Dores de cabeça são inconvenientes e quem tem enxaqueca experimenta isso em nível mais intenso. As causas não são totalmente claras para a ciência: acredita-se que pode ser consequência de uma “falha cerebral”, uma interferência na comunicação entre os neurônios, envolvendo neurotransmissores e vasos sanguíneos no cérebro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um em cada sete adultos tenha enxaqueca.
O problema está relacionado em parte com questões genéticas, que acabam fugindo do nosso controle. Por outro lado, existem algumas situações que funcionam como gatilho para que a dor apareça. Em alguns casos, esses gatilhos podem ser evitados.
As mudanças hormonais são uma das causas (por isso mulheres podem apresentar os sintomas durante a menstruação). Além disso, há também questões emocionais (estresse, ansiedade, depressão e outros), causas físicas (cansaço, má postura, dormir pouco e mal), certos tipos de medicamentos e fatores do ambiente (como luzes muito intensas, algum cheiro forte e mudança de temperatura).
A ciência já constatou também que a ingestão de certos tipos de alimentos pode ser a deixa para que uma crise de enxaqueca dê as caras. É sobre isso que iremos falar a partir de agora.
Carnes curadas ou processadas
Salsichas são exemplos destes tipos de alimentos que podem conter um conservante chamado nitrato de sódio. A suspeita é que esta substância pode causar alterações químicas no cérebro que podem contribuir para que a dor de cabeça surja.
Comidas envelhecidas
A tiramina é uma substância encontrada em alguns alimentos, especialmente os envelhecidos e fermentados, como peixes defumados, carnes curadas, queijos envelhecidos e alguns tipos de cerveja. No geral, alimentos ricos em proteína podem ter mais tiramina se não forem resfriados o suficiente ou estiverem guardados há muito tempo.
Essa relação entre tiramina e dores de cabeça associadas à enxaqueca é apontada por pesquisas desde a década de 60. A tiramina é uma monoamina. Nosso organismo contém a monoamina oxidase (MAO), enzima que destrói a monoamina. Observou-se que algumas pessoas com enxaqueca e, ao mesmo tempo, deficiência de MAO, sentiram dor de cabeça depois de comer alimentos com tiramina.
Support authors and subscribe to content
This is premium stuff. Subscribe to read the entire article.