Em uma descoberta impressionante que derruba décadas de ensino de livros didáticos, pesquisadores norte-americanos descobriram vasos linfáticos no cérebro, canais envolvidos com o sistema imunológico que até então se acreditava inexistentes.
Em uma descoberta impressionante que derruba décadas de ensino de livros didáticos, os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Virginia determina que o cérebro está diretamente ligado ao sistema imunológico por canais que se pensava inexistentes. O fato de que tais canais de ligação poderiam ter escapado à detecção quando o sistema linfático foi extensamente mapeado por todo o corpo já é surpreendente por si só. Contudo, o verdadeiro significado da descoberta reside nos efeitos que o estudo poderia ter sobre o tratamento de doenças neurológicas, como o autismo, a doença de Alzheimer e a esclerose múltipla.
A nova descoberta vai mudar os livros didáticos
O presidente do Departamento de Neurociências UVA descreveu sua reação à descoberta de Kipnis: “A primeira vez que esses caras me mostraram o resultado preliminar, eu só disse uma frase: ‘Eles vão ter que mudar os livros didáticos’. Nunca houve antes uma associação entre o sistema linfático e o sistema nervoso central (…); isso vai mudar fundamentalmente a forma como as pessoas olham para a relação do sistema nervoso central com o sistema imunológico”.
Inicialmente cético, Kipnis dizia: “Eu realmente não acredito que existem estruturas do corpo que ainda não estão mapeadas. Eu pensei que estas descobertas terminaram por volta de meados do século passado. Mas, aparentemente, não é o caso.”
Support authors and subscribe to content
This is premium stuff. Subscribe to read the entire article.