepções ditas reais”.

Seria o segredo compartilhá-las?

Rachel Waddingham é um instrutor e consultor independente, além de administrador da Rede Nacional de Audiência de Vozes e da Sociedade Internacional de Psicologia e Abordagens Sociais das Psicoses. Rachel ouve vozes, refere visões e tem enfrentado de maneira exemplar essas crenças. Confira suas palavras:

“Embora em nossa sociedade as pessoas que ouvem vozes são muitas vezes vistas como “loucas”, eu acredito que as coisas estão mudando. Muitas pessoas estão interessadas em ouvir a voz. Muitas pessoas têm me contado sobre as experiências que tiveram – quer na sua infância, ou como um adulto. E, falando sobre elas, estão começando a desestigmatizar a experiência, abrindo a porta para que outros possam falar abertamente também.”

“Enquanto acreditamos que as vozes sejam sinais de patologia e doença, não faz realmente muito sentido explorar as experiências vividas por uma pessoa. Em vez disso, tenta-se suprimir ou eliminar as vozes, tanto quanto possível. Ouvi-la parece loucura!”

E finaliza: “Cada um de nós é diferente, e ser curioso sobre minhas experiências foi um dos primeiros passos para lidar com elas. Eu gostaria de viver em um mundo onde estivéssemos realmente curiosos sobre as experiências uns dos outros e procurássemos entender ao invés de patologizar. Todos temos uma história e o mundo seria muito mais amável se começássemos a ouvi-las.”

Mais Artigos e Vídeos

Ilusão óptica da Coca-Cola: como o cérebro cria cores que não existem
Artigos

Ilusão óptica da Coca-Cola: como o cérebro cria cores que não existem

04/07/2025
Como o cérebro toma decisões
Cognição & Funções Executivas

Como o cérebro toma decisões

07/05/2025
Hipocampo
Neuroanatomia

Hipocampo: conheça a estrutura cerebral que molda nossas memórias

15/04/2025
Microplásticos no cérebro humano
Transtornos & Doenças do Cérebro

Microplásticos: tudo sobre essas partículas que já foram encontradas até no cérebro humano

03/04/2025
FoMO – Fear of Missing Out: será que você está sofrendo com essa síndrome?
Transtornos & Doenças do Cérebro

FoMO – Fear of Missing Out: será que você está sofrendo com essa síndrome?

19/03/2025
Mastigar o lápis, mastigar madeira
Saúde & Alta Performance Cerebral

O hábito de mastigar madeira, morder o lápis e outros objetos duros: como isso pode beneficiar o cérebro?

09/03/2025

Comentários 507

  1. Luciano says:
    9 anos atrás

    Bom dia.
    Ja estou passando por isso a 5anos. Já perdi muitas coisas e até meu casamento acabou. Ninguém acredita o que falo eu sofro e muito com isso não suporto mais essa vida

    Responder
    • Anônimo says:
      9 anos atrás

      concentra-te na tua respiração.
      valá com muita vontade!

      Responder
      • Anônimo says:
        9 anos atrás

        ouves os gatinhos?
        agora já não ouves vozes

        Responder
    • Anonimo says:
      9 anos atrás

      Vai em um centro espirita de mesa branca kardecista, consulte com uma medium que faz entrevista, e ela ira te falar, se o seu problema é material ou espiritual, provavelmente deve ser espiritual, como a maioria dos casos, abre sua mente para sua propria felicidade, abraços…

      Responder
    • Só acredite says:
      9 anos atrás

      Oi Luciano, Confie em Deus, Ele é unico que pode ajudar você nesse momento. Sempre que ouvir vozes, expulse-as no nome de Jesus. diga: SAI EM NOME DE JESUS, até que parem de falar.
      Vá em uma igreja evangélica mais próxima da sua casa e peça ajuda, tudo vai melhorar – garanto a você.
      Não escute nada do que ela diz.
      Eu acredito em você que tudo o que esteja passando seja verdade, acredito mais do que ninguem aqui, sei que é difícil.
      Luciano? Não procure mais essas pesquisas, não volte nesse assunto, acredito que você já ouviu falar de Jesus né? Um nome bem comum, mas nem todas as ‘religiões’ dizem que Ele RESSUSCITOU, eles contam Ele morreu, mas não contam a outra parte. Jesus, pode ajudar você, essa pode ser sua ultima esperança. Eu espero conhecer você um dia, quando você estiver pregando que Jesus transformou sua vida.
      Confie em Jesus ta? Ele pode ajudar você, reconstruir seu casamento, e além de tudo… Essas vozes não são nada perto do poder dEle… Mateus 21:22 ” E tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.”
      confie em Deus, conte tudo pra Ele o que você está passando, Ele vê todas as coisas estará junto de você nesse momento, e para o resto da sua vida – se você o aceitar do seu lado. Com Ele terás grande paz, felicidade, alegria, força e sua vida melhor do que era antes.
      Que Deus esteja com você.

