...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Nova descoberta vai mudar os livros didáticos: vasos linfáticos no cérebro?

Leonardo Faria por Leonardo Faria
30/04/2024
em Todos os artigos
A A
1

Em uma descoberta impressionante que derruba décadas de ensino de livros didáticos, pesquisadores norte-americanos descobriram vasos linfáticos no cérebro, canais envolvidos com o sistema imunológico que até então se acreditava inexistentes.

Em uma descoberta impressionante que derruba décadas de ensino de livros didáticos, os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Virginia determina que o cérebro está diretamente ligado ao sistema imunológico por canais que se pensava inexistentes. O fato de que tais canais de ligação poderiam ter escapado à detecção quando o sistema linfático foi extensamente mapeado por todo o corpo já é surpreendente por si só. Contudo, o verdadeiro significado da descoberta reside nos efeitos que o estudo poderia ter sobre o tratamento de doenças neurológicas, como o autismo, a doença de Alzheimer e a esclerose múltipla.

“Agora, ao invés de perguntar ‘como é que vamos estudar a resposta imune do cérebro?’ ou ‘por que pacientes com esclerose múltipla têm os ataques do sistema imunológico?’, poderemos abordar isso mecanicamente. O cérebro é como qualquer outro tecido ligado ao sistema imunológico periférico, no caso dele, através dos vasos linfáticos das meninges”, disse Jonathan Kipnis, professor do Departamento de Neurociências UVA e diretor do projeto Brain Imunnology and Glia (BIG). “Isso muda completamente a maneira como percebemos a interação neuro-imune. Antes, algo intangível que não podia ser estudado. Agora, podemos fazer perguntas mecanicistas a respeito.”

A nova descoberta vai mudar os livros didáticos

O presidente do Departamento de Neurociências UVA descreveu sua reação à descoberta de Kipnis: “A primeira vez que esses caras me mostraram o resultado preliminar, eu só disse uma frase: ‘Eles vão ter que mudar os livros didáticos’. Nunca houve antes uma associação entre o sistema linfático e o sistema nervoso central (…); isso vai mudar fundamentalmente a forma como as pessoas olham para a relação do sistema nervoso central com o sistema imunológico”.
Inicialmente cético, Kipnis dizia: “Eu realmente não acredito que existem estruturas do corpo que ainda não estão mapeadas. Eu pensei que estas descobertas terminaram por volta de meados do século passado. Mas, aparentemente, não é o caso.”

linfáticos no cérebro
Ilustrações do sistema linfático antes (à esquerda) e depois do estudo (à direita). A descoberta vai revolucionar o entendimento da relação entre o cérebro e o sistema imunológico.

Como isso foi possível?

A descoberta foi possível graças ao trabalho de Antoine Louveau, um pós-doutorado no laboratório de Kipnis. Os vasos foram detectados após Louveau desenvolver um método para montar meninges de um rato – as membranas que cobrem o cérebro – em um único slide para que elas pudessem ser examinadas como um todo. “Foi relativamente fácil, na verdade”, disse ele. “Houve um truque: fixamos as meninges dentro da calota craniana, de modo que o tecido é fixado em sua condição fisiológica, e então nós dissecamos. Se tivéssemos feito isso ao contrário, não teria funcionado”.
Quanto à forma como os vasos linfáticos do cérebro conseguiram escapar de serem notados por todo esse tempo, Kipnis observou que eles seguem um grande vaso sanguíneo para dentro dos seios venosos, uma área bem escondida. “O linfático está tão próximo do vaso sanguíneo, que fica realmente muito difícil de vê-lo”, disse ele.

Doença de Alzheimer, autismo, esclerose múltipla e similares

A presença inesperada de vasos linfáticos levanta um enorme número de questões que agora precisam de respostas, tanto sobre o funcionamento do cérebro, como sobre as doenças que o acometem. “Na doença de Alzheimer, há acúmulo de grandes aglomerados de proteína no cérebro”, disse Kipnis. “Acreditamos que eles podem estar se acumulando no cérebro porque não estão sendo eficientemente removidos por essas vias.” Ele observou que os vasos linfáticos parecem diferentes com a idade, de modo que o papel que desempenham no envelhecimento é uma outra avenida para explorar. Há uma enorme variedade de outras doenças neurológicas, de autismo a esclerose múltipla, que devem ser reconsideradas à luz da presença de algo que a ciência insistiu por muito tempo que não existia.
Fonte: Science Daily

Mais Artigos e Vídeos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado
Todos os artigos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado

11/02/2025
Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental
Todos os artigos

Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental

30/04/2024
Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos
Todos os artigos

Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos

04/05/2024
Como confiar no que os consumidores dizem sobre sua marca?
Todos os artigos

Como confiar no que os consumidores dizem sobre sua marca?

30/04/2024
Experiência de quase morte e a relação cérebro mente
Todos os artigos

Experiência de quase morte e a relação cérebro mente

30/04/2024
É o fim da era de acordar cedo para ir à escola?
Todos os artigos

É o fim da era de acordar cedo para ir à escola?

30/04/2024

Comentários 1

  1. Lins Verdefolha says:
    10 anos atrás

    E quanto à esclerose lateral amiotrófica?

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Autismo e macrocefalia; uma nova descoberta

Autismo e macrocefalia; uma nova descoberta

30/04/2024
Eixo cérebro-pele: entenda como um pode influenciar o outro

Eixo cérebro-pele: entenda como um pode influenciar o outro

27/01/2024
Remédios para emagrecer e Alzheimer

Os análogos de GLP-1 protegem o cérebro? Confira o que dizem os estudos

01/03/2025
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?