Qual a cor desse vestido? Uma explicação para essa fantástica ilusão de óptica

71
25338

Azul e preto? Branco e dourado? Qual será a explicação para esse vestido que já gerou tanta discussão na internet?

Por que será que cada pessoa vê esse vestido de uma cor diferente?

vestido cores percepção
Azul e preto? Branco e ouro?

No fundo dos olhos estão as retinas, estruturas que lhe permitem detectar a cor. A percepção cromática está associada à atividade de certos tipos celulares denominados cones. Já os bastonetes são responsáveis pela percepção de sombras, dadas pela associação do preto, branco e cinza. Os cones só vão se ativar na presença de luz em quantidade suficiente. Há três tipos deles, os pequenos, os médios e os grandes, sensíveis ao azul, verde e vermelho.

Para entender o porque das percepções divergentes de cor relacionadas ao vestido da imagem, é preciso antes de tudo compreender os sistemas neurofisiológicos de cores.

Sistema aditivo. Quando falamos em cor, estamos na verdade falando de luz, pois, sem a luz não existiriam o que chamamos “cores”. Na natureza encontramos dois sistemas cromáticos: o sistema aditivo e o sistema subtrativo. O sistema aditivo é aquele formado pelas três cores primárias da luz (azul-violeta, vermelho e verde), decompostas a partir da luz branca solar que é a fonte natural de luz no planeta terra. As lâmpadas elétricas, velas e outros aparatos luminosos, nos fornecem iluminação sintética. Chama-se aditivo porque a adição das três cores primárias resulta na percepção da luz branca.

Sistema subtrativo. Todos os objetos do mundo possuem cor. Essa cor é formada pelos elementos naturais ou sintéticos que se encontram em sua camada externa. Os pigmentos podem também ser naturais ou sintéticos. Esses pigmentos em contato com as cores-luz vão absorver determinadas faixas de onda cromática e refletir outras, que serão captadas pelo olho humano. O sistema subtrativo leva esse nome tendo em vista que a mistura de suas cores primárias tendem ao preto, ou seja, ausência de luz. As cores primárias do sistema subtrativo são o ciano, o magenta e o amarelo.

Resumindo…

Se você está vendo o vestido azul e preto: os cones da sua retina estão bem ativos, e isso resulta em seus olhos fazendo a mistura subtrativa.

Se você está vendo o vestido branco e dourado: os olhos não funcionam bem com pouca luz e os bastonetes da sua retina detectam o branco. Menos sensíveis à luz, os seus olhos criam a mistura de aditivos, verde e vermelho, para fazer dourado.

Por outro lado, se você vê o vestido ora branco e dourado, ora azul e preto, ou uma combinação dos dois, seus olhos são de “nível médio” e podem mudar devido à luminosidade do ambiente em que se encontram ou em virtude da maneira como está inclinada a tela do seu computador, telefone ou tablet. Esse tipo de percepção divergente é o mesmo tipo que ocorre em muitas manipulações sensoriais produzidas por ilusões de óptica.

Essa foi a explicação mais plausível que encontramos para explicar o fenômeno.

Referências: goo.gl/KW1XtX e goo.gl/cJXyuw

COMPARTILHAR
Leonardo Faria
Neurocirurgião que atua na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Membro-sócio titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Idealizador e CEO do site Meu Cérebro.
avatar
49 Comentários
22 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais popular
Comentário em alta
67 Comentários dos autores
GreisClaudioMarakayck tavares Comentários recentes dos autores
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar
Greis
Greis

Vejo o vestido pink e cinza

Mara
Mara

isso e doideira quado olhei para o vestido era branco e dourado depois fui ver os comentários quando valtei para ver o vestido tava azul e dourado!! kkk

Anônimo
Anônimo

Que doido

kayck tavares
kayck tavares

eu vejo branco e ouro meu amigo ve azul claro e preto como e que pode em gente ne????????

Di Napoli
Di Napoli

eu vejo azul e grafite