      Responder
  2. Anonimo 2 says:
    9 anos atrás

    Ouço á 6 anos ,meu caso foi um discuido sou músico fui o parto mais dificio de 8 filhos meu neurologista disse que nasci em posição de defesa ja que foi pelo cotovelo mas o dicuido , foi os momentos de tristeza inalar cola de sapateiro hje administro minha mente .Sabendo que na realidade é uma mera gravação pré programada é incessante estaum sempre me cobrando “ENHAME DE JESUS” ou seja em Nome de Jesus me chamam de menino enjuamento quer que eu contrua uma banda para Jesus coisa que já tive.Comclusão eles querem acabar com vc pelo seu passado de decepções ,meu caso eles n atuam diretamente com um bate papo é uma ladainha todo santo dia.Só gostaria que em nosso mundo moderno ouvesse algum aparelho que pudesse gravar de minha mente para que pessoas ignorantes como nosso amigo lá de cima desta enquete não abusasse de uma coisa que n desejo nem pra ele nem pra um cachorro .

    Responder
  3. Thiago says:
    9 anos atrás

    Eu escuto vozes a 7 anos, desde 17 anos venho a escutar vozes todos os dias, já fiz quase tudo que me mandaram só nau me pulei de lugares altos e tentar se matar, mas tem dias que as vozes são amigas e dias que são inimigas eles discutem com a gente tenta ser maior que nos más depois que você se vê melhor que eles é ai onde tem controle da situação. Sei como é difícil escutar vozes quem escuta vozes não tem saída a não ser algum remédio ou tratamento, hoje eu faço tratamento com remédio e as vozes sumirão um pouco e também tenho frequentado a igreja evangélica que melhorou um pouco.

    Responder
    • só acredite says:
      9 anos atrás

      Toda vez que ouvir.
      diz: SAI em nome de Jesus…
      vai melhorar Thiago, Confie..
      oro por você!

      Responder
  4. Anon says:
    9 anos atrás

    Olá Gente, tudo isso que vocês estão ouvindo, é filha da putagem, eu também estou ouvindo, isso a um tempo, mandaram eu fazer merda também e vieram com uns assuntos desrespeitosos, e remédio para isso é mandar todo mundo pra casa do caralho e ir falar com o presidente, estudar e fazer a porra toda. Abraços

    Responder
    • Anônimo says:
      8 anos atrás

      Filho isso é muito serio, e pelo jeito vc não tem mais cura, que Deus salve sua alma, como pode falar tanta asneira em um comentario

      Responder
  5. FLAVIANE MENEZES LEITE says:
    9 anos atrás

    BOA NOITE,EU ESTOU EM TRATAMENTO,E OUVIA VOZES PENSAVA SER VOZES EXTERNAS E O TRATAMENTO TEM ME AJUDADO MEDICAMENTOSO,POREM NAO SABIA QUE EXISTIA TERAPIAS PRA AJUDAR ,POIS DEVIDO A ESSE PROBLEMA HOJE TENHO ANGUSTIA ,INSEGURANÇA TEM HORA QUE ME DA AINDA UMA ANSIEDADE,INQUIETAÇAO,E SINTO QUE HA NECESSIDADE DE TRATAMENTO.GOSTEI DESSA PESQUISA,E SERVIU PRA AMPLIAR OS MEUS CONHECIMENTOS.

    Responder
    • João Dotoli Ferreira Faria says:
      9 anos atrás

      FLAVIANE MENEZES LEITE , simples : você não têm nenhum tipo de doença. Você têm mediunidade, aliás, você nasceu com um tipo de mediunidade e diga-se de passagem é a maior benção que recebeu de DEUS, nosso Pai amoroso. O se deve fazer? Separar sua personalidade humana, do seu talento de ser médium. Para isso, terá que estudar as obras de {Allan Kardec}, frequentar algum Centro Espírita, principalmente nas aulas de evangelização. Terá que dominar o seu {EU} humano e o seu {EU} espiritual. A partir daí sua vida vai começar entrar nos eixos. Passara a dominar sua mediunidade irá ajudar outras pessoas. Não adianta dentar querer ignorar o seu talento da mediunidade. Você teve o privilégio de nascer com ele. Então vamos em frente, muito estudos, {disciplina}, {disciplina}, {disciplina}
      Repita sempre: Estou com a Misericórdia de Deus. Abraços. Fique com Deus.

