Você pôde avaliar no artigo sobre o que é hipnose que ela realmente funciona. Definida como uma indução guiada por um profissional habilitado, na qual o paciente experimenta vários estados de consciência, a hipnose é caracterizada por estado alterado de percepção. Agora, a ideia é explicar melhor quais os principais tipos de hipnose.
Basta uma rápida pesquisa na internet para perceber a infinidade de técnicas existentes quando o assunto é hipnose. Para facilitar, vamos apontar os três tipos mais comumente descritos por estudiosos da área.
Vale lembrar que a hipnose vai além daquela situação típica em que um pêndulo é balançado à frente da pessoa até que ela fique hipnotizada. Até que ela deixe de responder por conta própria e se torne completamente manipulável. Aliás, a hipnose é repleta de mitos.
Hipnose clássica
Esse tipo de hipnose é conhecida pelo método em que a pessoa fica suscetível às sugestões diretas do hipnólogo. É preciso verificar, por meio de testes, a suscetibilidade do paciente nesse processo de atingir a atenção focada ao objeto de análise.
Na hipnose clássica, existe a figura do hipnotizador. Este conduz o paciente ao estado de transe, utilizando métodos específicos, levando-o ao estado de atenção seletiva para o objeto de análise em questão.
Hipnose Ericksoniana
Foi desenvolvida pelo psiquiatra Milton Hyland Erickson, vítima de uma poliomelite que lhe causou severa paralisia. Segundo relatos, Milton tinha uma relação de proximidade com a hipnose e, por conta da experiência com problemas de saúde, acreditava que os pacientes e as técnicas precisavam estar em consonância. Estas precisavam se adaptar à realidade de cada indivíduo.
A hipnose ericksoniana é conhecida por não usar a sugestão. Em vez disso, o profissional se adapta à linguagem e à personalidade do paciente, instituindo a sua linha de ação a partir desse contexto. Para cada pessoa, há um tipo de hipnose.
Estudiosos desse tipo de hipnose entendem que é possível ampliar o autoconhecimento, utilizar as informações e as experiências colhidas durante o processo para modificar situações indesejáveis. A hipnose ericksoniana adota histórias, jogos, palavras e outras ferramentas auxiliares no trabalho de hipnose.
Support authors and subscribe to content
This is premium stuff. Subscribe to read the entire article.