Qual é o tempo ideal de sono para você? Um novo estudo analisou as mais recentes discussões acerca do assunto e produziu um painel com as recomendações por idade. Confira!
Convocados pela Fundação Nacional do Sono, pesquisadores se reuniram para redigir um painel com as recomendações mais adequadas sobre a duração do sono com base na idade, desde recém-nascidos (que precisariam de 14 a 17 horas por dia) até adultos com 65 anos ou mais (7 a 8 horas por dia).
Nas novas diretrizes, foi utilizado um conceito mais amplo sobre o que constitui uma boa noite de sono. Por exemplo, o painel dos especialistas recomenda que os adolescentes (idades entre 14 e 17 anos) durmam de 8 a 10 horas. A diretriz anterior tinha uma recomendação mais estreita de 8,5 a 9,5 horas por noite.
Dr. DonCarlos e outros especialistas formadores do grupo multidisciplinar analisaram os resultados de 320 estudos que discutiam a duração do sono para indivíduos saudáveis, os efeitos desse tempo reduzido ou prolongado e as respectivas consequências para a saúde. Os resultados desse levantamento foram publicados em Sleep Health: Journal of the National Sleep Foundation .
“O processo foi muito rigoroso”, disse o Dr. DonCarlos, professor no Departamento de Fisiologia Celular e Molecular da Loyola University Chicago Stritch School of Medicine. O painel de especialistas foi composto por 12 representantes, incluindo o próprio Dr. DonCarlos, todos selecionados por organizações médicas; e seis especialistas do sono selecionados pela Fundação Nacional do Sono. O Dr. DonCarlos é um neuroendocrinologista que estuda como os hormônios afetam a estrutura do cérebro. A parte do cérebro responsável por regular a produção hormonal é o hipotálamo. Hormônios produzidos pelo hipotálamo governam a temperatura corporal, a fome, as respostas ao estresse, o desejo sexual, os ritmos circadianos e o sono.
Além de servir ao painel de especialistas da Fundação Nacional do Sono, o professor atua nos Institutos Nacionais de Neuroendocrinologia e Neuroimunologia, Seção de Estudos sobre Ritmos e Sono (sigla em inglês, NNR), que analisa os pedidos de bolsas de investigação. “Nós ainda temos muito a aprender sobre a função do sono”, disse o Dr. DonCarlos.”Sabemos que é restaurador e importante para a consolidação da memória. Mas não sabemos detalhes sobre a função do sono, apesar de gastarmos com ele um terço de nossas vidas.”
A seguir, as recomendações sobre o tempo de sono mais adequado por idade, segundo o painel produzido pelos especialistas:
- Os recém-nascidos (0-3 meses): faixa de sono diminuiu para 14-17 horas por dia (antes era 12-18);
- Crianças (4-11 meses): faixa de sono ampliou duas horas para 12-15 horas (antes era 14-15);
- Crianças (1-2 anos): Limite de sono modificado em uma hora para 11-14 horas (antes era 12-14);
- Pré-escolares (3-5): faixa de sono alargada em uma hora para 10-13 horas (antes era 11-13);
- Crianças em idade escolar (6-13): faixa de sono ampliada em uma hora para 9-11 horas (antes era 10-11).
- Adolescentes (14-17): faixa de sono aumentou em uma hora para 8-10 horas (antes era 8,5-9,5).
- Os adultos mais jovens (18-25): faixa de sono é de 7-9 horas (categoria new age).
- Adultos (26-64): faixa de sono não mudou e continua a ser de 7-9 horas.
- Os adultos mais velhos (65+): faixa de sono é de 7-8 horas (categoria new age).
Oi, meu amigo dorme tarde, só acorda meio dia, almoça, e as 14:00as vezes deita novamente, e consegue dormi outra vez. É normal ter tanto sono?
Danos causados no cérebro para quem não faz um bom sono reparador: Diminuição da da memória, principalmente a de curto prazo e atenção (é durante o sono que se faz a consolidação da memoria), aumento do cortisol e consequentemente o Stress, aumento do peso pois reduz os níveis de leptina (hormônio da saciedade), aumenta os níveis de grelina (hormônio da fome), a falta do sono ou insônia naturalmente resultará em uma pior relação do balanço energético,
Queria saber sobre trabalhadores da saúde que fazem noturno. 12/36. Como fica a saúde
Gostaria de ver quais os danos causados ao cérebro de quem dorme menos do que o tempo necessário. Eu, por exemplo, tenho 20 anos e às vezes durmo 4, 6 horas.