Qual a cor desse vestido? Uma explicação para essa fantástica ilusão de óptica

71
18616

Azul e preto? Branco e dourado? Qual será a explicação para esse vestido que já gerou tanta discussão na internet?

Por que será que cada pessoa vê esse vestido de uma cor diferente?

vestido cores percepção
Azul e preto? Branco e ouro?

No fundo dos olhos estão as retinas, estruturas que lhe permitem detectar a cor. A percepção cromática está associada à atividade de certos tipos celulares denominados cones. Já os bastonetes são responsáveis pela percepção de sombras, dadas pela associação do preto, branco e cinza. Os cones só vão se ativar na presença de luz em quantidade suficiente. Há três tipos deles, os pequenos, os médios e os grandes, sensíveis ao azul, verde e vermelho.

Para entender o porque das percepções divergentes de cor relacionadas ao vestido da imagem, é preciso antes de tudo compreender os sistemas neurofisiológicos de cores.

Sistema aditivo. Quando falamos em cor, estamos na verdade falando de luz, pois, sem a luz não existiriam o que chamamos “cores”. Na natureza encontramos dois sistemas cromáticos: o sistema aditivo e o sistema subtrativo. O sistema aditivo é aquele formado pelas três cores primárias da luz (azul-violeta, vermelho e verde), decompostas a partir da luz branca solar que é a fonte natural de luz no planeta terra. As lâmpadas elétricas, velas e outros aparatos luminosos, nos fornecem iluminação sintética. Chama-se aditivo porque a adição das três cores primárias resulta na percepção da luz branca.

Sistema subtrativo. Todos os objetos do mundo possuem cor. Essa cor é formada pelos elementos naturais ou sintéticos que se encontram em sua camada externa. Os pigmentos podem também ser naturais ou sintéticos. Esses pigmentos em contato com as cores-luz vão absorver determinadas faixas de onda cromática e refletir outras, que serão captadas pelo olho humano. O sistema subtrativo leva esse nome tendo em vista que a mistura de suas cores primárias tendem ao preto, ou seja, ausência de luz. As cores primárias do sistema subtrativo são o ciano, o magenta e o amarelo.

Resumindo…

Se você está vendo o vestido azul e preto: os cones da sua retina estão bem ativos, e isso resulta em seus olhos fazendo a mistura subtrativa.

Se você está vendo o vestido branco e dourado: os olhos não funcionam bem com pouca luz e os bastonetes da sua retina detectam o branco. Menos sensíveis à luz, os seus olhos criam a mistura de aditivos, verde e vermelho, para fazer dourado.

Por outro lado, se você vê o vestido ora branco e dourado, ora azul e preto, ou uma combinação dos dois, seus olhos são de “nível médio” e podem mudar devido à luminosidade do ambiente em que se encontram ou em virtude da maneira como está inclinada a tela do seu computador, telefone ou tablet. Esse tipo de percepção divergente é o mesmo tipo que ocorre em muitas manipulações sensoriais produzidas por ilusões de óptica.

Essa foi a explicação mais plausível que encontramos para explicar o fenômeno.

Referências: goo.gl/KW1XtX e goo.gl/cJXyuw

COMPARTILHAR
Leonardo Faria

Neurocirurgião que atua na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Membro-sócio titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Idealizador e CEO da Clínica MeuCérebro.

71 COMENTÁRIOS

  1. isso e doideira quado olhei para o vestido era branco e dourado depois fui ver os comentários quando valtei para ver o vestido tava azul e dourado!! kkk

  2. genteeeeeee, eu olhei,olhei e olhei mas só consegui ver branco com dourado fui nos comentarios olhar volto e vejo azul com um preto fraco ou um cinza forte

  3. eu vejo de cor branca e dourada, chamei o meu filho e pedi-lhe para me dizer a cor do vestido, ele vê azul e preto

  4. Sinto muito mas a explicação não é muito lógica pra mim, estou vendo o vestido nas cores branco e dourado e graças a Deus sempre tive a visão perfeita, tanto em ambientes claros como escuros.

    • Eu acho que esta è a discussão mais idiota que já tive a infelicidade de conhecer… Lol
      Este vestido não é preto e azul nem aqui nem na conchinchina..

      • Concordo plenamente!!! Será que só eu peguei a imagem e abri num editor qualquer (até no paint) pintei umas faixas pretas e outras azuis pra comparar, e não vi nada igual no vestido?

