Você está acordado, mas não consegue se movimentar. Força e tenta mexer os braços e pernas, mas eles não respondem. Tenta falar alguma coisa, talvez chamar alguém: sem sucesso. Uma espécie de paralisia do sono. Alucinações como ver algo entrando no quarto, chegando perto de você, podem acontecer.
Quem já passou por isso reconhece o desespero. Até teorias de abdução alienígena já foram formuladas sobre o assunto. A neurociência tem a sua explicação.
Afinal, o que é a paralisia do sono?
Trata-se de uma parassonia – um distúrbio associado ao sono. Pode acontecer logo depois que adormecemos ou enquanto estamos acordando. A dificuldade para se movimentar e falar pode vir acompanhada de experiências hipnagógicas: alucinações visuais, sensoriais ou auditivas.
Pode parecer que há um intruso no local onde estamos dormindo: barulho da maçaneta se abrindo ou de passos, uma “pessoa de sombra” vindo, ou ainda uma sensação de presença ameaçadora no quarto. Pode haver também o sentimento de pressão no peito e dificuldade para respirar com a sensação de ser sufocado. Além disso, existem relatos sobre sensação de voar, flutuar ou pairar sobre o corpo.
Não ameaça a vida… mas assusta! Relatos de paralisia do sono são contados há séculos, em regiões e culturas diferentes do mundo. Apesar de não durar muito tempo (geralmente segundos ou minutos) deixa uma lembrança aterrorizante.
O que acontece no cérebro?
O sono tem fases. Uma delas é a REM (sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”). É nela que temos aqueles sonhos que parecem mais reais. A atividade cerebral fica semelhante à de quando estamos acordados porém o tônus muscular está bem diminuído.
A explicação para esse relaxamento muscular (atonia) do sono REM é boa: se os sonhos são vívidos nessa fase e podemos, por exemplo, sonhar que estamos fugindo de alguém, poderíamos sair correndo da cama e nos machucar. Se os movimentos estão inibidos, isso não acontece.
O problema é quando a atonia REM continua depois de acordarmos. É como se a mente já tivesse acordado, mas o corpo ainda não; e ficamos incapazes de nos mexer.
Causas da paralisia do sono
De acordo com o Medical News Today e este artigo, alguns fatores vem sendo observados quando pessoas têm paralisia do sono (e podem, então, ser causas do problema):
- Dormir de barriga para cima
- Não dormir o suficiente
- Padrões de sono irregulares
- Narcolepsia (um distúrbio caracterizado por sono súbito e incontrolável)
- Histórico familiar de paralisia do sono
Em junho do ano passado, estudiosos publicaram uma revisão de quarenta e duas pesquisas feitas sobre paralisia do sono. A ideia foi checar quais fatores realmente mais aparecem. Perceberam que dormir pouco, ou ter um sono sem qualidade, de fato são grandes responsáveis. Além disso, “o sono perturbado é comum entre aqueles que usam drogas, experimentam estresse e relatam dificuldades psiquiátricas”, segundo Gregory, um dos autores do estudo.
Existe tratamento para a paralisia do sono? Como evitar?
Você deve ter percebido, no parágrafo anterior, que os estudiosos apontaram, na verdade, hábitos de vida: como dormimos, o quanto dormimos, o que ingerimos, o nível de estresse… Prestar atenção a esses hábitos, prezar pela qualidade e quantidade do sono podem ajudar a evitar a paralisia do sono.
Geralmente não é necessário um diagnóstico médico para a paralisia do sono, a menos que os sintomas causem transtornos além da conta. A intervenção médica, até mesmo com medicamentos, é importante se a pessoa fica muito ansiosa, pensando que pode acontecer a paralisia quando for dormir, se tem dificuldade para adormecer ou ainda se sente sonolência anormal durante o dia ou simplesmente adormece em momentos inesperados e inadequados (sinais que podem indicar narcolepsia).
Uma dica dos profissionais é tentar mexer inicialmente partes pequenas do corpo, como dedos, porque isso pode ajudar a sair da paralisia do sono mais rapidamente. Ainda que não exista uma cura definitiva, saber que é algo explicado pela neurociência e que acaba em instantes pode tranquilizar quem passa por isso ou venha a ter essa experiência nada agradável.
