Que a alegria é contagiosa, todo mundo sabe. Mas, será que a depressão também é? De acordo com o estudo da Universidade de Warwick, se você tem amigos que sofrem com esse problema, você não será afetado.
Ter “bons” amigos – aqueles com bom humor, boas energias – ajuda a recuperar da depressão e/ou inclusive evitar o aparecimento dela. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores utilizaram um modelo matemático semelhante àquele que investiga doenças infecciosas. O intuito foi verificar se a depressão “passava” de um amigo para outro. A experiência foi realizada com mais de 2 mil adolescentes do ensino médio em escolas dos Estados Unidos. Os jovens foram classificados como tendo sintomas de depressão ou não.
Tratada e prevenida…
“A boa notícia é que o bom humor entre amigos está relacionado com um risco reduzido de se desenvolver a depressão e uma grande chance de se recuperar dela”, explica o professor Frances Griffiths, da Escola Médica de Warwick. Então, a depressão, além de não “passar”, pode se manifestar com metade da intensidade dos sintomas; além disso, a probabilidade de desaparecer é duas vezes maior, em um período entre 6 meses e um ano, caso você esteja rodeado de amigos felizes.
A pesquisa também ressalta que a solidão ou problemas na infância estão intimamente ligados ao desenvolvimento da depressão. Dessa forma, ter alguém com quem conversar é um meio importante de combate ao problema, tão comum no mundo todo.
Para os autores da pesquisa, muito trabalho ainda precisa ser feito. Mas, é essencial destacar que essa descoberta apresenta uma forma interessante, “barata” e com baixos riscos de se tratar o problema. Portanto, ter amigos deprimidos não é um risco.
Vamos lá! Invista em novas e boas amizades!