A relação entre o Alzheimer e o cálcio

Nova descoberta: a função de memória depende de genes reguladores de cálcio. Os resultados aparecem na edição atual da revista JAMA Psychiatry

3
1853

Os genes não são apenas importantes para o desempenho da memória normal, mas também para o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Pesquisadores da Universidade de Basel identificaram um grupo específico de genes que desempenha um papel central em ambos os processos. Este grupo de moléculas controla a concentração de íons de cálcio no interior da célula.

Sabe-se que a memória é crucial para a vida cotidiana. O Mal de Alzheimer é a causa patológica mais comum de perturbações da memória associadas à idade. Devido ao aumento da expectativa de vida, a doença está em ascensão na Suíça e no mundo. Apesar da ausência de cura, há vários estudos na área que visam compreender as origens desta doença neurodegenerativa; dessa forma, é possível desenvolver os devidos tratamentos.

Alzheimer-memoria-calcio
Pesquisadores da Universidade de Basel foram capazes de mostrar que a memória (imagem mostra o hipocampo em destaque) depende de genes que regulam o cálcio.

A novidade é que agora é possível identificar um grupo específico de genes que controla não só os diversos processos centrais para funções cerebrais regulares, mas também o desenvolvimento do Mal de Alzheimer. Cerca de 57.000 pessoas participaram do estudo.

Mas, que grupo de genes é esse?

Genes responsáveis ​​pela concentração de íons de cálcio na célula. Eles possuem relação mútua com o desempenho da memória de jovens e idosos saudáveis, bem como com a função do hipocampo, uma região do cérebro central para a memória intacta. Além disso, os genes do cálcio têm relação com o risco de se desenvolver Alzheimer.

Sem dúvida, mais um avanço importante.

VIAScience Daily
COMPARTILHAR
Daniela Malagoli

Graduada em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestranda do Programa da Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Faculdade de Educação) da UFU. Apresentadora de telejornal, consultora de comunicação e colunista do Blog MeuCérebro.

3 COMENTÁRIOS

  1. Não entendi, o título da reportagem diz a relação entre o cálcio e a depressão, mas a reportagem comenta da relação entre o cálcio e o Alzheimer.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here