Quantas horas você trabalha por semana?
Um novo estudo, publicado ontem na revista The Lancet, alerta para possíveis riscos de uma jornada de trabalho muito longa. Na verdade, um aumento da carga horária de cerca de 2 horas por dia já aumenta o risco para embolia cerebral e ataque cardíaco.
O que é a embolia cerebral?
Embolia é um termo genérico que caracteriza a presença de um corpo “estranho” circulando dentro de um vaso sanguíneo e que, geralmente, ocasiona a obstrução desta veia ou artéria. Pode ser uma embolia de gordura, de ar, formada por coágulos de sangue ou mesmo materiais estranhos que caíram na circulação inadvertidamente durante algum procedimento cirúrgico.
A embolia cerebral é um evento potencialmente catastrófico que pode levar ao acidente vascular cerebral e, consequentemente, à morte.
Workaholic?
Você é um trabalhador compulsivo? O termo está na moda. Muita gente, aliás, se gaba pela rotina acelerada e envolvida com muitos afazeres. Mas isso tem o seu preço, e ele pode ser bem alto…
As longas jornadas de trabalho se constituem um grave perigo para a saúde. Nesse sentido, os cientistas procuraram evidências que comprovassem esse risco e que poderiam servir de alerta para a população em idade produtiva. Eles tomaram como referência uma jornada de trabalho média que varia entre 35 e 40 horas semanais (você trabalha mais que isso?); e a pergunta que direcionou o estudo era: o aumento das horas trabalhadas aumenta o risco de doenças cardiovasculares?
Support authors and subscribe to content
This is premium stuff. Subscribe to read the entire article.