...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Musculação ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro

Leonardo Faria por Leonardo Faria
30/04/2024
em Todos os artigos
A A
2

Musculação e os benefícios para o cérebroQuem é apaixonado por musculação vai adorar esta matéria. Para aqueles que odeiam, seria bom repensar o caso de ódio: o treinamento de força e resistência ajuda a melhorar a performance cerebral! Estudo da Universidade de Sydney, publicado recentemente, revelou que o aumento da massa muscular está relacionado a uma melhora da função cerebral em adultos com Comprometimento Cognitivo Leve.
A pesquisa foi realizada com pessoas entre 55 e 86 anos, que participaram de quatro atividades diferentes, como exercícios de resistência e treinamento cognitivo computadorizado. O resultado é que, quanto mais fortes os participantes ficaram, melhores foram os benefícios para o cérebro.
Vale ressaltar que o treinamento muscular precisou ser frequente. Ainda segundo o estudo, o ideal é fazer treinamento muscular com levantamento de peso sempre aumentando a carga, ou seja, exercício de alta intensidade, para potencializar a força do paciente.
O interessante é que esses resultados foram positivos para treinamentos de força, no caso, a musculação. Não foram constatados benefícios com exercícios cognitivos e placebos. Os pesquisadores também notaram aumento de determinadas áreas cerebrais, mas ainda precisam descobrir se isto está relacionado com o treinamento muscular.
Para beneficiar o cérebro, o ideal é fazer treinamento muscular com levantamento de peso sempre aumentando a carga.

Comprometimento Cognitivo Leve

Os participantes do estudo têm CCL: Comprometimento Cognitivo Leve. Também conhecido por transtorno ou declínio, pode aparecer em qualquer fase da vida, no entanto é mais comum depois dos 45 anos de idade. Caracteriza-se pela redução das habilidades cognitivas, como perda de memória (desde que recorrente) mas sem interferir de forma significativa na vida diária do paciente.
No caso dos idosos com o CCL, o risco de desenvolver demência, como a Doença de Alzheimer, é maior. Mas o CCL também tem outras causas, que vão desde problemas com sono até depressão. O tratamento geralmente envolve medicação, mas pode incluir outras terapias, como intervenção cognitiva.

Musculação e outros benefícios para a saúde

Os benefícios da musculação não são direcionados somente a pessoas com CCL. Ela também ajuda a aumentar a força muscular e massa corporal magra em mulheres com baixa massa muscular e na pós-menopausa.
Segundo a American College of Sports Medicine (ACSM), treinamentos de resistência trazem benefícios a todas as pessoas. No público idoso, são fundamentais para evitar e também recuperar a perda de massa muscular (condição conhecida como sarcopenia), além de contribuírem para diminuir as chance de desenvolvimento de osteoporose.
O que também não é novidade mas não custa reforçar é que o treinamento de musculação, assim como outros tipos de exercícios físicos, ajuda a controlar as taxas de colesterol, previne doenças do coração… e por aí vai! A ACSM alerta sobre a importância não só da frequência, mas da progressão dos treinamentos de resistência. Ou seja, ficar fazendo o mesmo tipo de exercício, sem aumento ou variação de carga, não é ideal.
A academia, se combinada com exercícios aeróbicos, também contribui significativamente para melhorar a performance cerebral, independentemente do estado de saúde do cérebro do paciente. Este outro estudo, realizado com indivíduos com mais de 50 anos, mostrou que o treinamento de força estimula a memória e a função executiva do paciente, ou seja, aquela relacionada a comportamentos direcionados a metas.

Treinamento de força e memória
O treinamento de força melhorou a memória e a função executiva.

Os benefícios do treinamento de resistência foram observados inclusive para quem sofre com a esclerose múltipla. Os dados foram coletados em 35 pacientes. Os pesquisadores comprovaram que o treinamento de força protege o cérebro e diminui inclusive a progressão da doença. Em idosos com a doença de Parkinson, o treinamento de força de alta intensidade produziu melhorias significativas na qualidade de vida, humor e função motora nos pacientes.
E olha só mais esse dado: pessoas que praticam exercícios de força têm 23% menos chances de morte prematura e 31% de redução de morte por câncer. A pesquisa mostra que o exercício que promove a força muscular é igualmente importante ao exercício aeróbico, como caminhada ou corrida.

Conclusão

É importante lembrar que todos os exercícios físicos têm seus benefícios, mas também há as contraindicações. Para as pessoas que não suportam ficar “levantando peso”, existem infinitas possibilidades, mas, não custa tentar, pelo menos 1 ou 2 vezes por semana, intercalar a corrida, por exemplo, com a musculação. E, claro, #Ficaadica: exercícios físicos são indispensáveis para a saúde e qualidade de vida! E não adianta se exercitar só uma vez por semana, a prática precisa ser regular. Sua saúde em primeiro lugar!

Mais Artigos e Vídeos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado
Todos os artigos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado

11/02/2025
Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental
Todos os artigos

Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental

30/04/2024
Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos
Todos os artigos

Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos

04/05/2024
Certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista…
Todos os artigos

Certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista…

30/04/2024
Agora você pode encontrar suas memórias perdidas
Todos os artigos

Agora você pode encontrar suas memórias perdidas

30/04/2024
Sinais elétricos e lesões na medula espinhal: nova pesquisa
Todos os artigos

Sinais elétricos e lesões na medula espinhal: nova pesquisa

30/04/2024

Comentários 2

  1. Pingback: Cérebro: Como a Musculação Potencializa a Saúde e o Bem-estar
  2. Leonardo Henrique Pereira Silva says:
    6 anos atrás

    Por favor, Eu sofri, a respeito d’um TCE grave, que, ante sequelas (Hemiparesia e inconstancia da memória recente), faz-se por condicionar ao desenvolvimento comum do meu viver.
    Por favor, acaso, haver-se-ia, a respeito d’algum tratamebto clínco, que se possibilitaria de reverter ou, ao menos, amenizar ,ao mesmo, outrora, já, elucidado?
    Atenciosamente,…
    …Leonardo Henrique Pereira Silva (Facebook)

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Religião, espiritualidade, Deus e o cérebro

Religião, espiritualidade, Deus e o cérebro

21/05/2024
Você posta selfies? Leia este estudo…

Você posta selfies? Leia este estudo…

30/04/2024
10 dicas de como treinar o cérebro

10 dicas de como treinar o cérebro

30/04/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?