Nunca tive isso,até essa noite,sempre durmo tarde,tipo umas 2:30 da madrugada,mais hj aconteceu algo,eu fui dormir ás 2:10,ao dormir eu acordei escutando um chiado enorme em meus ouvidos,muito alto msm,tentei me mecher mais foi tentativas em vão,tentei gritar pela minha irmã q dorme no mesmo quarto q eu,mais n consegui,isso é desesperador,parecia q ja estava ali paralisada a horas,olhei para meu guarda roupa e tive a impressão de q tinha alguem ali me observando,fechei os olhos e tentei esperar q aquele pesadelo acabasse logo,apos um tempo q parecia muito grande passar eu consegui me mecher e falar,acordei minha irmã imediatamente e pedi para dormir ao lado dela,peguei meu celular e liguei para ver que horas eram,e eram 2:25 da madrugada,no sono inicial,essa foi a primeira vez q tive paralisia do sono e espero n passar por isso dnv,eu tenho 14 ano e me chamo giovanna.
Eu já tive algumas vezes desde criança, mas o pior foi de hoje. Depois de muito estresse e uma semana inteira de enxaqueca aconteceu novamente, senti a presença de alguém e o movimento da pessoa sentando no sofá e alisando meu cabelo. Deve ter sido rápido porém parecia uma eternidade, foi horrível!
Tenho desde os 15 anos e saio do corpo através dessa paralisia ou (catalepsia projetiva). Posso garantir para vocês que se vcs mantiverem a calma durante essa paralisia, não tentarem se mexer e pensar em flutuar, irão experimentar uma experiência de projeção astral. É o momento em que o corpo está totalmente relaxado, seu espírito está se deslocando para o astral e você acorda no meio do transe. O problema é que as pessoas ficam apavorados e cortam o processo. Pesquisem sobre o IIPC, Wagner Borges, Saulo Calderon, catalepsia astral, projeção astral, experimentem e vejam que é real.
Olá. Meu nome é Francine, são 3:04 da madrugada e acabei de ter a paralisia pela primeira vez há alguns minutos atrás, vim pesquisar no Google, pq já tinha ouvido falar a respeito mas nunca imaginei que isso aconteceria cmgo. Meu corpo ficou totalmente paralisado, tentei gritar pra minha mãe vir me socorrer, mas acho que saiu apenas alguns gemidos desconexos. Tive varias alucinações desesperadoras, a mais real foi um homem inteiro branco como se fosse um desenho, sentado do lado da minha cama tocando em mim tentando me acalmar, tive a sensação de que ele era gelado, tmb tive a sensação de pessoas da minha família que nem moram cmgo estar em pé no quarto
Me olhando enquanto eu tentava gritar o nome deles Quando consegui me mover, senti um formigamento mto forte pelo corpo, principalmente nas mãos. Espero que tenha sido um caso isolado e nunca mais venha a acontecer.
Olá Francine, curiosamente acabei de passar por isso. por volta das 3:00 am, antes de sentir a sensaçāo de nāo conseguir me mexer, vi Uma mulher ao meu lado, Logo após Ela estava aos pes da minha cama, do nada tentei me levantar, comecei a querer chamar minha esposa, mas tbm sem sucesso. Eu estava com minha respiraçāo extremamente ofegante e meu corpo nao correspondia minhas vontades, acredito que tenha acontecido por poucos segundos, mas que
parecera Uma eternidade. foi a pior sensaçāo que passei em minha vida.
Olá, tenho isso a anos, mas fazia muito tempo desde a última vez que ocorreu comigo, então vim pesquisar outra vez pra ficar por dentro do assunto depois de ocorrer novamente comigo hoje…. Justamente como falaram na matéria eu estava no fim do meu sono(que foi irregular) sonhando um sonho bem realista, acordei e como sempre ouvi as vozes dos meus familiares mais não conseguia me mover nem falar…. Sabendo que isso era paralisia do sono por já ter ocorrido comigo mais vezes tentei não ficar angustiado nem nada do tipo mais é impossível…. É uma sensação muito ruim não conseguir se mover nem falar…. Espero que quem nunca teve isso nunca venha a ter, é uma experiência muito ruim, e assim como a matéria mesmo diz não dura muito tempo questão de minutos no máximo + esse curto período parece uma eternidade…. Enfim…. A única conclusão que consegui chegar é começar a mover os dedos, os braços e as pernas, realmente é a forma mais rápida de acordar.