      Responder
      • sou esquizofrenica e omega3 me curou. says:
        9 anos atrás

        fui allan kardec e sai de la mais frustada, tenho as voves a quase seia anos e alucinação e allan kardec me disse que sou esquizofrenica sempr fui uma pessoa de muita fé prinspalmente no espiristismo quando mais precisei disse que sou louca, procurei o cecop, tambem sai de la como loca, fui umbanda onde ele disseram que eu tinha que procurar mesa branca que eles não podia fazer nada, fui na capa dos pobre e contei por onde todos os lugares que fui procurar ajuda e tambem fui igrja católica tbm disseram que sou louca e os evangélicos diise que era demonios, hoje em dia aprendi sózinha a bloquer as vozes e visões que me deixaram louca, então não venha com esse pado de procurar qualquer tipo de religião.

        Responder
        • Só acredite says:
          9 anos atrás

          OI Jociel, procure uma igreja evangélica mais próxima da sua casa.
          Sempre que ouvir vozes diga : SAIA EM NOME DE JESUS.
          Confie nEle, Ele pode ajudar você, se voce acreditar nEle, Ele abençoa você e te ajuda nesse momento que ninguem pode te ajudar.
          Outros metodos pode até parecer ajuda, mas passa um tempo as coisas voltam e quando voltam vem muito pior.
          Procure Jesus, isso vai e não voltam nunca mais!!!
          ACREDITE NELE!

          Responder
        • Maria says:
          8 anos atrás

          Oi o meu caso e escutar músicas 24 e não consigo para Las já escuto ah cinco meses estou desesperada me ajudem por favor meu whats12987084569

          Responder
          • Patrick says:
            7 anos atrás

            Me adicionem em algum grupo de pessoas que escutam vozes meu numero é 991431844

      • Nayla Regina Moura Ramos says:
        8 anos atrás

        Uê me desculpe a ignorância , mas Deus como bondoso que É o don daria a seus filhos ouvirem vozes dizendo para se matarem ou mandando fazer algo contra a própria vida? E se a pessoa sofrer isso a vida toda e simplesmente não fala pra ninguém e vir a fazer algo com sua própria vida, perderia ela o direito a vida e logo não teria tempo de se arrepnder perdendo assim a salvação? Que triste! Desculpa mas isso eu não consigo acreditar e nem você mesma deve acreditar na hipótese de que Deus doa tal dom. Eu até acredito que exista aqui pessoas que não ouvem tais coisas horrendas mas que se perturbam com as vozes que ouvem e não sabem administrar o dom que o Espírito Santo dá que é dom de revelação, mas não vem ao caso destas pessoas, são casos tristes em que muitas das vezes elas se desesperam e sofrem praticamente ameaças das vozes. Isso certamente não vem de Deus.

        Responder
    • só acredite says:
      9 anos atrás

      Oi Flaviane, tudo bem? sempre que você ouvir vozes você diz: SAI em nome de Jesus.
      Quando você sentir ansiedade, inquietação, tristeza…
      Ano eu tive momentos muitos ruins como esses, eu estava dormindo as vezes sentia que tinha alguém perto da minha cama, e eu não conseguia acordar, e não queria mais dormir sozinha.
      Eu aconselho você, a ocupar mais sua mente, e dizer para si: EU SOU PERFEITA, SOU FELIZ, TENHO UMA FAMÍLIA – ELES ME AMAM.
      Procure uma igreja Evangélica mais próxima da sua casa, e peça ajuda…
      Eu consegui ajuda porque umas irmãs da igreja vieram orar por mim no meu quarto, de lá pra cá eu melhorei muito, e estou junto com o Senhor, nunca mais tive crise de desconfiança, ou de achar que não sou auto suficiente.
      Confie em Deus, não custa confiar. Deus ama tanto você, procura não ficar procurando esse tipo de pesquisas, esqueça disso, quando você se sentir angustiada ouça músicas , eu sempre ouço louvores e me ajudou e ajuda muito.
      Acredite em Deus, pois te aconselho, nesse momento que você está passando nada vai te ajudar, você pode fazer algo que momentaneamente vai te ajudar, mais quer saber ? Depois de um tempo vai voltar, e sempre volta pior

      Responder
  6. Anonimo says:
    9 anos atrás

    Ouço voxrs drntro da minha cabeçs me induxinfo a ne atirar wuando me aproximo de um precipicio. Parece qur entro em transe. Sinto dores dentro dad pernas e na espinha.

