Uma das características anatômicas do cérebro humano é a sua divisão em duas metades: os hemisférios. Será que eles desempenham funções muito diferentes? Quando se formam? Como estão conectados? Quais as suas partes principais? Essas e outras questões serão abordadas ao longo deste artigo.

Embriologia dos hemisférios cerebrais
Do ponto de vista embriológico, é o chamado encéfalo anterior que dará origem às estruturas telencefálicas, especialmente os hemisférios direito e esquerdo. Eles começam a aparecer quando ocorre o fechamento do neuroporo rostral; após a formação do prosencéfalo, em um dado momento surgem duas evaginações laterais, as vesículas telencefálicas. Elas constituem a primeira aparição rudimentar dos hemisférios cerebrais.
Uma das principais características dos hemisférios cerebrais, e que pode ser facilmente observada, é sua superfície rugosa. As “rugas” cerebrais, denominadas em termos técnicos de giros e sulcos, começam a se formar por volta da quinta semana de gestação. A girificação dos hemisférios cerebrais possibilita que sua área aumente consideravelmente, tornando possível que uma grande quantidade de informações seja armazenada com o acúmulo de experiências após o nascimento.
Support authors and subscribe to content
This is premium stuff. Subscribe to read the entire article.