Examine com atenção…
Mais um exercício para distrair o cérebro da rotina diária e, ao mesmo tempo, treinar a percepção visual. Muitos adotam o termo memória “inteligente” para se referir a essa forma de processamento sensorial. O que acontece com alguém que se debruça a examinar uma imagem do tipo?
Todo mundo reconhece as formas presentes e como elas estão associadas entre si. Por exemplo: o formato das montanhas que, logicamente, em lugares frios, têm o topo coberto por neve; aves voando, se presentes, devem estar distantes do solo; água corrente, no chão, e assim por diante. Esses conceitos foram aprendidos por nosso cérebro nos primeiros anos de vida, influenciados pela gravidade, pelas propriedade físicas dos objetos que acostumamos a experimentar, por nossa vivência.
Contudo, quando algo está fora do padrão, é preciso ter o olhar aguçado para discriminar qualquer informação diferente e que possa fazer um novo sentido para o cérebro. Por exemplo: o topo da montanha se parece com uma orelha e logo percebemos um urso. A pedra tem o formato de um bico e, subitamente, o conceito de pássaro salta em nossa mente.
A percepção parece ser um processo inconsciente no ato do exercício, mas o treino pode desenvolver essa habilidade e prepará-la para outras situações. Fica a dica.
Resposta: três ursos formando as montanhas e duas cabeças de águias nas pedras, além da que está voando. Seis animais ao todo.
Support authors and subscribe to content
This is premium stuff. Subscribe to read the entire article.