...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Tumor cerebral: sintomas, diagnóstico e opções de tratamento

Leonardo Faria por Leonardo Faria
30/04/2024
em Todos os artigos
A A
3

Tumor cerebral
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve ter 600 mil novos casos de câncer em 2018. Em 2016, de todos os casos da doença no Brasil, 10% eram cerebrais.
O tumor cerebral é qualquer massa no interior do crânio (intracraniana) originada a partir do crescimento anormal e descontrolado de células do cérebro. No entanto, nem todo tumor é constituído por células cancerígenas.

Tipos de tumor cerebral

A grosso modo, existem tumores benignos e malignos no cérebro. Tumores benignos não têm células cancerígenas. Crescem lentamente e não tendem a se espalhar para outros tecidos. Já os malignos são considerados mais agressivos e perigosos. À medida que crescem, podem atingir rapidamente outras partes do cérebro. A Associação Americana de Tumor Cerebral afirma que existem mais de cento e vinte tipos de tumores cerebrais malignos.
O tumor também pode ser classificado de acordo com sua origem. Se começou no cérebro, é chamado de tumor cerebral primário. Se teve início em outra parte do corpo e se “espalhou” para o cérebro, é denominado tumor cerebral secundário ou metastático.

Sintomas de tumor no cérebro

Os sintomas e sinais de que há um tumor cerebral podem variar de acordo com o tipo e localização dele. Os mais comuns são:

  • Dores de cabeça persistentes e intensas (este é um dos principais sintomas);
  • Problemas com a visão (enxergar “borrado”, por exemplo);
  • Náuseas, vômitos e sonolência;
  • Comprometimento da memória;
  • Alterações da fala e coordenação;
  • Fraqueza progressiva em algum membro;
  • Mudanças de personalidade.

Como fazer o diagnóstico

Diagnóstico de tumor cerebral
O médico deve realizar um exame neurológico para testar o sistema nervoso. Um tumor cerebral causa problemas e o exame busca identificar se eles acontecem com o paciente. Observa-se a força dos membros (mãos, por exemplo) e os reflexos. Avalia-se os sentidos, como audição, visão e sensibilidade da pele. Capacidade de se equilibrar, coordenação, memória, agilidade mental e uma série de outras funções são testadas.
Exames de imagem como a tomografia do crânio e a ressonância magnética do encéfalo são fundamentais. Eles possibilitam observar se o tumor tem características mais benignas ou malignas. O neurocirurgião geralmente lança mão de uma biópsia parcial ou total para o diagnóstico definitivo. A amostra colhida na cirurgia deverá ainda ser estudada pelo patologista, a fim de definir qual o tipo histológico (tipo de tumor).
O tumor intracraniano acontece em qualquer fase da vida, desde infância até terceira idade. Ainda não são claros os fatores de risco para essa doença, como sabe-se, por exemplo, que quem fuma está mais sujeito ao câncer de pulmão. Alguns artigos citam como possíveis causas do tumor cerebral a exposição à radiação.

Possibilidades de tratamento

Para definir o melhor tratamento, o neurocirurgião leva em conta diversos fatores, como tipo, tamanho e localização do tumor. Além disso, as características do paciente como idade e saúde geral também são importantes.
Pode haver um procedimento cirúrgico para remover o máximo possível da lesão, com o esforço de não danificar nenhum tecido cerebral. Caso o tumor não seja totalmente retirado, há possibilidade de quimioterapia ou radioterapia para combater o que restou dele.

Radioterapia

Na radioterapia, feixes de energia intensa são aplicadas ao cérebro, para destruir células do tumor, eliminando-o ou impedindo seu crescimento. Existe ainda a radioterapia estereotáxica, mais conhecida como radiocirurgia. Essa é uma forma específica de radioterapia, que permite ao médico administrar uma dose mais precisa de radiação. Dessa maneira, pode concentrá-la exatamente onde está o tumor, reduzindo danos à parte saudável do cérebro.

Quimioterapia

A quimioterapia consiste na administração de drogas específicas para impedir o crescimento do tumor cerebral. Ela atua bloqueando a duplicação das células tumorais ou levando as mesmas à morte.
Tratamento do tumor cerebral - quimioterapia
O médico também pode prescrever corticoides ao paciente. O objetivo é reduzir o inchaço ao redor do tumor e diminuir temporariamente os sintomas. Nesse caso, o propósito não é atacar o tumor, mas fazer com que a pessoa se sinta melhor, aliviando os sintomas.
Se o tumor foi completamente removido ou não, a equipe médica deverá acompanhar o paciente até meses ou anos após o tratamento inicial. Tal acompanhamento é importante para verificar se a doença não progrediu ou retornou.
O artigo foi útil? Leia também o texto sobre aneurismas cerebrais.

Mais Artigos e Vídeos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado
Todos os artigos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado

11/02/2025
Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental
Todos os artigos

Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental

30/04/2024
Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos
Todos os artigos

Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos

04/05/2024
Certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista…
Todos os artigos

Certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista…

30/04/2024
Agora você pode encontrar suas memórias perdidas
Todos os artigos

Agora você pode encontrar suas memórias perdidas

30/04/2024
Sinais elétricos e lesões na medula espinhal: nova pesquisa
Todos os artigos

Sinais elétricos e lesões na medula espinhal: nova pesquisa

30/04/2024

Comentários 3

  1. Susete Figueiredo Barboza says:
    3 anos atrás

    Ruim que a gente vai no médico e eles fazem exame de toque e perguntas e nada de exames. Minha amiga nesse momento está numa mesa de cirurgia 15/12 as 8h. Pq enrolaram enrolaram com uma TC dizendo que era só um coágulo. Qdo pediram a TC com contraste o médico levou as pressas pra cirurgia pq viu que era um tumor e dos agressivos. Só Deus por nós, pq esses médicos. Despreparação total

    Responder
  2. Daniele da silva says:
    5 anos atrás

    Sinto muita dor de cabeca fui no neurologista ele fez alguma pergunta e disse qui eu tava com cefaleia cronica mais nao passo nei uma tomografia nada pra mim bate da minha cabeca e passo um remdio pra mim toma sem menos saber oqui tem na minha cabeca

    Responder
  3. Victor says:
    7 anos atrás

    Excelente !

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

De onde vêm os transtornos mentais? (Parte II – A Esquizofrenia)

30/04/2024
solidão cérebro

Efeitos cientificamente comprovados da solidão na estrutura e anatomia cerebral

07/05/2024
Mindfulness: o benefício além da saúde mental

Mindfulness: o benefício além da saúde mental

30/04/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?