Enxaqueca pode aumentar o risco de AVC?

0
558
cigarro-avc-enxaqueca
Fonte: www.obgyn.net

O risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) é três vezes maior em idosos com migrânea (enxaqueca). Mas, tem uma particularidade: a “regra” vale para os idosos fumantes.

A pesquisa foi publicada no American Academy of Neurology. De acordo com o autor do estudo, Teshamae Monteith, as descobertas “podem fornecer mais evidências a respeito de porque parar de fumar é importante para as pessoas que sofrem de migrânea”. Ele ainda ressalta que “estudos anteriores mostraram que as mulheres com idade inferior a 45 anos que têm migrânea com aura também estão em um risco aumentado de acidente vascular cerebral. ” E, nessa estatística, não importa se a mulher é ou não fumante.

Enxaqueca e tabagismo

1.292 pessoas com idade média de 68 anos, e que relataram enxaqueca, foram acompanhados por uma média de 11 anos. 87 tinham migrânea sem aura e 75 tinham migrânea com aura. O intuito era verificar possíveis ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. Resultado: 294 eventos incluindo AVCs, ataques cardíacos e mortes.

Este estudo em particular não evidenciou uma associação entre migrânea com e sem aura e um risco aumentado para AVC ou infartos cardíacos. No entanto, entre fumantes, a migrânea foi associada com um risco três vezes maior de AVC, enquanto que, entre não fumantes, não houve tal associação.

Uma combinação potencialmente fatal: enxaqueca e tabagismo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here