Uma situação estranha, assustadora ou, simplesmente, inusitada está acontecendo. Você já se sente nervoso, angustiado, com medo ou desconfortável e… acorda! O alívio de saber que foi só um sonho – ou pesadelo – é ótimo. Agora, imagine poder identificar que você está sonhando, e não vivendo de fato uma situação, enquanto ainda está no sonho? E se o sonho estiver incrível – do tipo em que você voa ou tem poderes que sempre quis – e você percebesse que está sonhando, mas pudesse continuar ali, sem acordar, para aproveitar o momento? Isso é possível quando conseguimos ter sonhos lúcidos e permanecer neles.
O sonho lúcido é um estado de consciência de alguém que percebe estar sonhando enquanto ainda está dormindo. Pesquisadores já perceberam que isso pode ser mais comum em crianças e ficar mais raro quando o jovem alcança os 16 anos de idade. Por isso, propuseram uma ligação entre a ocorrência natural dos sonhos lúcidos e a maturação do cérebro. Existem descobertas apontando para o fato de que sonhos lúcidos são um estado único de consciência separado de qualquer outro estado mental. Além disso, estudiosos também perceberam que certas áreas corticais do cérebro são ativadas enquanto este tipo de sonho acontece. Estas três pesquisas foram citadas em um artigo, do portal Medical News Today, sobre sonhos.
É perigoso?
Se sonhos lúcidos não acontecem muito com você naturalmente, antes de saber instruções que podem ajudar a “sonhar lucidamente”, é importante entender que são apontados alguns perigos, que segundo este artigo, seriam pequenos, mas existem. Por exemplo, dificuldade para distinguir entre realidade e sonho seria um dos perigos, mas isso aconteceria mais na hora de lembrar se uma memória que você tem foi realmente vivida ou só sonhada, e menos em momentos de questionar: “será que estou sonhando ou acordado agora?”.
Outro risco apontado é de que você fique, de certa forma, viciado na prática de tentar permanecer em um sonho lúcido, e isso atrapalhe sua rotina por querer passar mais tempo dormindo e fazer várias tentativas.
Como ter sonhos lúcidos
Antes de querer induzir os sonhos lúcidos, é importante pesquisar mais sobre o assunto em fontes confiáveis, além de se atentar aos possíveis riscos. Uma pesquisa da Escola de Psicologia da Universidade de Adelaide, publicada na revista Dreaming, descobriu uma combinação específica de técnicas que podem aumentar as chances de se chegar a estes sonhos. Até então, havia outras técnicas para conseguir ter um sonho lúcido, mas que, segundo os pesquisadores, não tinham boas taxas de eficiência.
O estudo envolveu três grupos de participantes e investigou a eficácia de três diferentes técnicas de indução de sonhos lúcidos:
1º Teste de realidade – verificar seu ambiente várias vezes ao dia, para ver se você está ou não sonhando.
2º Acordar e voltar para a cama – Depois de cinco horas dormindo, acordar e permanecer sem dormir por um curto período de tempo, depois voltar a adormecer para entrar no período de sono REM (sigla em inglês que significa “movimento rápido dos olhos” e se refere a uma das fases do sono, na qual os sonhos são mais prováveis de acontecer).
3º Indução mnemônica de sonhos lúcidos – Ao acordar depois de cinco horas de sono, a ideia é desenvolver a intenção de lembrar que você está sonhando antes de voltar a dormir. Para isso, a técnica é repetir para si mesmo a frase “da próxima vez que eu estiver sonhando, vou lembrar que estou sonhando”. Outra técnica é se imaginar em um sonho lúcido.
Um dos pesquisadores , Dr. Aspy, explica que a técnica MILD “funciona no que chamamos de ‘memória prospectiva’ – isto é, sua capacidade de lembrar de fazer as coisas no futuro. Repetindo uma frase que você lembrará que está sonhando, forma uma intenção em sua mente que você vai, de fato, lembrar que você está sonhando, levando a um sonho lúcido “. Ele explica ainda que, entre os participantes, a técnica do sonho lúcido “não teve qualquer efeito negativo sobre a qualidade do sono” no dia seguinte.
Entre o grupo de 47 pessoas que combinaram as três técnicas, os participantes obtiveram uma taxa de sucesso de 17% em ter sonhos lúcidos durante o período de uma semana. Entre os que conseguiram dormir nos primeiros cinco minutos após a realização da técnica MILD, a taxa de sucesso dos sonhos lúcidos foi maior: em quase 46% das tentativas.
Estes sonhos podem te ajudar a resolver problemas
Outra pesquisa, de 2014 e divulgada pela revista da Associação Internacional para o Estudo dos Sonhos (Revista Dreaming), diz que quem tem sonhos lúcidos é melhor para resolver problemas enquanto está acordado. Este resultado foi percebido por especialistas da Universidade de Lincoln, no Reino Unido.
