Você faz coisas durante a noite e nem se lembra? Acorda em outros lugares da casa e não sabe como foi parar lá? Já se machucou dormindo? Entenda o sonambulismo através destas 14 perguntas interessantíssimas sobre o assunto.
1. Sonambulismo: doença ou sintoma?
Sonambulismo (caminhar durante o sono) é um tipo de parassonia que, de acordo com o Instituto Brasileiro do Sono, “caracteriza-se como movimentos e/ou comportamentos que representam fenômenos físicos decorrentes da ativação do sistema nervoso central levando à queda da qualidade do sono”.
O sonambulismo pode ser agitado ou calmo. Lembrando que parassonia também inclui outros distúrbios do sono, como despertar confuso, terror noturno, sonilóquio (falar durante o sono) e distúrbios do sono REM.
Assim, sonambulismo não é considerado doença, geralmente é considerado um distúrbio benigno, podendo ser avaliado como normal quando se fala em aspectos do sono na criança, em que o distúrbio é mais comum e ocorre geralmente em decorrência da maturação cerebral. No entanto, exige tratamento caso venha colocar em risco a saúde do sonâmbulo e das pessoas que com ele convivem.
2. O sonambulismo acontece em algum horário específico do sono?
O sono tem várias fases. O sonambulismo geralmente acontece na primeira metade da noite, na fase chamada de ondas lentas, e não no sono REM (sigla em inglês que significa Movimento Rápido dos Olhos, fase que corresponde a 20-25% do período do sono e é geralmente associada aos sonhos).
Na fase do sonambulismo não há sonhos. Ah, um detalhe importante: transtornos do sono REM podem indicar que a pessoa está com alguma doença degenerativa, como mal de Parkinson, por exemplo. O sonambulismo não.
Outra diferença é que o sonâmbulo pratica ações rotineiras, como levantar da cama, andar e até comer, enquanto a pessoa que tem distúrbio do sono REM geralmente age conforme o sonho, ou seja, pode chutar a parede achando que é a bola, ou pular da cama pois está sonhando que está pulando na piscina.
Support authors and subscribe to content
This is premium stuff. Subscribe to read the entire article.