Você está acordado, mas não consegue se movimentar. Força e tenta mexer os braços e pernas, mas eles não respondem. Tenta falar alguma coisa, talvez chamar alguém: sem sucesso. Uma espécie de paralisia do sono. Alucinações como ver algo entrando no quarto, chegando perto de você, podem acontecer.
Quem já passou por isso reconhece o desespero. Até teorias de abdução alienígena já foram formuladas sobre o assunto. A neurociência tem a sua explicação.
Afinal, o que é a paralisia do sono?
Trata-se de uma parassonia – um distúrbio associado ao sono. Pode acontecer logo depois que adormecemos ou enquanto estamos acordando. A dificuldade para se movimentar e falar pode vir acompanhada de experiências hipnagógicas: alucinações visuais, sensoriais ou auditivas.
Pode parecer que há um intruso no local onde estamos dormindo: barulho da maçaneta se abrindo ou de passos, uma “pessoa de sombra” vindo, ou ainda uma sensação de presença ameaçadora no quarto. Pode haver também o sentimento de pressão no peito e dificuldade para respirar com a sensação de ser sufocado. Além disso, existem relatos sobre sensação de voar, flutuar ou pairar sobre o corpo.
Não ameaça a vida… mas assusta! Relatos de paralisia do sono são contados há séculos, em regiões e culturas diferentes do mundo. Apesar de não durar muito tempo (geralmente segundos ou minutos) deixa uma lembrança aterrorizante.
O que acontece no cérebro?
O sono tem fases. Uma delas é a REM (sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”). É nela que temos aqueles sonhos que parecem mais reais. A atividade cerebral fica semelhante à de quando estamos acordados porém o tônus muscular está bem diminuído.
A explicação para esse relaxamento muscular (atonia) do sono REM é boa: se os sonhos são vívidos nessa fase e podemos, por exemplo, sonhar que estamos fugindo de alguém, poderíamos sair correndo da cama e nos machucar. Se os movimentos estão inibidos, isso não acontece.
O problema é quando a atonia REM continua depois de acordarmos. É como se a mente já tivesse acordado, mas o corpo ainda não; e ficamos incapazes de nos mexer.
Causas da paralisia do sono
De acordo com o Medical News Today e este artigo, alguns fatores vem sendo observados quando pessoas têm paralisia do sono (e podem, então, ser causas do problema):
- Dormir de barriga para cima
- Não dormir o suficiente
- Padrões de sono irregulares
- Narcolepsia (um distúrbio caracterizado por sono súbito e incontrolável)
- Histórico familiar de paralisia do sono
Em junho do ano passado, estudiosos publicaram uma revisão de quarenta e duas pesquisas feitas sobre paralisia do sono. A ideia foi checar quais fatores realmente mais aparecem. Perceberam que dormir pouco, ou ter um sono sem qualidade, de fato são grandes responsáveis. Além disso, “o sono perturbado é comum entre aqueles que usam drogas, experimentam estresse e relatam dificuldades psiquiátricas”, segundo Gregory, um dos autores do estudo.
Existe tratamento para a paralisia do sono? Como evitar?
Você deve ter percebido, no parágrafo anterior, que os estudiosos apontaram, na verdade, hábitos de vida: como dormimos, o quanto dormimos, o que ingerimos, o nível de estresse… Prestar atenção a esses hábitos, prezar pela qualidade e quantidade do sono podem ajudar a evitar a paralisia do sono.
Geralmente não é necessário um diagnóstico médico para a paralisia do sono, a menos que os sintomas causem transtornos além da conta. A intervenção médica, até mesmo com medicamentos, é importante se a pessoa fica muito ansiosa, pensando que pode acontecer a paralisia quando for dormir, se tem dificuldade para adormecer ou ainda se sente sonolência anormal durante o dia ou simplesmente adormece em momentos inesperados e inadequados (sinais que podem indicar narcolepsia).
Uma dica dos profissionais é tentar mexer inicialmente partes pequenas do corpo, como dedos, porque isso pode ajudar a sair da paralisia do sono mais rapidamente. Ainda que não exista uma cura definitiva, saber que é algo explicado pela neurociência e que acaba em instantes pode tranquilizar quem passa por isso ou venha a ter essa experiência nada agradável.
OLA. MEU NOME É ARI E. ONTEM ESTAVA DORMINDO. SENTI UMA PRESENÇA NO QUARTO. PRIMEIRO MEXEU NO GUARDA ROUPAS E DEPOIS MEXEU NA CAMA SENTI A PRESENÇA DE ALGUÉM PENSEI QUE ERA MINHA ESPOSA DEPOIS SENTI LÁ NO PÉ DA CAMA SUBIU NA CAMA SENTI O COLCHÃO ABAIXAR . PARECIA QUE IA TIRAR MINHA ALMA NA HORA QUE IA SUBIR EM MIM .COMECEI A GEMER JÁ QUE NÃO CONSEGUIA ACORDAR E CAHAMAR ALGUÉM. FILHO E ESPOSA ESTAVAM NA SALA .FOI HORRIVEL. ATÉ QUE CONSEGUI ME LIBERTAR . CLAMEI AJUDA SÓ JESUS .. GRAÇAS A DEUS SUMIU AQUILO.. MUITO REAL….
Essa sensação e orrivel geralmente a aconteceu comigo assim eu estava de olho s apertado mas o meu corpo não estava respondendo . geralmente a contece quando eu dormi de barriga pra cima eu comecei a mexer olhos e o nariz pra o meu corpo volta.eu dormo bem a noite mas quando e durante o dia eu continuo com sono eu tenho problema na tireóide hipertireoidismo
Vez ou outra sempre tive essa experiência horrenda, no entanto hoje eu me perguntei.
