Você é bom em perceber as coisas?

2
4384

Um teste de percepção e atenção. Aliás, não existe percepção sem foco. Mas, desta vez, vou dificultar um pouco as coisas e não vou dar nenhuma pista de início. Hum! Acabei dando a dica…

Uma das características que envolve a percepção é o referencial. Na verdade, perceber é um exercício que consiste em associar as informações justapostas e interpretar algo coerente a partir da reunião das partes. E, lógico, isso depende da experiência, do arquivo prévio de memórias mentais.

Para os mais atentos, só o fato do título interrogar sobre a capacidade de percepção do leitor, seus olhos já se voltarão para algum desafio ao longo do texto. E… ops! Uma imagem para avaliar…

Grandes referenciais perceptivos: gravidade, luz e sombra

De acordo com as leis que governam as nossas memórias, você já deve ter tido uma experiência em relação ao conceito de janela, de gravidade, de sombra e luz e por aí vai. Repare: os cadarços estão caindo para a “esquerda”, a sombra está sendo gerada por uma suposta luz à direita, ao ar livre, e de dia. Se é para pensar, o esperado é que ela estivesse embaixo, já que a fonte luminosa mais comum nessas condições (a qual estamos acostumados) é o sol, no alto. Janela no chão? Incomum…

Se ninguém chama a sua atenção para um problema de coerência em um conjunto de informações, você passa despercebido por muitas coisas no seu dia. Geralmente, você nem se dá conta. Em outras palavras: sem atenção, você se engana ou é enganado a todo momento e produz muitos erros de interpretação. Alguns deles podem ficar restritos ao subconsciente e não repercutir em nada, mas outros podem até lhe causar problemas eventualmente sérios, como notas ruins, acidentes, discussões em relacionamentos, demissões…

Conhece o ditado: “a pressa é inimiga da perfeição”? Neste caso, a pressa é, também, inimiga da percepção.

Resposta: A imagem está “rodada”. O correto seria se ela estivesse girada 90º para a esquerda.

COMPARTILHAR
Leonardo Faria

Neurocirurgião que atua na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Membro-sócio titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Idealizador e CEO da Clínica MeuCérebro.

2 COMENTÁRIOS

  1. Sempre admirei personagens que pensa e apresentam novidades. Boas propostas apresentadas, criatividade e diversão. Gostei de realizar as mesmas.

  2. Confesso que tinha percebido pelo reflexo da árvore no vidro e TV reparei que a postura do sujeito estava um pouco estranha. Mas, isso foi antes de ler o texto. ;-))

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here