...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Transhumanismo: a ficção científica na realidade (parte 1)

Leonardo Faria por Leonardo Faria
30/04/2024
em Todos os artigos
A A
1

Achou o título estranho? É porque não paramos para reparar, mas, por mais que ainda usemos o termo “ficção científica”, nós já vivemos dentro dela… Ou viveremos muito em breve. E não estamos falando aqui apenas de carros levitantes, mochilas a jato ou viagens no tempo, mas de mudanças na condição humana em si. Aqui entra o conceito de Melhoramento Humano, definido por Nick Bostrom, filósofo e neurocientista da Universidade de Oxford, como:

 O uso da razão, através de tecnologias, para melhorar fundamentalmente a condição humana, aumentando a longevidade e aumentando as capacidades físicas, intelectuais e psicológicas, além da simples ‘cura’. (Bostrom, 2012)

ficcao-cientifica-realidade
Já não somos mais tão independentes de tecnologias quanto gostaríamos de ser. E alguns pensadores alertam: já não existe mais tanta diferença entre ficção científica e realidade.

De forma simples, seria o uso da tecnologia para dar aos humanos capacidades super-humanas. Consequentemente, o uso de ferramentas altamente tecnológicas não entraria no conceito. Da mesma forma, não entraria nisso o uso, por exemplo, de próteses para recuperação da memória em pacientes traumatizados (como citamos aqui em outro artigo).  Apesar de isso envolver muita tecnologia, o aparelho não deixaria a pessoa com memória sobre-humana, apenas teria um efeito terapêutico.
Já o uso de drogas que melhoram a atenção (por pessoas saudáveis e que não necessitariam delas) já poderia ser considerado Melhoramento Humano. Parece familiar? É porque muitas pessoas já fazem isso com o metilfenidato (Ritalina®), medicação originalmente designada para o tratamento do TDAH.

O que é Transhumanismo?

Ao mesmo tempo incrível e assustador, o Transhumanismo é a vertente científica-filosófica que estuda o Melhoramento Humano e suas implicações éticas e morais. Ele também se aprofunda nas relações entre a humanidade e a tecnologia crescente que nos circunda, vislumbrando o que pode vir de bom e ruim no futuro.
transhumanismo

De onde ele veio?

Ao contrário do que pensamos, esse tipo de pensamento não é algo que surgiu no século XXI. Na verdade, a vontade de ultrapassar os limites humanos está presente na humanidade há muito (e muito) tempo. Basta olhar para a História.
Na Antiguidade, um velho conto babilônico, o Épico de Gilgamesh, conta a história de um herói que viaja em busca de uma erva que, supostamente, garantiria a imortalidade a quem a ingerisse. Da mesma forma, alquimistas na Idade Média buscavam o Elixir da Vida e navegadores passavam anos tentando encontrar a famosa Fonte da Juventude, ambos com o mesmo poder de garantir uma longevidade eterna.
O Transhumanismo moderno tem raízes já no Renascimento, quando iniciou-se um profundo desejo de conhecimento e valorização do ser humano. Com a Revolução Industrial, o ser humano passou a modificar o meio e começaram a surgir as diversas tecnologias progenitoras das maquinarias e circuitarias modernas. Nesse momento, surge a pergunta “Se com as tecnologias podemos mudar o meio, podemos mudar também o ser humano?”.
E então, com os séculos XX e XXI, surgem as ficções científicas para dar forma a essas “fantasias”, que não demorariam tanto para começar a ser realidade. Em 2005, surgiu a primeiro grupo dedicado ao Transhumanismo e que deu forma ao conceito: o Instituto Futuro da Humanidade.

As organizações Transhumanistas

oxford-transhumanismoO Instituto Futuro da Humanidade foi fundado em 2005 na Universidade de Oxford por Nick Bostrom (o mesmo citado mais acima) e colegas. O instituto realiza pesquisas sobre o uso de tecnologias para melhora das capacidades humanas, bem como se dedica à reflexão dos riscos e benefícios envolvidos nelas e todas as suas implicações éticas. O instituto até mesmo emitiu, em 2009, a Declaração Transhumanista, que deixa claro os objetivos do Transhumanismo e as razões pelas quais ele é buscado e estudado.
E para quem acha que o Brasil fica para trás: o Instituto Ética, Racionalidade e Futuro da Humanidade (IERFH) seria a versão brasileira do Instituto Futuro da Humanidade. O IERFH é responsável pela divulgação do ideal, inclusive com jornadas científicas, projetos de valorização (como o “Direito Transhumanista”) e mesmo blogs para maior proximidade com o público.
IERFH

Jornada Transhumanista
O tema da II Jornada Transhumanista organizada pelo IERFH foi “O direito de ir além”.

E quais são os ideais?

