Você está acordado, mas não consegue se movimentar. Força e tenta mexer os braços e pernas, mas eles não respondem. Tenta falar alguma coisa, talvez chamar alguém: sem sucesso. Uma espécie de paralisia do sono. Alucinações como ver algo entrando no quarto, chegando perto de você, podem acontecer.
Quem já passou por isso reconhece o desespero. Até teorias de abdução alienígena já foram formuladas sobre o assunto. A neurociência tem a sua explicação.
Afinal, o que é a paralisia do sono?
Trata-se de uma parassonia – um distúrbio associado ao sono. Pode acontecer logo depois que adormecemos ou enquanto estamos acordando. A dificuldade para se movimentar e falar pode vir acompanhada de experiências hipnagógicas: alucinações visuais, sensoriais ou auditivas.
Pode parecer que há um intruso no local onde estamos dormindo: barulho da maçaneta se abrindo ou de passos, uma “pessoa de sombra” vindo, ou ainda uma sensação de presença ameaçadora no quarto. Pode haver também o sentimento de pressão no peito e dificuldade para respirar com a sensação de ser sufocado. Além disso, existem relatos sobre sensação de voar, flutuar ou pairar sobre o corpo.
Não ameaça a vida… mas assusta! Relatos de paralisia do sono são contados há séculos, em regiões e culturas diferentes do mundo. Apesar de não durar muito tempo (geralmente segundos ou minutos) deixa uma lembrança aterrorizante.
O que acontece no cérebro?
O sono tem fases. Uma delas é a REM (sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”). É nela que temos aqueles sonhos que parecem mais reais. A atividade cerebral fica semelhante à de quando estamos acordados porém o tônus muscular está bem diminuído.
A explicação para esse relaxamento muscular (atonia) do sono REM é boa: se os sonhos são vívidos nessa fase e podemos, por exemplo, sonhar que estamos fugindo de alguém, poderíamos sair correndo da cama e nos machucar. Se os movimentos estão inibidos, isso não acontece.
O problema é quando a atonia REM continua depois de acordarmos. É como se a mente já tivesse acordado, mas o corpo ainda não; e ficamos incapazes de nos mexer.
Causas da paralisia do sono
De acordo com o Medical News Today e este artigo, alguns fatores vem sendo observados quando pessoas têm paralisia do sono (e podem, então, ser causas do problema):
- Dormir de barriga para cima
- Não dormir o suficiente
- Padrões de sono irregulares
- Narcolepsia (um distúrbio caracterizado por sono súbito e incontrolável)
- Histórico familiar de paralisia do sono
Em junho do ano passado, estudiosos publicaram uma revisão de quarenta e duas pesquisas feitas sobre paralisia do sono. A ideia foi checar quais fatores realmente mais aparecem. Perceberam que dormir pouco, ou ter um sono sem qualidade, de fato são grandes responsáveis. Além disso, “o sono perturbado é comum entre aqueles que usam drogas, experimentam estresse e relatam dificuldades psiquiátricas”, segundo Gregory, um dos autores do estudo.
Existe tratamento para a paralisia do sono? Como evitar?
Você deve ter percebido, no parágrafo anterior, que os estudiosos apontaram, na verdade, hábitos de vida: como dormimos, o quanto dormimos, o que ingerimos, o nível de estresse… Prestar atenção a esses hábitos, prezar pela qualidade e quantidade do sono podem ajudar a evitar a paralisia do sono.
Geralmente não é necessário um diagnóstico médico para a paralisia do sono, a menos que os sintomas causem transtornos além da conta. A intervenção médica, até mesmo com medicamentos, é importante se a pessoa fica muito ansiosa, pensando que pode acontecer a paralisia quando for dormir, se tem dificuldade para adormecer ou ainda se sente sonolência anormal durante o dia ou simplesmente adormece em momentos inesperados e inadequados (sinais que podem indicar narcolepsia).
Uma dica dos profissionais é tentar mexer inicialmente partes pequenas do corpo, como dedos, porque isso pode ajudar a sair da paralisia do sono mais rapidamente. Ainda que não exista uma cura definitiva, saber que é algo explicado pela neurociência e que acaba em instantes pode tranquilizar quem passa por isso ou venha a ter essa experiência nada agradável.