    • sinto muito mari mas deus não existe, bom vamos ao fato, você vê branco e dourado por causa de sua fraca percepção a pouca luz e não é pelo fato do ambiente ser escuro e sim pelo objeto em questão estar na penumbra

  5. Gente, isso acontece por que não enchergamos bem na baixa luminosidade, como a que foi tirada a foto (no fundo está bem iluminado, mas o vestido está na penumbra). O vestido é branco e dourado. Se vc diminuir o brilho da tela verá azul e preto. É só reparar, num dia nublado as cores ficam ligeiramente diferentes, mas nosso cerebro se acustuma e a gente acaba n reparando. No computador isso não acontece e acabamos por ver as cores alteradas.

  6. Meu amigo me mostrou na escola, eu vi branco e dourado, quando cheguei em casa vi azul e preto!! Sério o demônio exagerou dessa vez!! :) kkkkk

  7. E porque essa ilusão de ótica SÓ ACONTECE COM ESSA FOTO DESSE VESTIDO e com nenhum outro objeto. Se essa fosse a única causa, isso aconteceria o tempo todo com vários objetos e nunca vimos isso acontecendo…

  8. A explicação é bem simples… kkkkkkkkkk (a minha pelo menos rsrsrs)
    nessa foto o vestino parece estar em uma loja, inclusive ele esta com uma etiqueta colada do lado dele, com aquelas travinhas anti-roubo de lojas de roupas.
    Mas o vestido da foto do casamento, é um no mesmo modelo, só que foi comprado em uma cor igual. e quanto aos tons que a gente ver diferente, vai depender se você esta olhando em um celular, por exemplo se você pegar um celular da marca NOkia aquele modelinho asha, você vai ver ele mais escuro, se você pegar o super hiper mega power galaxy SANSUNG você vai ver mais detalhes de cor, depende da capacidade da tela de ler as pigmentações das cores….
    #MEsentindoUMAnerd

    • Errado!! A tela da samsung e uma porcaria,ela e super saturada e realçaria o azul, e a melhor tela de um smartphone atualmente esta em um nokia , o lumia 930, a unica a suportar o adobe rgb,conta com o clear black, que permite exibir pretos reais, e te garanto, esse preto nao e nada preto se comparado ao preto real, a explicação esta mais relacionado a barreiras de polarização nos olhos que se fexam ou abrem de acordo com o modo de operaçao cerbral (ligado de certa forma ao humor ,mas nao exclusivamente)

  9. Quando abri a notícia era branco e dourado, vim ler os comentários e quando voltei à imagem era azul e preto! WHHHHAAAAATTT?

  10. Meu cérebro está bugando quando vejo alguém falando que é Dourado e Branco, pois não olhei de todo jeito a imagem e não consigo ver essa cor, é sim Azul e Preto

  11. Eu devo ser a mais diferente porq vejo roxo com um bronze. Ja coloquei meu celular em varias posiçoes e continuo vendo assim kkkkkk

    • peguei no fotoshop coloquei preto no lugar q seria preto e o preto real e mt mais escuro..onde seria azul..botei azul..oazul foi diferente..ae botei branco tb ficou…resultado: deu lilás e marrom mais pra dourado mas se inclinar o pc deu mais escuro rs

  12. Quando eu vi ontem, antes de dormir vi branco e dourado, mas hoje quando acordei passei a ver azul, quase roxo e preto!

  13. Tá mas eu vi primeiro branco e dourado e depois vi azul e preto quando atualizei a página, E aí, qual a explicação?

  14. A primeira vista vejo branco e dourado MAS quando faço uma especie de luneta com a mão, e escondo o que tem em volta , como se estivesse olhando por um buraco da fechadura…ele fica azul e preto!!! Interessante isso!!!!

  15. Melhor explicação que li até agora. Meu astigmatismo me impede de enxergar bem com muita ou pouca luz, então está certo: o vestido é preto e azul e enxergo branco e dourado.

  16. A melhor explicação que li até agora, já que tenho Astigmatismo e vejo mal com muita ou pouca luz. De fato, o vestido é preto e azul, mas vejo dourado e branco.

  17. Explicação fraca. A cor original do vestido, visto pessoalmente, é branco e dourado, fato comprovado. Na foto deve ser alguma “ilusão de ótica sem querer”, que gerou o fenômeno. Pessoalmente, todos falaram que a cor é branco e dourado mesmo, se pessoalmente alguem visse de outra cor, aí sim a explicação teria lógica

  18. Eu consegui deixar o vestido branco e preto, ou preto e branco. Eu consigo tirar a cor da imagem com os meus olhos, eu desativo a cor, a captação de cores no cérebro é temporariamente parada. Legal né? !

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here