Estava acordado e não conseguia abrir os olhos ou eu estava sonhando?
Mas comigo a sensação é sempre a mesma de ter alguém chegando, hoje eu escutava o portão que é do lado da janela do meu quarto sendo forçado meus cachorros latindo eu queria abrir os olhos e não conseguia, fiz um tremendo esforço para levar a mão no rosto para abrir com os dedos as minhas pálpebras ai quando eu consegui acordei kkkkk
Como meus cachorros estavam dormindo e ninguém forçando o portão deduzi que realmente estava sonhando.
Porém hoje acabei pesquisando sobre o assunto e parei aqui.
Agora é pegar no sono de novo e torcer para não ter esse episódio novamente.
Acabei de sair de mais uma dessas experiências. Só que essa foi um pouco diferente, não sei explicar ao certo, mas eu escutei uma voz falando pra eu acordar e e ir acordar meu irmão. Era a voz da minha irmã que estava dormindo quando finalmente, depois de me esforçar muito pra abrir os olhos, eu conseguir acordar. É horrível, tô morrendo de sono aqui, e sem querer deitar pra dormir..
Ja aconteceu cmg parece que tem alguem no quarto e tenta me sufoca deus e mais
Só ontem eu tive 3 vezes em seguida
Acabei de ter um sonho assim, é ruim demais. Segunda vez já estes dias que sonho assim… eles sempre veem quando estou com os pensamentos barulhados, com a cabeça a milhão. FODA, já não tá bom aí até o sono incomoda hahaha vim até pesquisar pra saber o que é essa doideira kkkkk
Valeu a explicação
Ja aconteceu comigo algumas vezes,eu acordo estou praticamente conciente,porém não consigo abrir os olhos e nem me mover,sinto falta de ar e tenho a impressão que tem uma pessoa se aproximando é uma sensação horrível.
Eu não consigo acreditar que seja normal, sempre tenho essas crises e ao voltar a sensação é de alivio, eu fico desesperada, quando acontecem repetitivas eu a até evito dormir com temor. É uma sensação que o espirito esta fora do corpo e parece que flutuo, tento me mexer sem sucesso, tento pedir ajuda de nada adianta, e quando tudo se normaliza parece que a respiração volta com uma força, o mais estranho é que consigo assistir a tudo parece ser muito real ver que meu espirito esta fora do corpo, até sinto como se fosse um vento muito forte com sons levantando o lençol. Como pode ser normal?
Antes me assustava agora me divirto,ja sei q estou sonhando e da pra fazer altas parada com flutuar etals,ja vi pessoas flutuando sobre mim muito loko,dah medo mas sei q estou dormindo… Sinto eu sair do meu corpo e muito fodah
Isso se chama, entrar no mundo astral, eu passo por isso… Acredite. Não tenhas medo, isso é natural… Seu corpo está se alimentando de energias psíquicas… Caso aconteça novamente, tente relaxar, imagine como se vc estivesse fora da cama e olhe você dormindo, pode parecer até assustador mas é algo incrível, nesse modo eu posso viajar em lugares que eu nunca tinha visto, e simm… Existe um mundo além da matéria…
Quem sofre deste raro episódio nao se preocupe, pois nao acontecerá nada de Mal. É sufocante e Uma experiência unica. Ja me aconteceu centenas de vezes, e já consigo presentir quando irá acontecer,normalmente começa com zumbidos nos ouvidos ou arrepios. O melhor é manter a calma e deixar passar pois quanto mais tentares contrariar mais agoniante se torna. Existem varias experiencias diferentes que poderao vivenciar Durante esta fase, e estou convicto que é Dom que se soubermos lidar com a situaçao,poderemos tirar proveito,até poderao encarar como Uma porta para outro mundo
Então sinto tudo isso que vc falou. Eu fico desesperada
Já aconteceu comigo allgumas vezes maos raramente ,isso acontecia muito com meu Pai ,ele já faleceu ,mais depois que ele faleceu começou acontecer comigo com mais frequência, eu ficava com medo na hora de dormir,ajoelhada, orava e pedia pra Deus que não deixasse acontecer ,pq é uma sensação muito ruim ,as vezes eu nem pegava no sono ,ainda deitada assistindo já começava a sentir os sintomas, sentia toques e arrepios dai ja sabia que ia acontecer ,eu pulava da cama ,ajoelhava e pedia que me deixasse em Paz, até então não sabia da tal Paralisia do Sono ,achava que era algo sobrenatural, no meu Pai acontecia com muita frequência, mais faz algum tempo que não acontece Graças a Deus
Eu sentia até alguém se deitar do meu lado ,sentia o colchão afundar como se alguém tivesse se deitando do meu lado ,mais começava a orar e repreender
Fiquei muitas noites sem dormir com o medo disso
eu tive hoje 3 vezes que eu acordei e horrivel senti alguem com migo eu tentava grita mais n conseguia eu tentava me mexer mais ñ dava nada eu acordei ante com a boca aberta pq na paralesia eu estava gritando .
Tenho essa sensação quase sempre e nunca me acostumei com isso, sempre pensei que era coisas paranormal pq sinto sempre alguém me cutucar e sinto andando e pulando na cama e terrível e muito assistador queria muito ajuda , mais não sei onde recorrer.
Não acredito na ciência! Eu tenho e não é normal. É aterrorizante.
Tenho 57 anos e contínuo com esse sintoma já passei até em psiquiatra mas não resolveu contentam mesmo tive e foi demorado primeira iniciativa é mexer com os dedos dos pés tem funcionado bem
Eu tenho isso , para acabar com isso tem que praticar exercícios físicos e não comer nada pesado antes de dormir, duas horas antes.
Amiga procura cura espiritual,va a um igreja universal,ja vi muitos serem curados la