O filme “Inception”, que no Brasil leva o nome de “A origem”, de 2010, fala sobre sonhos lúcidos. Os personagens percebem incoerências na situação dos sonhos e aí identificam que, na verdade estão sonhando. Possivelmente, pessoas que conseguem identificar esses elementos que não fazem muito sentido e, por isso, “pegam o sonho no flagra”, são capazes de fazer isso porque têm um nível mais alto de insight. No fim das contas, o cérebro detecta que está em um sonho porque na vida real não faria muito sentido o que está acontecendo ali.
Mas como essa habilidade de perceber que está sonhando pode significar bom desenvolvimento para resolver questões? Essa capacidade cognitiva se traduz na hora de encontrar saídas para problemas, enquanto a pessoa está acordada, percebendo soluções ou inconsistências ocultas, segundo os pesquisadores.
A pesquisa é de Patrick Bourke, professor Sênior da Escola de Psicologia da Universidade de Lincoln, que foi auxiliado pela, então aluna, Hannah Shaw. “Acredita-se que, para os sonhadores se tornarem lúcidos enquanto dormem, eles precisam enxergar além da realidade avassaladora de seu estado de sonho e reconhecer que estão sonhando. A mesma capacidade cognitiva foi encontrada para ser demonstrada, enquanto está acordado, pela capacidade de uma pessoa pensar de uma maneira diferente quando se trata de resolver problemas”, explica Bourke. Então, a ideia básica é “pensar fora da caixinha”.
O estudo foi o primeiro a analisar a relação entre sonhos lúcidos e insights, por isso o campo ainda tem muito para ser explorado. Foram examinados 68 participantes, com idades entre 18 e 25 anos. Alguns nunca tiveram sonhos lúcidos, outros já os experimentaram várias vezes por mês. Todos foram convidados a resolver trinta problemas, para testar a percepção. As questões seguiam a mesma lógica: eram dadas três palavras que poderiam ser combinadas para se chegar a uma outra palavra que relaciona todas. Exemplo: areia, milha e idade eram três palavras cujo resultado seria “pedra”. Ao final, os pesquisadores perceberam que os sonhadores lúcidos resolviam os problemas 25% mais vezes que os sonhadores não-lúcidos.
E auxiliam a ciência
Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, publicada pelo pesquisador Sergio Arthuro, e citada em artigo da Revista Galileu, analisou as diferenças no padrão cerebral para sonhos lúcidos e sonhos não-lúcidos. Arthuro teve auxílio de outros pesquisadores e juntos observaram que estudar sonhos lúcidos, e as atividades cerebrais enquanto eles acontecem, pode abrir portas para analisar os estados de consciência. Na prática, poderia ajudar a entender melhor as experiências e características neurobiológicas de um estado de sonambulismo ou a paralisia do sono, por exemplo. Assuntos que, inclusive, já discutimos aqui no Meu Cérebro. Além disso, pode ajudar no estudo de psicoses.
Os pesquisadores brasileiros também apostam na indução de sonhos lúcidos para ajudar pacientes que têm pesadelo com frequência. Além disso, ter sonhos lúcidos poderia ajudar na reabilitação de distúrbios motores. Isso porque, segundo a pesquisa, simulações mentais de atividades motoras – como imaginar que está mexendo as pernas ou mãos – aumentam o desempenho real em tarefas comportamentais. “Dessa forma, pacientes com deficiências físicas poderiam potencialmente praticar tarefas motoras durante o sonho lúcido e avaliar se o ensaio dos sonhos diminui os sintomas motores”, aponta a pesquisa. Esse “treinamento” também poderia ser usado por pessoas que não têm deficiência, mas querem aprimorar suas habilidades: atletas, por exemplo.
Você já teve uma experiência de sonho lúcido? Conte pra gente nos comentários!
Olá, acordei e por estar muito cansada resolvi voltar para cama depois de um tempo e descansar o corpo. Mas acabei pegando no sono.
Entrei em um sono e o sonho era interessante para mim, ruas sem calçamento, carros antigos e eu tentava seguir por uma rua com uma pessoa andando pq n conseguia acessar de carro.
E era como se no fim da rua tivesse uma parede invisível, eu podia ver as coisas, mas n podia passar, n conseguia. Aí eu falava com a pessoa que estava comigo.
– Não tem como continuar.
Ela me respondia: – Tem sim, vamos é só virar.
E eu continuava: – Não n dá, eu preciso estar dormindo totalmente para criar tudo que há nesse sonho, e eu n estou dormindo.
Pq ainda posso ouvir meu filho na sala de casa jogando, o barulho do ventilador, uma parte do meu cérebro ainda está em vigilância.