São vários os campos de atuação do Transhumanismo. Em geral, ele atua sobre 3 princípios mais básicos: a Super-Inteligência, a Super-Longevidade e o Super-Bem-estar (não se restringindo a estes, apenas). O vídeo a seguir (acessado por este link), de uma empresa britânica responsável por esse tipo de desenvolvimento tecnológico no país (B.I.O.P.S.), explica de forma didática os conceitos.
Assim como a organização B.I.O.P.S., várias outras entidades Transhumanistas trabalham sobre o tripé da Super-Longevidade, Super-Inteligência e Super-Bem-estar.
Conforme você notou pelo vídeo, o Transhumanismo levanta questões que podem parecer ilógicas, mas que também têm uma base sólida.
A Super-Longevidade compara o envelhecimento a uma doença: ele mata milhares de pessoas anualmente. Então, por que não investir em tecnologias para combatê-lo e, quem sabe, eliminar a morte pela idade? O Super-Bem-estar visa eliminar por completo as doenças e talvez, mais além que isso, eliminar toda e qualquer forma de sofrimento para que tenhamos vidas plenas e felizes. E a Super-Inteligência, visa aperfeiçoar a capacidade cognitiva humana para que possamos avançar ainda mais no aprendizado e no desenvolvimento de tecnologias.

As reflexões

O objetivo deste artigo não é falar a favor ou contra o Transhumanismo. Na verdade, esse é um assunto muito polêmico, que encanta e assusta ao mesmo tempo quando o estudamos mais a fundo.
Sempre sobram várias perguntas. Até que ponto é possível interferir na condição humana por meio da tecnologia? Até que ponto devemos fazer isso? Valeria a pena? Quais seriam as consequências disso?
Poderíamos todos viver para sempre, mas isso não causaria uma crise populacional no mundo? Ou teríamos como contornar esse problema e a super-longevidade seria a solução para vários de nossos problemas?
É possível mesmo eliminar todo o sofrimento? A que custos isso seria feito? O sofrimento não é necessário ou útil de alguma forma? E, mesmo assim, não seria o super-bem-estar o caminho para sermos plenamente felizes?
E a super inteligência, valeria a pena? Ela poderia realmente melhorar muito nossas capacidade de trabalho e tornar exponencial o crescimento tecnológico e científico. Mas, é possível que todos tenham acesso a isso? E se nem todos tiverem acesso a essas tecnologias? Manteríamos a ética e a moral, ou estaríamos gerando desigualdades?
Esse é realmente um assunto muito delicado…
Agora, você deve estar pensando: “Qual é a relevância de pensar sobre isso? Isso é tudo coisa de ficção científica. Ainda vai demorar muito para chegarmos nesse ponto”. Se sim, prepare-se: a Parte 2 desse artigo vai te deixar de cabelo em pé. O limite entre ficção científica e realidade não é mais tão claro quanto se imagina.

Pode parecer coisa de ficção científica: pessoas com desenvolvimento de raciocínio fora do comum, ou capazes de levantar um carro com uma mão, ou com uma memória prodigiosa. Se sua definição do que é ser humano é purista, ou seja, sem intervenção de fontes externas, é bom abrir os olhos: quase ninguém mais é.
– Marcelo Gleiser (via Folha de S. Paulo)

Fontes: A History of Transhumanist Thought, The Transhumanist Declaration, Melhoramento Humano: Heurística Evolutiva e Riscos Existenciais, Future of Humanity Institute, Instituto Ética, Racionalidade e Futuro da Humanidade, British Institute of PostHuman Studies (via Youtube), Folha de S. Paulo
Imagens: Imagem 1, Imagem 2, Imagem 3, Imagem 4, Imagem 5, Imagem 6

Mais Artigos e Vídeos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado
Todos os artigos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado

11/02/2025
Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental
Todos os artigos

Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental

30/04/2024
Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos
Todos os artigos

Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos

04/05/2024
Certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista…
Todos os artigos

Certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista…

30/04/2024
Agora você pode encontrar suas memórias perdidas
Todos os artigos

Agora você pode encontrar suas memórias perdidas

30/04/2024
Sinais elétricos e lesões na medula espinhal: nova pesquisa
Todos os artigos

Sinais elétricos e lesões na medula espinhal: nova pesquisa

30/04/2024

Comentários 1

  1. Bruno Emanuel says:
    8 anos atrás

    Bom artigo!
    Na Verdade a agenda do Transhumanimo é uma forma subliminar de mostrar ao humano que ele próprio já tem a capacidade da imortalidade fisica sem a necessidade de vender a sua Consciência Orgânica para a Consciência Tecnológica!
    Eu escrevi um artigo sobre isso mesmo e também sobre a mentira do envelhecimento »»»

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Homens, chimpanzés e o “big bang” neuronal

Homens, chimpanzés e o “big bang” neuronal

30/04/2024
TDAH, realidade ou invenção?

TDAH, realidade ou invenção?

30/04/2024
O corpo sente, a mente fala: sintomas psiquiátricos de doenças orgânicas

O corpo sente, a mente fala: sintomas psiquiátricos de doenças orgânicas

30/04/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?