Azul e preto? Branco e dourado? Qual será a explicação para esse vestido que já gerou tanta discussão na internet?
Por que será que cada pessoa vê esse vestido de uma cor diferente?
No fundo dos olhos estão as retinas, estruturas que lhe permitem detectar a cor. A percepção cromática está associada à atividade de certos tipos celulares denominados cones. Já os bastonetes são responsáveis pela percepção de sombras, dadas pela associação do preto, branco e cinza. Os cones só vão se ativar na presença de luz em quantidade suficiente. Há três tipos deles, os pequenos, os médios e os grandes, sensíveis ao azul, verde e vermelho.
Para entender o porque das percepções divergentes de cor relacionadas ao vestido da imagem, é preciso antes de tudo compreender os sistemas neurofisiológicos de cores.
Sistema aditivo. Quando falamos em cor, estamos na verdade falando de luz, pois, sem a luz não existiriam o que chamamos “cores”. Na natureza encontramos dois sistemas cromáticos: o sistema aditivo e o sistema subtrativo. O sistema aditivo é aquele formado pelas três cores primárias da luz (azul-violeta, vermelho e verde), decompostas a partir da luz branca solar que é a fonte natural de luz no planeta terra. As lâmpadas elétricas, velas e outros aparatos luminosos, nos fornecem iluminação sintética. Chama-se aditivo porque a adição das três cores primárias resulta na percepção da luz branca.
Sistema subtrativo. Todos os objetos do mundo possuem cor. Essa cor é formada pelos elementos naturais ou sintéticos que se encontram em sua camada externa. Os pigmentos podem também ser naturais ou sintéticos. Esses pigmentos em contato com as cores-luz vão absorver determinadas faixas de onda cromática e refletir outras, que serão captadas pelo olho humano. O sistema subtrativo leva esse nome tendo em vista que a mistura de suas cores primárias tendem ao preto, ou seja, ausência de luz. As cores primárias do sistema subtrativo são o ciano, o magenta e o amarelo.
Resumindo…
Se você está vendo o vestido azul e preto: os cones da sua retina estão bem ativos, e isso resulta em seus olhos fazendo a mistura subtrativa.
Se você está vendo o vestido branco e dourado: os olhos não funcionam bem com pouca luz e os bastonetes da sua retina detectam o branco. Menos sensíveis à luz, os seus olhos criam a mistura de aditivos, verde e vermelho, para fazer dourado.
Por outro lado, se você vê o vestido ora branco e dourado, ora azul e preto, ou uma combinação dos dois, seus olhos são de “nível médio” e podem mudar devido à luminosidade do ambiente em que se encontram ou em virtude da maneira como está inclinada a tela do seu computador, telefone ou tablet. Esse tipo de percepção divergente é o mesmo tipo que ocorre em muitas manipulações sensoriais produzidas por ilusões de óptica.
Essa foi a explicação mais plausível que encontramos para explicar o fenômeno.
Só vejo preto e roxo
Eu vi o vestido lilas e marrom
Eu vi o vestido lilas e marrom
no
no
no inicio da materia, eu vi branco e dourado, ja no final da mesma ja estava vendo azul e dourado!
no inicio da materia, eu vi branco e dourado, ja no final da mesma ja estava vendo azul e dourado!
Eu vejo Azul com Preto
Eu vejo Azul com Preto
Tipo to vendo branco e dourado, mas se rodar o celular uns 70° consigo ver azul e preto
Tipo to vendo branco e dourado, mas se rodar o celular uns 70° consigo ver azul e preto
eu vejo de cor branca e dourada, chamei o meu filho e pedi-lhe para me dizer a cor do vestido, ele vê azul e preto