O pior é aquele vício que se mascara pela tendência ou modismo. A tecnologia é um exemplo. Estão na moda uma série de produtos e hábitos ligados ao mundo digital, e isso certamente veio para ficar. Será que você é um viciado digital e nem se deu conta ainda?
A tecnologia é útil. Não há como negar. O mundo digital invadiu o nosso cotidiano de forma avassaladora. Antigamente muitos diziam que era coisa dos mais novos. Hoje, aqueles que nasceram em um época onde sequer se imaginava a existência do celular não conseguem mais viver desconectados. Smartphones, internet, redes sociais, tablets… É possível acessar de qualquer lugar, de qualquer jeito. Até mesmo debaixo d’água.
O problema, novamente, é o excesso. Quando a dependência tecnológica põe em risco outras atividades necessárias, como alimentação e sono, ou compromete a integridade física, é preciso repensá-la. Talvez até, buscar ajuda com especialistas para tratamento.
O cérebro instintivo acaba não distinguindo o objeto do vício. Apesar de que algumas “drogas” podem ser potencialmente mais maléficas do que outras, os neurônios de todo e qualquer “viciado” se alteram de maneira similar, assim como a produção de neurotransmissores, especialmente a dopamina nos sistemas de recompensa cerebrais.
O pior é aquele vício que se mascara pela tendência ou modismo. A tecnologia é um exemplo. Estão na moda uma série de produtos e hábitos ligados ao mundo digital, e isso certamente veio para ficar. Por isso, listo alguns hábitos para alertar sobre essa possível dependência. Se você pratica pelo menos três deles, ou mesmo somente um, mas que já lhe trouxe consequências negativas, vale a pena repensar suas atitudes.
1. Não consegue dormir sem checar o celular antes;
2. A primeira coisa que faz ao acordar é checar as mensagens;
3. Se passa mais de 30 minutos sem receber uma mensagem, começa a ficar impaciente;
4. Se postou uma foto na rede social e obteve poucas curtições, é possível que mude de humor;
5. Digita no celular enquanto anda;
6. Já deixou de viajar para algum lugar onde não era possível acessar a internet, mesmo que não estivesse à espera de nenhuma notícia importante;
7. Comprou vários produtos com possibilidade de acesso à internet (smartphone, televisão, tablet, notebook etc), mas costuma utilizar apenas um;
8. Já brigou com alguém por conta de acesso à internet ou redes sociais;
9. Faz a maioria das refeições em frente ao computador ou digitando no celular;
10. Dirige e envia mensagens ao mesmo tempo.
E então? Algo familiar? Se conhece alguém com algum dos comportamentos descritos acima, compartilhe esse artigo…
Imagem: goo.gl/BVIj95
Tenho todas e mais algumas.
Não consigo ficar sem visualizar notificações, me dá agonia.
Se eu tiver mais de 99 notificações no facebook eu entro em uma crise de nervos.
Nossa !
Rsrs