Enquanto eu n estiver dormindo totalmente, algumas cenas desse sonho n pode ser completas.
Então a pessoa disse: O que a gente faz agora?
Eu disse: – Nada, ficou chato o sonho, eu vou acordar. E simplesmente acordei!!!!
E eu tô chocada até agora, por conseguir fazer isso, por me lembra de cada detalhe do sonho, por lembrar que de tudo que estava acontecendo ao meu redor tbm enquanto estava acordada.
Achei que fosse só eu, e resolvi pesquisar, no primeiro link cliquei e cheguei aqui, vi vários depoimentos legais.
Eu tenho sonhos lúcidos e também paralisia do sono há aproximadamente 10 anos.
No começo eu sentia muito medo, mas de uns anos pra cá eu consegui lidar melhor com tudo isso …
Percebi outra coisa durante todo esse tempo. Quanto mais durmo, mais eu tenho os sonhos e paralisia.
Por exemplo: Dormir aquele cochilo da tarde, depois do almoço.
Isso é um grande mal … sempre que tiro esses cochilos, estrago minha noite de sono e os sonhos lúcidos e a paralisia vêem mais fortes… bem mais fortes.
Essa madrugada em especial foi algo bem sinistro 23/05/2020.
Diferente de todas as outras vezes.
Mas enfim … talvez tenha sido pq dormi demais nesses últimos dias.
Tenho sonhos lúcidos em torno de 3 vezes por semana. É muito interessante, muitas vezes consigo manipular meus sonhos. Fazer o que quero sem sentir medo. Inclusive consigo voar várias vezes. E eu consigo permanecer no sonho e outras vezes eu quero acordar e simplesmente acordo.
Olá, tive recentemente e achei interessante.
minha pesquisa atual é perguntar se as pessoas sabem que aquilo é um sonho, se elas tb estão sonhando ou se fazem parte da minha psique.. elas nunca sabem o que responder, até agora.. eu tb ensino as pessoas a voarem
Por incrível que pareça eu consigo ter sonhos lúcidos todos os dias, tenho 17 anos. Geralmente, eu consigo até mesmo acordada sonhar com coisas por alguns momentos do dia
Eu também acho meio estranho isso pois na maioria das vezes alguém muito importante nesse sonho e no final essa pessoa sempre me salva ou me ajuda(das coisas q mesmo eu controlando da errado)
acontece isso comigo direto
tambem. todos os meus sonhos sao lucidos, acreditava que de todas as pessoas eram. eu percebo que estou sonhando, quando o sonho é ruim tento me acordar etc e ja cheguei a confundir a situaçao de um sonho com realidade
acontece o mesmo comigo.
Eu também tenho, eu consigo escolh r situações e pessoas para estar comigo no sonho.
Por exemplo, consigo ser rica e ter o que eu quiser no sonho.
Mas não são todos sonhos que são assim, somente alguns, eu particularmente gosto muito, em alguns deles queria que eles se tornassem realidade.
Por mais q eu tento ñ consigo foram poucas as vezes q consegui e mesmo assim quando aconteceu eu era pequeno nem sabia oq era sonho lucidos
Foda, o ruim é que toda vez que percebo que é um sonho eu acordo na hora
Não pode pensar, é só instinto.
Assim vc consegue prosseguir sem acordar.
Sim cara, parece que o cérebro fica irritado contigo.
Eu tenho sonhos lúcidos desde 5 ou 6 anos.