Bem, é isso, aos caros amigos(as) que sofrem do mesmo problema, desejo que isso não volte a acontecer com vocês tão cedo, assim como espero o mesmo pra mim, tchau.
Acabou de acontecer isso comigo, fui dormir às 00h05, e no momento que começou eu pensei em levantar e ir dormir com a minha mãe, pois sabia que iria acontecer de novo (já tive outras vezes mas não da forma que foi hoje), porém já era tarde demais e eu já não consegui me mexer. Tive a sensação de espíritos ruins em volta de mim, me sabotando, não querendo que eu levantasse para acordar, e eram sombras que vinham por cima de mim me aterrorizar! A paralisia foi tão real que eu sabia exatamente onde estava, e só ficava torcendo pra me acordarem e eu contaria tudo isso pra minha mãe. Geralmente eu consigo gritar e ela me acorda, porém no sono parece que estou gritando a muito tempo, mas ela fala que logo que começo a gritar ela me acorda. É aterrorizante, mas agora tentarei manter a calma e me acordar sozinha. E tudo isso foi devido a uns 4 dias que estava dormindo mal, perdendo noite de sono, foi exatamente tudo que o post falou. Quando acordei olhei o relógio e era 00h50, ou seja a fase inicial do sono. :/
A primeira vez foi horrível, estava assistindo TV no sofá da sala, minha esposa do meu lado e eu com os olhos abertos fazendo de tudo pra que ela me acordasse, gritava muito, mordia o braço dela, atacava almofada até televisão eu quebrei, e tudo que passava na cabeça era q eu estava de fato paraplégico ou algo do tipo, com forças demoníacas controlando meu corpo quando voltei ao normal estava muito ofegante.
No intervalo de 4 meses aconteceu a segunda paralisia, eu num quarto de hospital acompanhando um tio que estava inferno, as 3:30 da madrugada, vindo de um pesadelo, tentei de várias formas acordar ele, mas sem sucesso, resumindo, quando voltei ao normal vem uma sensação de alivio, medo, vergonha por causa dos objetos lançados sobre ele sem sucesso é claro e graças a Deus lembrei de pesquisar no Google a respeito, porem com um medo enorme de não ter nada sobre isso q aconteceu comigo. Obrigado pelas informações.
Olá Leticia Brito, e amigos exóticos!
Ontem tive 3 paralisias do sono.
Sinto que estou dentro do corpo, mas falta conexão física para ativá-lo.
Sou um pensamento.
Aprendi a “pegar no tranco”…
Batendo as pernas, ou esticando uma “força” até meus braços..
O estranho é a semifala, (modulação da respiracao,+ ton de voz), pedindo pra
“alguém que conheco, intimamente, me acordar, como se, ao lado estivesse.
Só que
Estas pessoas vivem geograficamente em outros lugares.
Se tiver esta outra, hoje, tentarei flutuar e fazer experiências.
Gostei das suas explicações sobre o tema.
Sempre tive.
Mas nunca comentei.
É horrível tive isso hoje achei que ia morrer ouço vozes das pessoal do meu lado não consigo respirar e nem se mexer tento pedir socorro e nada é assustador
Ola meu nome é everton, e eu tenho essa experiência, porem não sinto a presença de ninguém, consigo mecher meu corpo com muito esforço até consigo sair da cama e andar abro a porta do meu quarto mas nao tem ninguém tento acender a luz mas nao da eu fico dezesperado porq nao consigo acordar e isso ja vem alguns meses demora pra acontecer mas parece q a cada vez q acontece demora mas para eu acordar, o tempo é mas demorado
Porra, man! Isso ai dessa forma é barril, eu nem queria mais dormir kkkkkk