    Responder
    • Frann says:
      7 anos atrás

      Amigo pesquise por torturas psicotrônicas, pode ser que você esteja sendo uma das vítimas dessa arma tecnológica que o governo oculta usam na humanidade.

      Responder
  7. Anônimo says:
    9 anos atrás

    Tenho uma voz na minha cabeça mas a vejo como um ”amigo”

    Responder
    • só acredite says:
      9 anos atrás

      Elas não é sua amiga, hoje ela está a seu favor amanhã ela vai escravizar você.
      Quando ela disser algo, diga: SAI EM NOME DE JESUS. faça isso até a voz parar, e todas as vezes que ela disser algo.
      Procure uma igreja evangélica, peça ajuda.
      Nada poderá ajudar você como Jesus nesse momento!
      oro por você!

      Responder
  8. Gabriel says:
    9 anos atrás

    Ouço vozes na cabeça, não consigo mais viver. Ajude minha campanha. Obrigado!

    Responder
    • Anonimo says:
      9 anos atrás

      Vai em um centro espirita de mesa branca kardecista, consulte com uma medium que faz entrevista, e ela ira te falar, se o seu problema é material ou espiritual, provavelmente deve ser espiritual, como a maioria dos casos, abre sua mente para sua propria felicidade, abraços…

      Responder
    • Só acredite says:
      9 anos atrás

      OI Gabriel, sempre que ouvir, expulse-as no nome de Jesus, DIGA : SAIA EM NOME DE JESUS, diga até que parem. Essas meras vozes, não são nada perto desse nome, que é acima de todo o Nome.
      Procure uma igreja evangélica mais perto da sua casa, não ignore, essa é sua unica esperança, nada poderá te ajudar como Ele. Peça ajuda para as pessoas da igreja. Você vai ver Gabriel como tudo vai melhorar.
      Que o Senhor ande perto de você, e te ajude nesse momento, se você o aceitar perto de você, Ele vai andar do seu lado, e você terá poderá ter paz, felicidade, alegria.
      Que paz do Senhor Jesus esteja com Você e sua casa.

      Responder
  9. Arthur Gabriel says:
    10 anos atrás

    Ouvir vozes é horrível, ninguém acredita em você e ainda tem que ficar ouvindo eles do mesmo jeito.

    Responder
    • Só acredite says:
      9 anos atrás

      Oi Arthur, sempre que ouvi-las expulse as no nome de Jesus até que saiam.
      Acredite, funciona porque essas vozes não são nada perto de Jesus que um dia foi morto e hoje ressuscitado cuida de nós, se crermos que Ele existe e é abençoador daqueles que o buscam, ore conte tudo pra Ele, Ele te ama pode ajudar você mais do que qualquer um. O que você está passando foge de nossa ajuda, mas Ele ajuda você!
      Que a paz do Senhor Jesus esteja com você.

      Responder
  10. Leila says:
    10 anos atrás

    A tentativa de entendimento é plausível, mas ainda totalmente fora da esfera de onde o estudo deveria se atinar.
    Existe uma vida, a espiritual, a qual se não espiritualmente, dificilmente se discerne.
    Mais que isso, existe a vida espiritual que produz resultados plenos, bons e outros que em nada se aproveita e que cedo ou tarde se tornam em espiral descendente. Jamais se descobriu a cura da esquizofrenia pq esquizofrenia não sendo doença e sim sintoma, não tem cura, senão apenas meros suportes, os quais, totalmente em vão, já que nem sequer minimizam o sofrimento da pessoa.
    Como ex esquizofrencia por diagnoóstico e como alguém que se tratou por mais de 30 anos com os melhores tratamentos, recolheço a boa vontade de todos. Mas, também afirmo que tal boa vontade, tal ignorância (desconhecimento).
    Lamentável!
    Grande abraço

    Responder
    • Anônimo says:
      9 anos atrás

      Oi Leila, gostaria de entrar em contato com vc sobre o assunto, caso esteja propensa meu perfil do face é Robson Fazolin moro em rio das ostras. Abraço.

      Responder
Anterior

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Técnicas de memorização e aprendizagem

3 técnicas de memorização e aprendizagem baseadas na neurociência

08/01/2025
Como não esquecer as palavras

Como não esquecer as palavras

30/04/2024
Lobo temporal: anatomia, função e correlações clínicas

Lobo temporal: anatomia, função e correlações clínicas

30/04/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?