Eles não acontecem com muita frequência, mas geralmente são bem intensos. Já acordei chorando de alguns, porque as vezes a dor do sonho parece real demais, eu não consigo ter controle sobre as outras pessoas, somente sobre meus pensamentos e minhas atitudes. Geralmente isso acontece no auge do meu desespero, do nada eu penso ” isso não é real” . Mas eu não controlo a sequência dos acontecimentos, então quando faço escolhas ” erradas”, tudo se repete várias vezes, até que eu encontre a solução para a situação, por exemplo, uma vez sonhei que um homem me matava na saída da escola, nesse sonho eu morri várias vezes, de várias maneiras, até que eu descobri o que eu deveria fazer, para ele parar de me matar, porque eu sentia dor e desespero sempre que sabia que ele ia ganhar de novo…. Daí entendi que eu precisava parar de resistir e ceder, mas isso tinha que ser feito por um bem maior, então quando ele usou minha melhor amiga como refém, eu cedi, aceitei a morte calmante, mas enquanto eu sangrava ele começou a me mostrar a vida das pessoas que me cercam, sem mim… todos seguiram em frente, eu virei apenas uma lembrança…
Esse foi um dos sonhos mais marcantes que eu tive, mas eu sofri muito, acordei chorando, porque eu queria acordar e não podia. Sempre fico presa até resolver o problema…
Quando tenho esses sonhos lúcidos acordo muito cansada, as vezes com enxaqueca, como se não tivesse dormido nada… não entendo por que pessoas querem ter essa experiência…
Nunca tive pesquisei pq tenho medo de tal coisa acontecer e eu preciso estar preparado para controlar,pesquiso sempre isso e paralisia do sono
Tem experiências legais e tem umas assustadoras
Eu tenho 24anos…e comecei a ter interesse em pesquisar sobre sonhos… depois que sai pra balada um dia bebi muito e fui dormir tive diculdade pra dormir ok consegui. mas quando acordei … acreditem se quiser eu acordei e nao consegui mexer eu estava com um amigo ao meu lado tentei avisar ele pedir socorro mas a voz nao saia entao percebi que talvez fosse meu espirito tentando alerta a ele a situacao me lembro que tentava tocar nele chamar e nada… eu so acordei pq ele talvez com eu me mechendo seila ele me cutucou e confessso acordei em panico pela falta de ar e coracao acelerado,e vi que eu estava de barriga pra cima, e nao costumo dormir de barriga pra cima!! alias de ceerta forma dormir assim atrapalha o sono e sonho kkk outro relato que tive… e ter sonho lucidos ja tive isso varias vezes e realmente sao sensacoes boas pq vc sabe que esta sonhando ate um certo instante… entao eu imaginei no meu sonho uma vez eu disse dentro do meu proprio sonho (eu sei que nao e real eu sei qu isso e um sonho) acho que umas 3x dos dos somhos lucidos que tive disse essa frase!! Kk foi bom interesante .. uma vez sonhei que ja tinha sonhado com aquilo e que eu ja tinha passado por ali pq eu mesma me vi no sonho em outro sonho kk foi su real kk interesante.. mas eu tenho minhas crencas podem alguns discordar mas nao somos somente osso e carne!! Noso corpo realmente e ligado uma funcao com outra.. porem nosso corpo tem alma e espirito!! Se fosse so carne e osso nao conseguiriamo nos ver quando dormimos por ex . Quem dira que foi somente um sonho? E se realmente o espirito por alguns segundos sai de nos??.. mesmo q seja impossivel de saber se foi real ou nao… pra mim sonhar e vida e um novo amanha!! Os sonhos sao a prova de que nao somos so carne e osso!!..ate pq alguns ajudam no dia a dia.. ontem mesmo eu nao tive um sonho legal nao foi pesadelo ,mas foi chato, sonhei com um menino que estudou cmg a 09 anos atras e ele e outro menimo comecou a agredir eu e minha irma jogando pau na gente ,eu sai correndo pra rua tentei me defender com uma madeira mas no sonho eu tava fraca kkk isso da raiva ne !! Kk entao chamei minha mae bem alto e ela nao escutava nem saio kk e tinha gente na rua e ninguem ajudo kk outra coisa chata no sonho kkk entao eu pensei vou chamar minha irma para sair de la de dentro aonde tava sendo agredida e quando finalmente ia resolve o pbm o cerebro parece que da sinal e enterrompe o sonho pra dize “HEI SUA BOBA SE ACALME FOI SO UM SONHO” E engracado ,que assim que acordei no mesmo instante pressionei meus olhos com raiva pq acordei e ainda disse ainda bem q foi um sonho mas acordei brava kkkk mas uma coisa eu digo nunca tenham medo de sonhos eu mesma fico de boa com minha mente, alias sonhar e se libertar de algo do dia a dia tbm… alias na vida real tudo é ruim e bom ao mesmo tempo .. a mente por mais que louca seja as vezes nos proporciona experiencias interessantes e boas… imagina oque sonha uma pessoa quando esta inconciente.ja ouvi relatos bons dela na internet. todos sonhamos.animais tbm. nosso corpo foi feito a mao e temos cada detalhe!! DEUS e maravilhoso!! Ele te ama!!❤ tentem relaxar ouvir musica boa, assistir algo bom e nao pesado, tomar cha calmante, flores perfumes, passear em parques ler livros legais e se imaginar nessa hostoria dele!! Ajuda a relaxar no dia a dia pq dormir feliz e sorrindo e tudo de bom bjs ❤
Muito bacana o conteúdo, Letícia!
Já que o blog aborda dicas sobre sonhos lúcidos, gostaria de convidá-los a se tornarem afiliados de um projeto que acabo de lançar. Trata-se do método O Nexxus (www.onexxus.com.br). Ele foi desenvolvido para ensinar o leitor a ter sonhos lúcidos em até 20 dias. É só buscar no Hotmart por “O Nexxus” e solicitar a afiliação.
Será um prazer tê-los como parceiros!
Sucesso!