Acabei de ter…mas desta vez foi o pior de todos, eu chamava meu filho e pedia pra ele me levantar, ele escutava e respondia : – tá passando mal pai ? Ligou a luz do celular na cara e só ficou olhando; E não me ajudava a levantar.
Até que conseguir me movimentar. Não desejo isso pra ninguém.
Eu tive um parecido assim tb e foi horrívellllllll
Tenho várias vezes,só que eu fico arupiado, e tremendo como tivesse próximo de mim um espírito,eu sinto alguém perto de mim mais não consigo me mexer, aí repreendo no nome de Jesus aí consigo me mexer, mais uma sensação muito ruim
Tive hj a tarde, dormi depois do almoço, não tinha isso há anos. A porta do meu quarto estava fechada, sabia disso. Foi apavorante saber q estava só. A impressão q dá é nunca vamos acordar. Sentia meu cérebro dando impulsos de ordens para meus braços, pernas, olhos, se mexerem, nas apenas impulsos, estava totalmente paralisada. Respiração difícil. Depiis de três tentativas de impulsos cerebrais acordei, mas dormi de novo e tive de novo o problema. Qdo acordei dei um baita pulo da cama. Só tenho a tarde, nunca a noite. Mto desagradável.
Eu tenho essa experiência com bastante frequência, sempre com a mesma sensação de alguém entrando no quarto ou na casa, mexendo nas coisas, chegando próximo a cama e eu não consigo acordar e nem me mexer. Faço força e tento gritar, mas nada resolve. É simplesmente horrível..antes de ler sobre o assunto achava que era algo anormal. Que bom que existe uma explicação da ciência, mas não deixa de ser ruim e apavorador.
pensei que era só eu mas comigo tambem ta acontecendo com frequencia essa sensação e horrivel
Eu tenho isso direto, meu coração acelera e parece que vou morrer, preciso de um tratamento urgente.
É a sensação mais horrível que já senti. Acordei de madrugada e não conseguia me mexer, tentei gritar mas a voz não saía, fiquei sem ar e parecia que tinha uma voz sussurrando no meu ouvido e olhando pra mim. Sem falar na sensação de ser pressionada, presa.
Outra vez eu acordei e vi alguém beijando meu pescoço, senti arrepios como se fosse real.
Em fim, já senti isso várias vezes e só eu sei o quanto é HORRÍVEL.
Nossa, eu senti exatamente isso que você está relatando. Vi vários relatos mas o seu é o que mais se parece com meu, eu fiquei muito assustada pois realmente senti como se alguém tivesse no meu ouvido e me agarrando, esse episódio foi o pior de todos.
Gente isso é muito ruim,agora mesmo eu tive,muitas vezes é com frequência,parece que meu espírito sai e demora chegar, não sei …As vezes tento acalmar e oro na hora, ouço ruídos, slah…hoje ouvi tudo normal, o barulho da televisão,o ventilador,até conversas mais parece que fico presa sem conseguir mecher mais acordada vendo tudo ,isso é ruim demais ,triste,sensação de medo as vezes de ficar por muito tempo e as pessoas achar que eu to morta por demorar acordar e me matar….
Acabei de ter.. muito ruim..
Sensação de alguém no quarto tentando tirar a minha coberta, parecia que eu ia cair da cama
Esses dias estava com nariz entupido e a cabeça coberta, estava com dificuldade para respirar. E tive paralisia do sono, não conseguindo abrir a boca para tentar respirar pela boca, nem me mexer. Até que consegui.
Eu sempre tenho a mesma sensação que alguém está me sufocando com o travesseiro e me sinto sem fôlego. É horrível não conseguir falar ou se mexer, são os piores momentos, e acontece com bem mais frequência do que eu gostaria.
Que sensação horrível… eu não sabia se estava acordado ou se estava dormindo. Só sei que eu queria acordar e não conseguia. Fazia um esforço enorme, me sentia a tremer e nada. Uma voz falava; acorda! manda ele embora. Sentia a presença de mais alguém comigo. Mais uns instantes de apreensão e finalmente acordei. Foi muito tenso! Ainda não consegui apagar as luzes. Hehehe